Olá!
Embora estude em Lisboa, sou de Tavira!
Nos últimos anos a cidade tem crescido muito em termos de vida LGBT, e neste momento diria que é o centro LGBT do sotavento algarvio e um dos principais centros LGBT do Algarve juntamente com Albufeira. A cidade conta com um bar friendly, uma discoteca friendly com noites gay, alojamentos friendly e duas praias «gay» nos arredores da cidade. Tal é surpreendente se considerarmos que a cidade tem apenas pouco mais de 12 000 habitantes residentes e o concelho tem 25 000 habitantes (contudo, depois há a população flutuante que triplica ou quadriplica no Verão).
Tal como outras cidades pequenas, há alguma descriminação, mas maior abertura que numa cidade alentejana ou beirã. Conheço pelo menos sete gays na casa dos 20 anos que moram na cidade ou são naturais de cá, pelo menos três são assumidos perante a família. Penso também que a descriminação varia conforme se é turista estrangeiro ou português. Um turista estrangeiro que seja gay é tido como algo normal, mas um turista português ou um local que seja assumido já é mais susceptível de sofrer descriminação. Mas isto da descriminação acaba por ser muito relativa. Conheço pelo menos dois casais de gays que moram juntos há vários anos (um na casa dos 30 e outros dos 50) e toda a gente sabe e não comenta nem descrimina, quando muito quando se fala no assunto lançam uma ou outra piadinha ou anedota. Também conheço um casal de lésbicas na casa dos 40 que vivem juntas na cidade há mais de 20 anos. No entanto, para um gay adolescente ou jovem adulto que seja natural da zona a situação já é bem mais complicada. Por isso os gays da cidade da minha idade optam por ser discretos quanto à sua orientação e viver a sua sexualidade noutras em Lisboa ou noutras cidades do barlavento.
Penso também que a cidade tem potencial para crescer como destino LGBT. Tem um centro histórico mais ou menos bem conservado, está na zona mais quente do país, tem boas praias, bons alojamentos e animação nocturna. Haja divulgação.
Bem, resta dizer que recentemente a cidade ficou supostamente mais friendly... só não posso revelar porquê...
Algumas fotos:
Praia do Barril: a extremidade oeste da zona naturista, também conhecida como praia do Homem Nú, é muito frequentada por LGBT's

Praia de Cacela Velha: actualmente há quem diga que é depois da praia 19 a melhor praia frequentada por LGBT's do país.

Bar-discoteca Meeting Room: tem noites temáticas gay com shows de transformismo.
