Outras Conversas > Artes & Letras

Florbela Espanca

(1/22) > >>

Eyre:
Estavam ali ao lado a falar da Florbela Espanca e lembrei-me de abrir este tópico. Já temos um tópico sobre a Madonna, por que não um sobre a Florbela Espanca??

Esta é uma figura incontornável da poesia portuguesa. sendo a poesia dela essencialmente feminina, é certo que a sua qualidade é muito maior do que a literatura de cordel que algumas autoras ditas femininas nos habituaram. Por outro lado, é uma figura com um percurso de vida apaixonante, contando com vários divórcios e com a suspeita de um amor incestuoso com o seu irmão que viria a morre jovem, naquilo que foi um desgosto para Florbela.

Este tópico é para falarmos de Florbela Espanca, dos seus poemas e da sua vida.

x-trema:
Adorei a tua observação:

se há um tópio dedicado à Madonna....  lol

Há muito tempo que não falmos Eyre!! Como tens andado?

Tens lido muita Espanca?

Bjinhos

lost_head:
Adoro Florbela Espanca...é a minha poeta preferida...até já vi o túmulo dela em Vila Viçosa...tb vi  a fachada da antiga casa dela...gostei mt de estar em Vila Viçosa!!! ;)

Thumbnail:

--- Citação de: lost_head em 15 de Julho de 2006 ---Adoro Florbela Espanca...é a minha poeta preferida...até já vi o túmulo dela em Vila Viçosa...tb vi  a fachada da antiga casa dela...gostei mt de estar em Vila Viçosa!!! ;)

--- Fim de Citação ---

Também hei-de ir lá um dia!

Uma das coisas que eu admiro nela (apesar de eu nao ser nada feminista) é o facto de ter contribuído para este movimento e se ter feito ouvir nos seus poemas e nos seus feitos, já que naquela altura as mulheres eram bastante menosprezadas e mal tratadas. Também o facto de ter sido a primeira mulher em direito mas não há nada que me faça sentir mais proxima dela após ler a sua vida do que o facto de se ter suicidado no mesmo dia em que nasceu!

Mulher de palavras eternas, tristeza angustiante mas de força inexplicável!

epilepsy:
Gosto muito de Florbela Espanca. Tenho aquele livro com todos(quase todos) os sonetos dela!
A maneira sofredora e romântica como escreve toca-nos. Bem como a estrutura dos seus poemas.  ;)

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa