rede ex aequo

Olá Visitante18.abr.2021, 10:30:40

Sondagem

Com qual destas hipóteses te identificas mais?

Homem machista
0 (0%)
Mulher machista
1 (1.4%)
Homem feminista
8 (10.8%)
Mulher feminista
27 (36.5%)
Nenhum dos dois
35 (47.3%)
Um pouco de todos
3 (4.1%)

Votos totais: 46

Autor Tópico: Igualdade de Género/Questões de Género  (Lida 13982 vezes)

Igualdade de Género/Questões de Género

sarinha

• Visitante
Estava aqui a pensar e resolvi criar esta votação para darem a vossa opinião quanto ao machismo e feminismo, se acham que está correcta a maior parte das opiniões e também para dizerem porque é que acham que os homens são "mais do que as mulheres" para algumas pessoas.  ;)

Machismo e Feminismo

Offline candy cane

• Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • Orquídea azul (ex nóvózélica)
      • não estou in the mood
    e também para dizerem porque é que acham que os homens são "mais do que as mulheres" para algumas pessoas.  ;)

Não percebi bem o que disseste nessa frase sarinha. Estás a falar dos homens que se acham superiores às mulheres? Daqueles que acham que os homens são mais machistas?

Eu sou feminista!
    Acredito que as mulheres devem ter os mesmos direitos e os mesmos deveres que os homens! Acredito na igualdade de género :)

As feministas são muitas vezes confundidas com mulheres que se acham superiores aos homens (assim como os machistas são os que acham que os homens são superiores às mulheres), pelo nome em si. O feminismo vem em oposição ao machismo, e não é mais que a luta pela igualdade entre os sexos.
    Assim como há mulheres machistas há homens feministas :)
      Though nothing can bring back the hour
      Of splendor in the grass, of glory in the flower
      We will grieve not, but rather find
      Strength in what remains behind

Wordsworth
      | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Machismo e Feminismo

Offline kat

• Membro Vintage
      • Ignorance is bliss
      Eu sou feminista!
      Acredito que as mulheres devem ter os mesmos direitos e os mesmos deveres que os homens! Acredito na igualdade de género :)

As feministas são muitas vezes confundidas com mulheres que se acham superiores aos homens (assim como os machistas são os que acham que os homens são superiores às mulheres), pelo nome em si. O feminismo vem em oposição ao machismo, e não é mais que a luta pela igualdade entre os sexos.
      Assim como há mulheres machistas há homens feministas :)
      subscrevo  ;)
        We're all wounded. We carry our wounds around with us throughout life and eventually they kill us. Things happen that leave a mark in space, in time... in us.

Why do you let me stay here?

Machismo e Feminismo

EYre

• Visitante
        Eu acho que vivemos numa sociedade machista onde muitas vezes são as próprias mulheres que incentivam esse machismo. E, pela segunda vez neste forum, vou falar de um livro que eu AMEI e que fala disso mesmo: "A Loucura da Normalidade", de Arno Gruen. Este livro tem uma secção que fala do mito masculino e da auto-estima feminina, mostrando como as mães podem incutir nos filhos e nas filhas esses sentimentos machistas.

Machismo e Feminismo

sarinha

• Visitante
          Eu sou feminista assumida!  ;D ;D

Acho que tem de começar pelas mulheres, temos que ser nós a impormo-nos neste mundo tão machista!  :)

Machismo e Feminismo

Offline _Sharika_

• Membro Elite
            • Be Yourself
            MLHERES AO PODER!!!!!!!!!!!!!! ;D lol

temos que ser umas pas outras senao...

resumindo: sou uma grande feminista  ;)

"I talk to God as much as I talk to Satan 'cause I want to hear both sides
              Does that make me cynical
              There are no miracles
              And this is no miraculous life...."

Amo-te BabyT ::) 10/01/2011 <3

Machismo e Feminismo

Keabagii

• Visitante
              Cada qual nos seus direitos.. Sem fazer divergencias!
              Respeitinho é bom e eu gosto!!
              Mas tb gosto ser mt feminina! Apesar d tudo o resto, tenho orgulho no meu sexo! :D

Machismo e Feminismo

EYre

• Visitante

Machismo e Feminismo

Offline indigo

• Membro Elite
                    • indigo prateado
                  A foto tá muito bem conseguida e contextualizada! :)

Eyre, sempre conseguiste colocar a imagem ;)
                    "Our suffering is peeling off and revealing a brand new skin, a new power.
                    Love heals all wounds and not just time alone. " (Jeff Buckley)

Machismo e Feminismo

Whisper

• Visitante
                    Concordo com o que disseram que nós vivemos numa sociedade machista mas isso já todos nos sabemos não é? O homem é que manda, o homem (geralmente) é que tem os trabalhos de cargos mais elevados, o homem é o "homem" da casa ele é que manda e a mulher tem que lhe satisfazer os desejos e so on, mas não concordei com o dizer que "nós" incentivamos. Não acho que isso seja o caso, eu acho que talvez as mulheres tenham-se acomodado e foram ensinadas a tal e muitas não sabem como erguer a cabeça e verem que não são inferiores.
                    Eu não me vejo como uma feminista pois não ando a lutar activamente pelos direitos das mulheres, mas no entanto sou meio pois eu acredito no direito de igualdade, ninguem é melhor que ninguem. E nós mulheres temos que aprender a ter punho e saber marcar presença mas claro de maneira controlada sem nunca abusar ou se não esteremos a ser tão más como os homens machistas!

Machismo e Feminismo

EYre

• Visitante
                      Concordo com o que disseram que nós vivemos numa sociedade machista mas isso já todos nos sabemos não é? O homem é que manda, o homem (geralmente) é que tem os trabalhos de cargos mais elevados, o homem é o "homem" da casa ele é que manda e a mulher tem que lhe satisfazer os desejos e so on, mas não concordei com o dizer que "nós" incentivamos. Não acho que isso seja o caso, eu acho que talvez as mulheres tenham-se acomodado e foram ensinadas a tal e muitas não sabem como erguer a cabeça e verem que não são inferiores.

Não concordo. Acho que há um mito masculino que está de tal forma enraizado nas mulheres que leva a que estas por vezes desprezem o seu próprio sexo e idolatrem o sexo masculino.

Machismo e Feminismo

Whisper

• Visitante

Não concordo. Acho que há um mito masculino que está de tal forma enraizado nas mulheres que leva a que estas por vezes desprezem o seu próprio sexo e idolatrem o sexo masculino.

Depende do que tu queres dizer com ver o sexo masculino como idolo, podes explicar?

Machismo e Feminismo

Offline s.

• Membro Total
                          Realmente vivemos numa sociedade muito machista, mas penso que isso em certas áreas vai sendo ultrapassado, principalmente a nível do ensino superior e em particular nos cursos com as médias um pouco mais altas, onde nos apercebermos, que as mulheres estão em maior número, que os homens e atenção que com isto não estou a dizer que as mulheres são mais inteligentes que os homens, mas são talvez e no geral mais aplicadas. Claro, que há cursos em que isto não acontece, estou a lembrar-me por exemplo das engenharias clássicas, mas até aqui, o cenário está a mudar aos poucos…

No mercado de trabalho também penso que as mulheres começam agora a ocupar lugares, que eram até há pouco tempo, maioritariamente ocupados por homens, isto deve-se em parte ao aumento das habilitações e também da capacidade de trabalho, que a mulher adquire, com aquela gestão de tempo que só as mulheres conseguem, entre a execução de vários papeis, nomeadamente o de trabalhadora, o de mãe, o de dona de casa e o de esposa....

Claro que ainda estamos muito longe, da situação em que as mulheres terão os mesmos direitos que os homens a nível laboral e pelo simples facto de serem mães, pois o  verdadeiro motivo da descriminação entre sexos no trabalho, é o facto das mulheres transportarem um ser em gestação 9 meses, ficarem de licença de parto 4 ou 5 meses, dependendo dos casos e ficarem de baixa para acompanharem as crianças que ficam doentes…o ser mulher em Portugal para um patrão é isto, ou melhor é a contabilização dos dias de trabalho, que ele perde por ter uma mulher a trabalhar em vez de um homem… 

E não nos podemos esquecer, que me muitos trabalhos e atenção, a realizar as mesmas funções e a trabalhar as mesmas horas, as mulheres recebem menos que os homens…

Realmente vivemos num pais muito machista…
                            "nem sempre o chão da alma é seguro
                            nem sempre o tempo cura qualquer dor"

Machismo e Feminismo

Offline s.

• Membro Total
                            Gostava só de acrescentar mais uma coisa.

E esta é a minha humilde opinião, pelo que tenho visto, e não sei se concordam comigo, mas esta história do machismo versus feminismo, tem muito mais, do que a diferença de sexos, para mim é uma questão de cultura e de educação e peço desculpa pois não percebo nada de sociologia, nem de ciências humanas.
                            Mas eu acho o machismo muito mais forte nas classes sociais económica/ cultural/ educacional mais baixas, naquelas em que o salário do homem é o que sustenta a casa e a mulher não é mais do que uma empregada a dias, a quem não se dá valor nenhum, antes pelo contrário, muitas vezes ainda é vitima de violência doméstica, assim, e muitas vezes estas mulheres aceitam o machismo como algo natural, (e eu não estou a dizer isto do nada, são situações que tenho presenciado e ouvido). Não quero dizer com isto, que o machismo não exista em todas as classes, pois ele existe, numas está mais à mostra que noutras…
                            E em particular nas zonas rurais, e nas faixas etárias mais altas, é por demais evidente, confesso que muitas vezes me dá uma volta ao estômago ao ver como algumas mulheres são tratadas pelos homens…e depois, ainda por cima, pedem desculpas por eles…

Mas, também não nos podemos esquecer que estes homens e estas mulheres foram educados assim, e já não vão mudar...
                            Cabe-nos a nós e às gerações vindouras, mudar este nosso país, e independentemente do papel que desempenhamos na sociedade, possamos contribuir para a igualdade dos direitos e dos deveres quer sejamos homens, mulheres, brancos, pretos, portugueses, imigrantes, emigrantes, heterossexuais, bissexuais, homossexuais, etc. ou seja, direitos e deveres iguais para todas as pessoas…
                              "nem sempre o chão da alma é seguro
                              nem sempre o tempo cura qualquer dor"

Machismo e Feminismo

EYre

• Visitante
                              Eu diria que nas classes mais baixas o machismo é mais grosseiro (mais grotesco, até) ao passo que nas classes mais altas ele é mais dissimulado e assume formas mais aceitáveis socialmente. Não quer dizer que não exista... :-\

Machismo e Feminismo

Whisper

• Visitante
                                Talvez exista mais nas classes baixas mas acredito que nas classes altas existe muito mais do que nós pensamos. Quantos medicos respeitados ou advogados não chegam a casa no fim de um dia de trabalho bebem um pouco ou alias mesmo sem beber, e resolvem andar a "brincar" um bocado com as mulheres?! Mas claro como sao de classe alta e os maridos são muito respeitados as mulheres tem medo de falar, que ninguem acredite nelas ou até mesmo para manter o "nivel' e fingir que vivem aquela vida perfeita....

Machismo e Feminismo

EYre

• Visitante
                                  O Anarca-feminismo, como o anarquismo, se opõe a todo o tipo de hierarquia. Entretanto, as anarca-feministas dedicam maior atenção à desigualdade existente entre os sexos. As anarca-feministas acreditam que as mulheres constituem a classe mais explorada pelo capitalismo, porque seu trabalho doméstico e de reprodução é considerado sem valor econômico. A exploração e dominação da mulher é chamada por elas de patriarcado, o qual é o principal alvo de seu ativismo. Segundo elas, a desigualdade entre os sexos é o principal entrave para que homens e mulheres da classe trabalhadora possam se unir e lutar pelos seus interesses comuns.

O Anarca-feminismo se diferencia do feminismo por considerar que direitos conquistados dentro da sociedade capitalista serão sempre superficiais, visto que só poderão ser desfrutados pela classe dominante.

O termo Anarca-feminismo foi inventado durante a "segunda onda" do movimento feminista, ocorrida no final dos anos 60. Entretanto, o movimento é mais comumente associado a autoras do início do século XX, como Emma Goldman e Voltairine de Cleyre, bem como algumas autoras da "primeira onda", como Mary Wollstonecraft. Durante a Guerra Civil Espanhola, o grupo Mujeres Libres defendia idéias anarquistas e feministas.

Igualdade de Género / Questões de Género

Offline Gharam

• Membro Elite
                                    • Closets are for clothes.
                                      • A minha página no Deviantart
                                    As mulheres e os homens são diferentes, sim, mas isso nao faz com que um género seja melhor do que o outro! Cada género tem características únicas e características partilhadas, mas acima de tudo, para além de serem mulheres ou homens, são pessoas! É absurdo penar-se que as mulheres são um ser inferior e que por causa disso, os homens podem mandar nelas e tratá-las da forma que quiserem... Infelizmente, os homens têm esse complexo de superioridade (estou a generalizar, mas pronto) e nos países em que as mulheres ainda não tem oportunidade de estudar ou de ter alguma independência, elas são obrigadas a agir de acordo com a vontade dos homens e muiats vezes chegam mesmo a acreditar que são inferiores, resignam-se à sua posição... Há mulheres que são óptimas militares e há homens que não, há homens que são óptimos donos de casa e mulheres que não, com isto quero dizer que tanto homens ou mulheres são capazes das mesmas actividades, mas tudo depende da pessoa em si e das suas capacidades pessoais.

Homens e Mulheres não são iguais, mas devem ter direitos e oportunidades iguais.
                                      "Quem nos deu asas para andar de rastos? Quem nos deu olhos para ver os astros - Sem nos dar braços para os alcançar?!... " - Florbela Espanca

"Gostaria muito de quebrar certas ideias à martelada. Infelizmente nenhuma das ideias que me incomodam foi moldada em cerâmica"

(\ /)
                                      ( . .) c(")(")

Igualdade de Género / Questões de Género

EYre

• Visitante

Foi recentemente criada (há menos de um ano) uma associção de mulheres cientistas, encarando-se a palavra cientista e ciência em sentido lato. Assim, esta associção poderá englobar desde mulheres vindas da Física, da biologia, da Matemática, até mulheres vindas da Psicologia, da Economia ou da Sociologia, as chamadas ciência sociais.

A necessidade de uma associação deste tipo tornou-se clara pelo facto de as mulheres estarem em maioria hoje nas universidades mas serem poucas aquelas que se vêm efectivamente dedicar á investigação e sendo menos ainda as que se encontram nos lugares de topo da carreira académica.

Igualdade de Género/Questões de Género

Offline Sally

• *
                                        • Novo Membro
                                        A próposito da conversa aqui sobre feminismo e igualdade de género, eu sou feminista e fui ao bairro alto ontem à noite e vi uns stencils feministas!!!  [smiley=hipnotizado.gif] :up Fiz uma busca na net e encontrei o site das autoras, achei interessante deixar aqui:

http://colectivofeminista.blogspot.com

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Definições de Género

Iniciado por corema « 1 2  Todas » Geral

23 Respostas
                                          8794 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Outubro de 2016
                                          por carolinalg
                                          Identidade de Género Não-Binária

Iniciado por JoãoSalvado Trans

4 Respostas
                                          1849 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Setembro de 2016
                                          por JoãoSalvado
                                          0 Respostas
                                          685 Visualizações