Olá Andy 8

O poliamor ainda não é algo muito esclarecido na nossa sociedade, portanto é normal que possa provocar-nos muita ansiedade quando nem percebemos bem as implicações que isso pode ter na nossa vida.
Bom, eu identifico-me como poliamoroso, posso tentar-te dar algumas dicas.
O que é que isso quer dizer na prática? Bom... efetivamente já consegui estar em dois relacionamentos amorosos (namoros) paralelos, estáveis e de longa duração. Do mesmo modo também estive 3 anos de uma das relações em regime monogâmico, por opção dos dois, e correu tudo bem.
Ou seja... a configuração e necessidades dependem de pessoa para pessoa e de cada circunstância.
Falando em experiência própria, eu vejo cada uma das relações que tenho como algo com o seu próprio potencial. O meu namorado já está numa relação comigo há 6 anos e meio e durante os 7 meses em que estive com a segunda relação, ele que também tinha dúvidas e receios compreendeu que essa nova relação nada interferia negativamente. Se eu passasse mais ou menos tempo com um deles... isso não me fazia aumentar ou diminuir a disponibilidade ou vontade de estar com o outro.
Sugeria-te que consultasses o site do Polyportugal e lesses por exemplo algumas páginas como por exemplo
Kimchi Cuddles onde o tema é abordado e desconstruído de uma maneira leve.
Como já foi dito antes pelo Atomic, é importante que percebas uma coisa. Tudo o que sentes é válido. Ciume, insegurança, medo, etc. No entanto, podes juntamente com a tua namorada falar, perceber os vossos limites e balizas, perceber se há pontos intermédios entre vocês e se há possibilidade de ajustarem a vossa relação a uma possível nova realidade.
Há muita construção social e medos associados ao amor. Muitas pessoas realmente não se identificam com isso e conseguem ter relações sérias e fortes com multiplas pessoas e tentam gerir o melhor para todos. Outras não se sentem identificadas e não conseguem viver essa realidade. Está tudo bem.
Acho que o importante é que avaliem bem o respeito que possuem uma pela outra, compreendam bem as vossas necessidades e como se posicionam no sentido de prosseguir um caminho em comum, seja com outras pessoas ou não...e se isso tudo vos fizer sentido, então só aí perceber como é que a existência e materialização desse sentimento pode influenciar essa relação que vocês querem manter.
Neste momento, realmente o mais importante é que comuniquem o que sentem e tentem compreender cada uma as suas próprias necessidades e da outra.
Boa sorte.