rede ex aequo

Olá Visitante24.nov.2017, 18:35:45

Autor Tópico: Educação ou gosto natural?  (Lida 48 vezes)

Educação ou gosto natural?

Offline Rebelde

• *
  • Novo Membro
Na primária (ainda a relativamente pouco tempo) estudei num colégio de freiras no norte de Portugal. Lembro me que na altura de primária o menino vestia bata azul e a menina bata cor de Rosa. Se a menina não levasse a bata num dia não acontecia nada. Se um menino não levasse bata a freiras castigavam e o menino andava todo o dia de bata rosa quando não tinha culpa nenhuma, uma vez que se não levou a "farda" para a escola a culpa era dos encarregados de educação.
Quando passava para o secundário nesse mesmo colégio deixavam de usar bata e passavam a usar polo. No entanto se uma menina fazia asneira levava um raspanete, se um menino fazia asneira levava um castigo.
Lembro-me que quando era castigo, tinhamos uma orelha puxada e vestiamos uma bata de auxiiar e faziamos serviços de limpeza no colégio. Detestava o castigo, o puxão de orelhas era horrivel, vestir a bata, na altura que já temos o nosso "estilo" a definir era o pavor.
Se ficava de castigo no colégio, por medo ou vergonha guardava para mim, e tentava que ninguem em casa imaginasse o castigo como medo que fosse pior. Acredito que as freias abusavam, não era castigo, era humilhação.
Na altura admito que era mal comportado e rebelde, talvez por na maioria do ano não ter os meus pais em casa uma vez que trabalham no estrangeiro e eu morava com a minha tia em tempo de aulas.
Tinha más notas, faltava ás aulas faltava ao respeito a professores e empregadas e andava com más companhias, julgava-me eu rebelde. A minha tia colocou-me de castigo. só podia ir de casa para a escola e da escola para casa. Em casa todas as tarefas domésticas eram minhas. Apesar de ser rapaz tinha que usar uma bata de sopeira com um avental branco, de proposito ou não levou e a uma loja vizinha onde me comprou e vez experimentar a bata e o avental. Aos 16 anos, morri de vergonha.
Todos os dias usava isso, se me portasse bem ninguem via porque era so em casa, se o comportamento nao fosse o melhor tinha de receber visitas ou levar o lixo la fora como se fosse o normal, morria de vergonha.
Não me impedia de receber amigos ou namorada, tinha era de os receber assim o que nao acontecia por minha vergonha. Detestava ao 16 justificar a minha namorada o fato de a receber de bata e avental por estar de castigo.
Hoje em dia gosto de usar um boa bata ou avental mesmo que seja frente de terceiros.
Sera que não é a sociedade que nos "mina" os gostos?

Educação ou gosto natural?

Offline carolinalg

• Moderação Júnior
  • Membro Ultra
  • call it Magic... call it true...
Acho, "rebelde", que muitas vezes, nos deixamos influenciar pelo ambiente à nossa volta, pelas pessoas mais 'chegadas'...
Quando somos pequenos, isso acontece mais frequente e intensamente, porque sabemos que (se costuma dizer que) não temos tanto sentido crítico e iniciativa para tomar decisões que digam respeito à nossa vida. Quando crescemos, podemos escolher dois caminhos: seguir o que as pessoas nos impunham (ou influenciavam) anteriormente - por medo, ou porque simplesmente concordamos com essas opções-, ou ir precisamente na direção contrária - porque assim o cremos.
Dependerá muito de uma situação para outra.
Agora... acho que Uma Parte de nós é o nosso passado - cheio dessas influências de outras pessoas e de muitos lugares. Mas isso não quer dizer que seja o nosso Todo. Somos mais do que isso. Essa coisa do avental/bata que dizes será, suponho, algo que descobriste ao fim de anos, graças a episódios muito caricatos que passaste quando eras pequeno...?

Fui confusa nas palavras?...

Não te preocupes muito com isso. :) Deixa andar.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
605 Respostas
46807 Visualizações
Última mensagem 4 de Junho de 2016
por carolinalg
15 Respostas
2482 Visualizações
Última mensagem 6 de Janeiro de 2009
por baixinha51
2 Respostas
836 Visualizações