rede ex aequo

Olá Visitante09.jun.2023, 03:15:08

Autor Tópico: Crise Entidade Género - Estou em crise em precisa de ajuda  (Lida 2301 vezes)

Crise Entidade Género - Estou em crise em precisa de ajuda

Offline B4NKS

• *
  • Novo Membro
  • Género: Outro
Olá boa noite a todos :)

Decidi abrir este tópico em procura de ajuda que não encontro em mais nenhum lugar, na esperança de soltar um pouco este peso que carrego às costas, nem que seja só ouvido (lido) já é uma grande ajuda no meu espectro.

Atravesso uma Crise de Entidade de Género, sim é verdade. Creio que seja algo com que já toda a gente ande familiarizado. Para mim também já não é tópico que precise de estudar. Por essas mesmas razões vou tentar ser breve e não divagar bastante com descrições.

Sou rapaz, tenho 25 anos e já atravessei uma adolescência cheia de experiências. Desde de pequeno que tenho certos sentimentos que nunca achei propriamente certos para o que era esperado do meu género sexual. Por vezes na casa de verão, às escondidas, vestia roupas da minha mãe ou roubava-lhe mesmo os pensos higiénicos! Isto com 7 /8 anos. Ou seja, sentia vontade de me expressar do sexo oposto ao que me foi atribuído à nascença, o sexo feminino. Claro que na minha inocência de criança e no meu de tanta coisa que absorvemos nestas fases da vida, estes "sentimentos" vinham e iam sem lhes prestar a maior das atenções.

Hoje com 25 anos sou capaz de dizer que estes 17/18 anos foram uma montanha russa de emoções, medo, confusão, depressão, etc...
Os "sentimentos" que iam e vinham são cada vez mais constantes, até que hoje em dia sou capaz de dizer que não existe muita outra coisa em que pense no meu dia a dia, e estou a dar em louco!

Nunca tive grande crise com relações amorosas, já estive nos dois lados da moeda e em relação à minha orientação sexual, estou seguro de que sou bissexual. Isso não preciso de esclarecer. Mas estes outros "sentimentos" que com a idade evoluíram e de forma bastante discreta também já me fizeram experimentar bastantes coisas que um homem normal não costuma experimentar, esses sim preciso de os esclarecer!

Não sou capaz de passar o meu dia a dia, so os maneirismos das mulheres que cruzo, as suas roupas, a forma como agem no seu dia a dia, causa-me inveja, causa-me tristeza... estou constantemente a questionar como seria se eu fosse mulher também. Sempre o senti no coração, que é a forma como a minha pessoa se pode expressar a 100% que dessa forma sou capaz de andar com um sorriso na cara em vez de uma cara trancada. Que dessa forma seria capaz de sair de casa sem sentir ansiedade, medo do que esta lá fora, no mundo, do que vejo, do que não me sinto aceite para expressar como quero.

Nunca tive problemas com amizades, família ou relações amorosas. Já tive com outros homens e namoradas também já foram umas quantas. De momento estou numa pseudo relação que está a cair aos bocados com a rapariga que mais amei até hoje. Ela foi a única pessoa a quem contei estes meus sentimentos, e mesmo assim manteve-se a meu lado. Apesar de não ter sido o mais bem aceite de inicio ela decidiu lutar comigo! E na altura eu tentei, com ela ao meu lado. Tentei procurar respostas para estas minhas questões. Passados seis meses estamos a terminar a relação e eu ainda não encontrei a coragem de procurar esta ajuda que tanto preciso... Estou de coração partido, e ela também pois ao mesmo tempo não quer perder a minha imagem masculina, a pessoa por quem ela se apaixonou. E eu também não quero tomar decisões precipitadas em tópicos que mudam a vida de uma pessoa. Mas para além da minha relação com ela, com os meus amigos as coisas também já não são o que foram, eu já não saiu de casa para nada, sou julgado de anti-social. Até passear a minha cadela (que é a criatura que mais amo neste planeta) é difícil. Ninguém mais sabe pelo que estou a passar e é horrível. Ninguém merece isto, nem eu nem as pessoas que me amam a minha volta...

Este é o meu último grito de ajuda. Um pedido por força e coragem de responder a estas minhas perguntas de uma vez por todas!

Agradeço antes de mais a toda a gente que deu-se ao trabalho de ler um pouco pelo que ando a passar. Aconselhamento é bem vindo e quem me quiser contactar pessoalmente está livre de o fazer :)

Abreijinhos a todos e obrigado!

Offline Atomic

• Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • Everything changes when you grow old...
      • Somos Blergh
    Olá B4NKS e obrigado por partilhares o teu problema connosco, dei um Ping ao safir e ao T-Rex que eles acabam por te poder dar um ponto de vista mais pessoal na questão.

Eu acho que era importante procurares um espaço com abertura para discutir este tema, seja isso com alguém amigo, com um profissional, na rede ex aequo, na Ilga, as hipóteses não faltam!

Penso que a tua situação é bastante comum dentro da comunidade T, há muitas pessoas que só arranjam força para fazer a transição com o apoio dos seus parceiros atuais. É relativamente comum as pessoas eventualmente afastarem-se por ser um período de muita mudança.

Se estas informade sobre o assunto já é meio caminho andado, mas se tiveres dúvidas sobre o que quer que seja chuta à vontade que nos damos resposta!

Offline B4NKS

• *
    • Novo Membro
    Olá!

Obrigado antes demais pelo que disponibilizas-te para me responder Atomic :)

Sim, concordo que esse seja o próximo passo a dar! Encontrar um espaço com abertura para discutir este tema, falar um pouco com pessoas que possam sentir da mesma forma. O meu problema não seriam as hipóteses mas sim mesmo a coragem para tomar este passo necessário, e também a falta de informação neste tópico. Quem poderia contactar? Ou que grupos e que poderia atender ao certo?

Também concordo com a banalidade destes sentimentos dentro da comunidade. Infelizmente a minha parceira actual tem estado mais focada em ajudar-me a descobrir uma forma de não fazer esta transição, com o medo de me perder. E isso sem dúvida que tem sido mais uma complicação para mim no meio desta tempestade que uma ajuda :(

Se houver por ai outros membros, como o Atomic referiu, que sintam um pouco ou o mesmo que eu ando a sentir. Não hesitem em deixar uma palavra! Ficaria eternamente grato e pode ser uma boa oportunidade para reflectir sobre os vossos problemas com outro alguém :)

Obrigado mais uma vez pelo feedback!

Offline Atomic

• Membro Ultra
        • Somos Blergh
      Eu sei que a ILGA Portugal tem em lisboa algum tipo de reuniões especificamente para pessoas trans chamado GRIT. Fora isso poderás sempre ir a reuniões do núcleo de Lisboa da rea que são um espaço seguro LGBTI, eles costumam fazer atividades várias vezes por mês, ultimamente tem se desleixado a divulgar no fórum mas penso que as coisas estão no Facebook. Também há o encontro nacional de jovens trans da rede ex aequo, mas esse só acontece uma vez ao ano e penso que será em outubro/novembro.

Poderás também encontrar algum apoio na casa qui, embora não esteja muito a par do que eles fazem a nível T.

A nível de informação, qualquer dúvida que surja pergunta aqui à vontade que ou te dou resposta diretamente ou chateio quem saiba para te vir responder x)

Uma coisa que quero só vincar é que nunca vai haver uma resposta universal para a questão T, a experiência que tenho tido na rea e no ativismo é que pessoas trans tem sempre vivências diferentes, pelo que provavelmente te cruzarás com pessoas com experiências muito diferentes.

Offline Dita J

• *
      • Novo Membro
      • Género: Feminino
      • O meu nome é Dita uma adolescente a descobrir-se
      Boa noite!
      Eu sou a Benedita uma rapariga trans, comecei a cerca de 13 dias a minha terapia hormonal e estou muito feliz por isso. Por estar tão feliz gostava de compartilhar a minha mesma felicidade com outros para que eles ou no caso tu possas encontrar o teu caminho. Eu tenho conhecimento de médicos, de como desenvolver o processo, da troca de nome e ainda das hormonas. Além disto tudo estou sempre a aprender mais e a explorar mais. Eu tenho apenas 18 anos e posso parecer ainda muito jovem mas carrego ja bastante experiência de vida pelo que tive de passar em pequena. Pelo que li poço-te ajudar!
      Um grande beijinho,
      Benedita
      ps: mandei a mesma mensagem para o teu email ou para as mensagens daqui não sei ao certo mas depois se quiseres eu dou-te ou passas-me o teu email para podermos falar um pouco mais em privado e estarmos um pouco mais ligades.
      « Última modificação: 12 de Maio de 2018 por Dita J »
        Dita J

Offline praiselilith

• *
        • Novo Membro
        Olá B4NKS. Aquilo que partilhas é-me muito familiar, recentemente passei por algo semelhante quando comecei a questionar o meu género. Hoje defino o meu género como não-binário genderfluid. Para mim foi um processo difícil também mas é uma auto-descoberta importante, libertadora e que vale a pena. Ajudou-me ter amigues com quem contar, e grupos nas redes sociais para partilhar experiências com pessoas que percebiam o que estava a passar (facebook; ainda não conhecia este fórum na altura).

Se precisares de alguém com quem falar, deixa-me DM. Não estás sozinhe, e com tempo tenho a certeza que te vais encontrar. Se tiveres perguntas específicas também podes responder a este comentário (no teu post original não percebi bem se procuravas respostas específicas ou apoio geral). Força!

Offline B4NKS

• *
          • Novo Membro
          Obrigado e a todos os que tiraram um tempo para me dar um certo feedback e apoio <3

Fico contento por ver que existe mais gente que se relaciona com a minha situação, gente disposta a dar uma mão* e quero que saibam que eu dou de volta se for o caso. O apoio que procuro também procuro dar de volta :)

A cada dia que passa mais perto estou de encontrar as minhas "respostas" e posso afirmar que o forum teve a sua parte nesta minha busca.

Mais uma vez obrigado a todos.

Beijinhos

Offline Atomic

• Membro Ultra
              • Somos Blergh
            Já sabes que qualquer coisa que precises é só apitar ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
            Igualdade de Género/Questões de Género

Iniciado por sarinha « 1 2 3 » Geral

50 Respostas
            16492 Visualizações
            Última mensagem 26 de Março de 2017
            por TiagoJoao
            0 Respostas
            1843 Visualizações
            Última mensagem 28 de Outubro de 2009
            por truz