Ola a todos,
Adorei este post sobre ser Transexual em Portugal e no mais acerca de duvidas... Respostas não tenho, mas tambem estou com uma amiga minha na mesma luta!!!! O factor social e o encobrimento em Portugal é muito triste para dizer o menos... Parece que essas pessoas não são dadas o direito de viverem, nem de dignidade nesta sociedade Portuguesa.... e se viermos aqui falar sobre, depois de percorridos o processo clinico, para o Civil como troca de documentação relativamente ao sexo e o nome, ai as coisas ainda se complicam mais! Eu sinceramente não entendo porque tantos entraves burocraticos, seja aonde forem, na Saude dessas pessoas, ou no final a mudar a sua identidade! Não tem o direito de viver? Não tem o direito de serem Portuguesas? Não tem direito de serem dignas? Os outros paises na Europa ja aceitam essa realidade e muito fazem para que essas pessoas sejam integradas na sociedade, minimizando tudo quanto a discriminação e preconceito! Não ha "cura", e se negarmos essa realidade de identidade de genero principalmente aos pequeninos na sua infancia, ainda se piora mais na idade jovem, e se chegar a adulta ainda com o problema por resolver, fica como um inferno! No primeiro instante têm que ter a certeza (para certeza tambem não se precisa a vida toda dessa criança) de que a criança é uma transexual, depois prosseguirem como os pais e os médicos entenderem! O problema e que relativamente a esse assunto (por ser tanto encoberto por todos os organismos dessa nossa sociedade) acabam por não ter experiencia em lidar com esses problemas reais (area médica), e fica dificil dar um caminho a esses individuais (pequeninos, jovens ou adultos), sem comentar que na sociedade não têm amparo nenhum e a discriminação e etc são fortemente sentidas a essas pessoas que nada podem fazer sobre a sua condição! Não existe Lei de Identidade de Genero e nada com nada neste Portugal que possa proteger esses individuos! Se o governo e a midia fossem os primeiros a darem apoio e a reconhecerem esta realidade, ao inves de so ficarem a falar e a brincar neste topico real e tão sensivel, seria mais facil o povo comecar a entender que essas pessoas são iguais a qualquer outras e são capazes de estudar, tirar cursos e trabalhar, fazendo qualquer actividade laboral como exercendo actividades como médicos, advogados, consultores, etc.... Fico pasmada, o quanto Portugal ainda discrimina e não sabe inserir e dar valor a essas pessoas, e por mais que a gente escreva e comente (bem nos ficamos cansadas de tanto falar), passa anos e anos e nada e feito! E como se fosse os nossos posts directamente para uma cesta de lixo.... Mas essas pessoas estão aqui e vivas, a lutar diarimente para que a sociedade as aceitem como são e que de oportunidades de uma vida digna, para que depois não venham dizer que so existam pessoas assim na prostituição! Ai encontraremos familias queridas como desse post "De uma mãe que no final so quer que a sua filha ou filho" acho que não importa para ela, mas que essa pessoa cresça e seja feliz e que dê seu contributo para a sociedade que tanto precisa de qualquer pessoa seja ela qual for, desde que seja integra e que cumpra o seu papel de cidadão! Espero que um dia Portugal (rapidamente) acorde e que esta situação mude
Estamos todos na mesma luta!
Fiquem com Deus