rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2023, 23:02:29

Autor Tópico: Ser Transexual - partilha de experiências e dúvidas sobre Identidade de Género  (Lida 66161 vezes)

Ser Transexual - partilha de experiências e dúvidas sobre Identidade de Género

Pikachu

• Visitante
Ando completamente stressado , porque está a aproximar-se a hora de começar a minha transformação e as unicas pessoas que não sabem são os meus colegas de trabalho , excepto um , não sei como vou abordá-los , não sei como agir , ando em pânico e com medo das reacções e até de ser despedido . Preciso da vossa opinião , da vossa ajuda , do vosso apoio :(

Ser Transexual - partilha de experiências e dúvidas sobre a transexualidade

Ange

• Visitante
    Olá Pikachu... a tua nick remete logo para aquele ratinho amarelo, tenho dificuldade em imaginar um boneco assim a ir para o trabalho...
    Agora que já quebrei o gelo - ou que ainda o gelei mais - queria transmitir-te a minha sincera intenção em apoiar, dizer qualquer coisa, mas não me surge muito. Não sei exactamente a tua situação, onde irás trabalhar, com quem, + ou - formal, e... gostava imenso de te ajudar.
    Eu não me deparo com essa situação. Para começar sou estudante, assumi-me, creio até que alguns professores saibam, mas até então não fui mal tratada. Assumi uma postura que tvz me tenha facilitado o caminho. Disse quem era, o que era, assumi sem problemas, como se fosse outra coisa qq (e é outra coisa qq, pelo menos para nós, para o meio lgbt- ok, que resista à internalização da homofobia  :P)... Sei bem que se a minha atitude tivesse sido a de manter segredo, uma ou outra pessoa saberem... bem, seria uma telenovela mexicana! com o pessoal que há por lá, haviam de fazer tudo e mais alguma coisa para me meterem em situações antipáticas, espalhar rumores e boatos, por aí além.

A tua situação é diferente... o risco de perder o emprego, o modo cm as pessoas podem reagir... É necessário que te assumas? Passas num corredor, fazes o teu trabalho, convives com as pessoas, respeitas, és respeitado, és quem és, e faz-te convencer que tens DIREITO a traçar os TEUS limites, proteger a tua INTIMIDADE. Tens direito a fazer com que a tua integridade fisica e moral jamais seja violada!

Tem calma, Pikachu... acredito que corre bem se não for levado como um pesadelo... hoje, graças a ter perdido medos, posso caminhar por ali, saberem que não sou heterossexual, mas isso acaba por nem influênciar, porque sou eu e gostam de mim por quem sou, não pelo que sou ou deixo de ser. Dá garantias de profissionalismo, sê respeitador, faz-te respeitar... inspira e expira... caminha com confiança! é uam questão de atitude...  :D :D :-* :-* :-*

Offline ganimedes

• Membro Total
      • Género: Masculino
      • Sou uma gota num deserto sedento
      Admiro a tua coragem! Acredita que sim! Apenas te queria dar uma força muito grande pois sei que não deve ser fácil... e mentir te ia se to dissesse....
      Força!
        "Vais ser a única pessoa do mundo que tem estrelas capazes de rir!"

Offline Planta xerófila

• Membro Elite
        • Género: Feminino
        o problema do pikachu n está a ser bem entendido, creio :-\ n está em questao proteger a sua intimidade e mante-la intima, pq no caso particular do pikachu o coming out dele é visivel exteriormente... n estou enganada pois n?

em 1º lugar, se fores despedido, é sem justa-causa, e só à conta disso podes ter a certeza q podes viver "off the fat of the land", q é como quem diz da indemnizaçao :P

mas penso q será bom "preparares as pessoas", num local fora do trabalho para os teus colegas c q trabalhas mais proximamente talvez...

sinceramente penso q é melhor n me pronunciar mt sobre este assunto, pq estaria a fazer suposiçoes, e n a dar-te respostas concretas, q é o q precisas neste momento...
        se falares c alguem q saiba mais do assunto, nomeadamente a bluejazz ::), aqui pelo fórum de certeza q obterás mais calma e sossego do q a ler as minhas toscas ilações :)
        :-* e coragem.
          A cynic is one who knows the price of everything and the value of nothing.

O c antes do e e do i não[/u] leva cedilha!!!!

Offline mauka

• Membro Ultra
            • Vida de Gata!
          olá pikachu

Em primeiro lugar gostaria de entender melhor qual a necessidade de contar a tua homossexualidade no trabalho, qual é a situação  em si???

Eu posso falar do meu caso. Já trabalhei em varios locais diferentes, mas no mesmo tipo de trabalho banca e consultoria e nunca contei a ninguem com quem trabalhasse da minha orientação sexual. Sempre me dei bem com todas as pessoas de tal forma q ainda hoje quando posso vou sempre visitar o pessoal e ainda matenho jantares com alguns deles. Actualmente estou numa pequena empresa de consultoria na qual apenas 2 pessoas nao sabem da minha orientação, o patrao sabe e trata bem a minha namorada. Onde quero chegar com esta minha história é dizer que depende muito com quem se trabalhe e da forma de ser das pessoas. No entanto se estamos a falar de situações em que é estremamente observável como mudança de sexo etc, entao creio q o melhor é começar por falar com as pessoas mais proximas e mente mais aberta no sentido de ir conquistando terreno.

moon_angel

• Visitante
            Muito sinceramente percebi a "coisa" como a Planta Xerófila..

Pareceu-me a "exteriormente" se irá notar algo n@ Pikatchu...

Bem.. a minha modesta opiniao... sera q devez pelo menos ter uma palavra com as pessoas com quem trabalhas... poderas ate ter surpresas... as vezes de onde menos se espera, e de onde elas vêm... :) acredita!

perder o emprego? nao me parece... acho q n havera motivo suficiente para isso.... se nao deixares de cumprir c as tuas obrigações!!!

mas talvez haje quem melhor te aconselhe!!!

Boa Sorte!!! nos estamos aqui!

Pikachu

• Visitante
              Obrigado pelo vosso apoio , já há + uma colega minha k sabe e aceitou bem , n posso esconder como disseram pelo facto do meu corpo ir mudar , inclusive a voz , pelos etc , faço bem o meu trabalho e tb n vejo razões para me despedirem , alem disso tou efectivo , espero k tudo corra bem pk começa a aproximar-se a hora das minhas transformações , obrigado a todos pela força , bem haja  :)

blink

• Visitante
                 ???

Fiquem um pouco baralhado Pikachu, se me permites :-[
                 És um homem e vais mudar para mulher ou o contrário?

Offline man_from_mars

• Membro Sénior
                  • Género: Masculino
                  • hoje é o resultado do que vivemos ontem
                  Pelo que me parece vais sofrer uma transformação de sexo.

Deves imaginar, provavelmente vais passar um período em que vais ouvir risinhos, bocas e no qual vais sentir alguma dificuldade de adaptação com os teus colegas.

Mas esse período não dura para sempre, as pessoas acabam por se habituar e aí podes continuar a tua vida como te sentes bem .

Contar ou aparecer de surpresa? Segundo me parece e pelo que tenho lido, a transformação é gradual, ora, isto dá-te algum tempo para preparares os teus colegas e pessoas que têm alguma relevância na tua vida.

A meu ver, poderias começar por sondar as pessoas e ficavas mais ou menos com a noção das reacções. Numa segunda fase, poderias começar a educar essas mesmas pessoas, levando panfletos, trechos de livros que falem sobre a transformação porque vais passar, podes começara dar a entender de forma subtil que talvez venhas a fazer esse tipo de transformação.
                  Por ultimo podes contar a alguns colegas mais proximos de ti, e aos poucos vais contando a toda a gente. Quando deres conta, alguns já desconfiavam e outros já sabiam, porque as noticias correr mais rápido que a luz.

É claro que tudo que eu te possa dizer é sempre uma opinião. Tentei-me por ao maximo na tua pele e acho que era assim que eu procederia.

De qualquer das formas deves ter a noção que é algo incomum que ainda custa (infelizmente) às pessoas perceberem com naturalidade, por isso deves estar preparada para alguma forma de discriminação. Percebe que as pessoas não sabem o que tu sentes e não sabem como é que te sentes bem e feliz. Dá-lhes um desconto e mantém a cabeça levantada. Pede apoio aos técnicos que estão a seguir o teu caso, muitas vezes eles dão bons conselhos. Fala com pessoas que já passaram por isso. Se fizeres assim consegues ter força para aguentar um período menos bom . O que interessa é que te sintas bem, o que os outros pensam não interessa para já.

Se por acaso te sentires mal, triste angustiada, etc. vens aqui ao forum e vertes umas lágrimas que o pessoal passa por aqui para as limpar.

Daqui a algum tempo já não te sentirás tão ansiosa e aos poucos as coisas vão voltar ao normal.

Força, boa sorte e parabéns pela tua transformação. ;D

sem mais nada de momento subscrevo-me com os melhores cumprimentos. :p

man_from_mars

Offline patricia

• Membro Sénior
                    • tudo é possivel...
                    Obrigado pelo vosso apoio , já há + uma colega minha k sabe e aceitou bem , n posso esconder como disseram pelo facto do meu corpo ir mudar , inclusive a voz , pelos etc , faço bem o meu trabalho e tb n vejo razões para me despedirem , alem disso tou efectivo , espero k tudo corra bem pk começa a aproximar-se a hora das minhas transformações , obrigado a todos pela força , bem haja  :)

Como tu propria dizes a tua colega ja sabe e aceitou, tenta pensar: nakilo de bom k vai ser, pois é algo k desejas e para o qual leva mto tempo e tu concerteza estavas ansiosa, e tb sabes k n seria facil, e es posta a prova diariamente, para chegarem á conclusao se estas ou n preparada, axo k neste momento deverias passar tds estes problemas para segundo plano, visto k tens k te preparar para a mudança, e pelo k sei se sentirem os teus receios os proprios medicos, podem por em causa s estas ou nao preparada.
                    Força, e ao prencipio tds falaram, depois abituam-se! tu é k tens k tar tranquila ;)
                      Patt

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                      • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                      ???

Fiquem um pouco baralhado Pikachu, se me permites :-[
                       És um homem e vais mudar para mulher ou o contrário?

o Pikachu é um trans F-M :)

já agora boa sorte, Pikachu e ainda bem q já contaste a uma colega e tudo correu bem :-*
                        "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Agente L

• Visitante
                        Bem, se já há uma colega que sabe e compreende/aceita, já é um passo numa boa direcção - especialmente se ela não tiver problemas em esclarecer mal-entendidos q possam ocorrer na tua ausência.

Talvez não seja má idea passares-lhe um link como este, que cobre o assunto ao mesmo tempo de maneira esclarecedora e com bom humor (já q se baseia em situações reais e inspira alguma empatia)... talvez até dê pra por o URL do site a circular entre pessoal de confiança pra pouco a pouce se irem habituando à ideia... Se não tiverem net, talvez dê pra imprimires (e talvez traduzires, se for necessário) um ou mais cartoons que aches adequado(s) e colocar o(s) dito(s) estrategicamente de modo a que eventualmente todos vejam...

Desejo-te muitíssima sorte para que as coisas corram bem, e paciência pra lidar com quem não facilitar por lapsos e afins...

Flip

• Visitante
                          Sou transexual F-M e assumi o papel masculino perante a sociedade há quatro anos.
                          Estou a ser seguido no Hospital Sta Maria em Lisboa e apesar do processo decorrer com alghuma lentidão, mantenho o positivismo e a atitude lutadora.

Sou professor do 1º ciclo (1º ao 4º ano) e durante o meu curso nunca fui alvo de injustiça por parte da Escola superior de Educação. Alteraram o meu nome na listas de alunos!!! Nem os profs sabiam o meu nome verdadeiro!!!

Penso que posso beneficiar outros jovens transsexuais (assumidos ou não) através da partilha de experiências e pontos de vista, na medida em que tenho conseguido vencer perante a sociedade ao tratar este meu problema com seriedade e grande abertura.

Se não te sentes bem, não hesiites em contactar-me. Não sou psicólogo, sou um amigo.
                          Espero também poder aprender contigo.

Aguardo resposta. CORAGEM!!!
                          « Última modificação: 20 de Junho de 2005 por Flip »

Offline Van_Yuki

• Membro Total
                            Uau  :o

Isso é que é coragem!!

Sempre tive curiosidade em relação á transformação sexual... principalmente F-M, que ouço falar menos ou nada...

Gostava de falar um pouquito ctg, saber o que sentes e como é feito esse percurso de transformação... se é realmente eficaz, etc...

:-*

Flip

• Visitante
                              Oi, antes de mais, muito obrigado pelos teus comentários. És uma simpática!

Estou disponivel e disposto a clarificar todas as tuas dúvidas abertamente. Só não sei como te encontrar pois não tenho internet em casa e, consequentemente, não frequento chats (para além disso não tenho nenhuma experiência na área).

O que é que poderiamos combinar? Aceito sugestões.

Diverte-te nos Santos. Espero que não andes atarefada com exames.
                              Aguardo resposta.

zezecb500

• Visitante
                                Tambem tenho muito curiosidade em relação á tua história e opção...posso dizer que admiro a tua coragem ;) :-*

Flip

• Visitante
                                  Podemos comunicar através das mensagens pessoais ou então trocamos contactos no arraial,  caso estejas por lá. Vou jantar com a rede. Estarás por lá?

É que a minha intenção com as mensagens é ajudar outros transsexuais. É com muito gosto que satisfaço a curiosidade de outros, mas também não gosto que seja do conhecimento geral de todos os que me rodeiam. Isto tudo para explicar que prefiro falar direcatmente com as pessoas, não divulgfando essas conversas no fórum.

Espero que os leitores compreendam a minha situação e não deixem de me contactar.

Não tenho vergonha do facto de ser transsexual, mas acreditem, o meu desejo é deixar de o ser para, tal como o Pinóquio, me transformar num menino de verdade e deixar de pensar neste problema. Para mim, quanto menos pessoas souberem, melhor.

QUERO VER TODA A GENTE NO ARRAIAL!!!

Flip

• Visitante
                                    Curiosidades para todos:

Só comecei verdadeiramente a tentar resolver a minha vida aos 20 anos, quando tomei consciência de que o que sentia era mesmo  muito forte e, por mais que me esforçasse, nunca seria feliz tendo um corpo e um papel feminino no mundo.

Ao recorrer a uma psicóloga particular, percebi a origem do meu problema: sou assim porque fui substituto de um filho morto, isto é, o meu irmão mais velho a seguir a mim morreu num acidente com apenas 2 anos e eu fui o filho que nasceu a seguir. A minha família convenceu-se que o bebé só poderia ser rapaz, na medida em que tenho três irmãs mais velhas e era desejo de todos superar a dor da morte com o nascimento de outro menino. Isso não aconteceu. A surpresa foi grande quando eu nasci. Isto porque, nessa altura, ainda não existiam radiografias para ver o sexo do bebé. Todas as expectativas em mim depositadas influenciaram o meu modo de ser e a construção da minha personalidade.

A partir daí começou a aventura da menina que desde os 3 anos se apresentava aos amigos com um nome masculino e cujos pais faziam passar vergonhas incriveis desmascarando-me constantemente. isto entre muitos outros constrangimentos da minha infância/adolescência.

Só na fase adulta comecei a tratar de mim no hospital Sta Maria em Lisboa. Tem sido uma verdadeira odisseia, porque como podem imaginar, o sistema de saúde em Portugal é um atraso de vida. Estou a ser seguido à 4 anos e só no ano passado comecei com o tratamento hormonal.

No que diz respeito à família, também não foi nada fácil para eles aceitarem o facto por todos reconhecido de eu ser transssexual. Preocupavam-se principalmente com a falta de condições existentes em Portugal para resolver estes problemas, principalmente porque não nadamos em dinheiro. Se todo o processo não fosse comparticipado pelo estado a minha mudança nunca seria possível. Foi muito dificil, sofri muito para que a família aceitasse o facto de eu querer mudar a situação, lutar pela minha felicidade. Isto porque me aconselhavam a aceitar a minha condição e a tentar viver com isso. Viver Infeliz??? Mais vale estar morto!!! Tanto lutei que hoje em dia toda a família me chama Filipe naturalmente e apoia-me em tudo.

Quanto ao amor, correu tudo bem pois conheci uma mulher mais velha (como eu gosto delas!!!) que me amou tal como eu era durante quatro anos. Vivemos juntos e fomos felizes. Agora acabou (há dois anos), mas está-se bem, ainda a amo muito e aprendi imenso com ela. ainda estou meio apanhadol, mas agora é passar à frente e partir para outra.

No que concerne à vida académica, a Escola Superior de Educação de Lisboa aceitou-me tal como sou e conseguimos chegar a um acordo: ninguém precisaria de saber do meu problema, eu seria apresentado a toda a comunidade escolar como Filipe e nas pautas das notas apareceriam apenas as minhas iniciais. Entretanto acabei agora o curso de professor do 1º Ciclo e começa uma nova etapa da minha vida, um novo desafio: entrar no mercado de trabalho como homem apesar de não o ser ainda aos olhos da lei e do registo civil.

Confesso que tenho algum receio, mas estou pronto para ir à luta.

Conclusões finais: É verdade que fui infeliz, mas escolhi lutar a desistir. É verdade que me tentei suicidar algumas vezes,  mas era adolescente o que é sempre complicado. Não vale a pena viver infeliz e para deixar de o ser temos que lutar.

Não fazem ideia de quão bem me sinto agora. Apesar de ainda não ser um rapaz de verdade, já sou uma pessoa feliz porque estou de consciência limpa: Estou a lutar pelka felicidade e tenho obtido resultados positivos.

UMA ATITUDE POSITIVA EM RELAÇÃO A TUDO NA VIDA É UM DOS SEGREDOS PARA VINGAR. NÃO NOS PODEMOS DEIXAR IR PELA TRISTEZA AO PONTO DE DEIXAR A NOSSA VIDA PARA TRÁS. SE NÃO TENTARMOS RESOLVER AS COISAS, ELAS TAMBÉM NÃO SE RESOLVEM POR SI SÓ.

FORÇA AÍ MINHA GENTE!!!

para mais informações contactem sem receios.

zezecb500

• Visitante
                                      Bem filipe :o
                                      A tua história cada vez me surpreende mais e mais pela positiva ;)
                                      Acho k só tu tens a verdadeira noção e sabes dar o devido valor ao que passas-te até hoje!!!
                                      Tambem acredito que tenhas a plena consciencia que tudo ainda não terminou...refiro-me ao facto de ainda não seres homem na totalidade!!!
                                      Espero que a tua situação continue assim...bem encaminhada ;)
                                      Sim...vou ao gay pride,ao jantar não,não me vai ser possivel pois como já referi aqui em outro tópico tenho um aniversário nesse dia,mas pode ser que nos cruzemos lá e eu te possa dar os parabéns pessoalmente por esse acto de coragem e opçaõ propria,pois sei que muitos o desejam fazer,mas ou não lhes é possivel ou existem outros motivos que não lhes permite!!!Falando por mim,eu sou lésbica com muito gosto e orgulho ;) ,mas gosto de ser mulher,gosto de me sentir mulher,mas admiro aquelas que o são e optam como tu optas-te ;)

Um beijinho muito grande e vida longa aos teus inimigos para que assistam de pé ás tuas vitórias...zezecb500 ;) :-*

Flip

• Visitante
                                        EPÁ, tenho muito gosto em te ouvir falar assim. Pareces uma senhorita cheia de força e em paz contigo mesma. Gosto da tua atitude!!!

Só uma correcçãozita: nunca fui mulher, estou é preso num corpo de mulher, mas percebi que foi modo de escrever.

Segunda correcção: não tenho inimigos, ou se calhar tenho mas não lhes dou valor, logo não me afectam.Terei muito gosto em conhecer-te no arraial. Pode ser que nos cruzemos perto da banca da rede. Sou rasta man com ar de miúdo embora tenha 25 anos. Em principio, não há que enganar.

Beijo grande e agradecido pela mensagem tão simpática.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          403 Respostas
                                          96675 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Outubro de 2011
                                          por filipepaulo
                                          Igualdade de Género/Questões de Género

Iniciado por sarinha « 1 2 3 » Geral

50 Respostas
                                          16444 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Março de 2017
                                          por TiagoJoao
                                          2 Respostas
                                          15805 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Setembro de 2017
                                          por DianaSalvado
                                          Identidade de Género Não-Binária

Iniciado por JoãoSalvado Trans

4 Respostas
                                          2796 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Setembro de 2016
                                          por JoãoSalvado
                                          0 Respostas
                                          1227 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Julho de 2017
                                          por Dita J