rede ex aequo

Olá Visitante27.jul.2021, 06:59:57

Autor Tópico: Ser LGBT em Portimão  (Lida 17003 vezes)

Ser LGBT em Portimão

Offline icognita

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
    • I ♥ ♀ and ♂
Também concordo, apesar de haver algumas pessoas que não sei importam, no geral enquanto cidade é muito conservadora e ainda há muito a fazer. Continuam com a ideia de determinados esterótipos e mitos.
    I ♥ ♀ and ♂   |    http://ilovewandm.blogspot.com

Ser LGBT em Portimão

Offline Foggy

• **
    • Membro Júnior
    • Género: Masculino
    Sim icognita, tens razão. Mas espero que Portimão melhore esse aspecto, mas caso isso aconteça vai ser muito lentamente  :-\

Ser LGBT em Portimão

spike_spiegel

• Visitante
      Por isso é que infelizmente a cidade vai esvaziando de jovens...

Ser LGBT em Portimão

Offline Foggy

• **
        • Membro Júnior
        Sim é verdade, muitos jovens LGBT preferem acabar os estudos nas grandes cidades porque lá têm mais liberdade para serem quem são. Eu vou-me juntar a esses jovens também  :-X

Ser LGBT em Portimão

spike_spiegel

• Visitante
          Fazes tu muito bem. Eu já estive nessa fase, tive um gosto da "liberdade" nas grandes cidades, mas tive de voltar para Portimão. A regressão foi enorme...

Ser LGBT em Portimão

Offline ForsakenBauss!

• *
            • Novo Membro
            • Just looking for a lucky clover...
            Sim, é absolutamente verdade. Infelizmente, é a cidade que temos, se bem que tudo isto se confirma pelo Algarve fora, até mesmo em Faro.
            Para além de ser conservadora, as pessoas vêem nos LGBT's algum grupo de pessoas nefastas, sem qualquer tipo de valores, não sei ao certo, é o que pelo menos concluo do que oiço da boca de várias pessoas. Isto é o que podemos encontrar em pequenas cidades, onde toda a gente se conhece e com a maioria de uma população que viveu num período em que pessoas como nós eram escorraçadas e marginalizadas. O preconceito e criticismo continua a imperar.

E yep, quem me dera a mim de momento ir estudar para Lisboa ou mesmo outra grande cidade, é sempre diferente. Pode ser que o erasmus venha a ajudar dentro de pouco tempo  :)
              "In this little town, cars they don't slow down. The lonely people here, they throw lonely stares into their lonely hearts. I watch the traffic lights, I drift on Christmas nights. I wanna set it straight, I wanna make it right, but you're so far away. Oh, hold still for a moment and I'll find you."

Ser LGBT em Portimão

Offline icognita

• Membro Sénior
                • I ♥ ♀ and ♂
              Sim é verdade, muitos jovens LGBT preferem acabar os estudos nas grandes cidades porque lá têm mais liberdade para serem quem são. Eu vou-me juntar a esses jovens também  :-X

Foi a pensar nesta liberdade que escolhi estudar em Faro, no entanto lá não há a liberdade que eu estava à espera, embora seja maior do que em Portimão.

Ser LGBT em Portimão

Offline Foggy

• **
                • Membro Júnior
                Forsaken, espero que consigas o erasmus  ;)
                Icognita, sim Faro a mentalidade é um bocadinho mais aberta, mas mesmo assim.   :-X
                Eu gosto muito de Portimão, pois foi a cidade que me viu crescer e tenho aqui familia. Mas a realidade é que sinto-me um pouco claustrofóbico aqui, talvez seja por ser novo e necessitar de uma dose de liberdade, não sei  :-\
                Tenho realmente muita pena de sentir-me assim, mas a culpa mais uma vez é das pessoas, que não deixam a cidade evoluir. Portimão tinha tudo para ser um cidade excelente para se viver, mas ...
                Algumas pessoas de Portimão (e não só, infelizmente), pensam que os LGBT, são pessoas desiquilibradas e doentes. Quando na verdade somos pessoas comuns, totalmente normais, mas simplesmente amamos pessoas do mesmo sexo  :)
                Peço desculpa por este desabafo  ;D

Ser LGBT em Portimão

spike_spiegel

• Visitante
                  Foggy, desabafa à vontade. Se há sítio indicado para fazê-lo, é aqui.

Eu praticamente conseguir rever-me no que disseste. Gosto de Portimão, as minhas raízes estão cá, mas não me sinto feliz aqui. É uma cidade muito claustrofóbica e retrógrada que quase nos faz ter vergonha do que somos.É algo super natural, somos assim. Mas infelizmente somos confrontados diariamente com preconceito, seja na forma de boatos maldosos, gozo ou noção que os homossexuais são todos doentes ou depravados. Portimão julga-se uma cidade muito à frente, mas tem MUITO que evoluir. E evolução de mentalidades demoram anos.

Ser LGBT em Portimão

Offline Foggy

• **
                    • Membro Júnior
                    Sim Akihito, subscrevo tudo o que disseste. Tenho muita pena que Portimão seja assim, não pela forma como me faz sentir, mas também como vos faz sentir, e como irá fazer sentir os próximos.  :(
                    Enquanto estava a escrever tentei pensar em ideias (mesmo que utopicas) para melhorar Portimão nesse aspecto. Mas sinceramente, não faço ideia como os habitantes de Portimão poderiam abandonar estes preconceitos tão fortes.  :-\
                    Alguma sugestão ?  :)

Ser LGBT em Portimão

Offline icognita

• Membro Sénior
                        • I ♥ ♀ and ♂
                      Sim Akihito, subscrevo tudo o que disseste. Tenho muita pena que Portimão seja assim, não pela forma como me faz sentir, mas também como vos faz sentir, e como irá fazer sentir os próximos.  :(
                      Enquanto estava a escrever tentei pensar em ideias (mesmo que utopicas) para melhorar Portimão nesse aspecto. Mas sinceramente, não faço ideia como os habitantes de Portimão poderiam abandonar estes preconceitos tão fortes.  :-\
                      Alguma sugestão ?  :)
                      Por acaso também pensei em algumas ideias. Humm... cartazes, campanha??? Acho que a melhor forma de quebrar preconceitos é conhecer melhor as pessoas e estarmos bem informados. Pior que ser ignorante é estar mal informado.
                      « Última modificação: 4 de Fevereiro de 2011 por icognita »

Ser LGBT em Portimão

Offline ForsakenBauss!

• *
                        • Novo Membro
                        Pessoal, para se começar, tinhamos de saber o porquê da rotulação que a nossa comunidade recebe. Por vezes, as pessoas caiem no rídiculo e apenas afirmam o que tanto ouvimos porque assim entendem, levam a remoer aquelas ideias estúpidas e nada mais, nem têm uma fundamentação para mandarem os bitaites que mandam  [smiley=muro.gif]

Temos de quebrar o gelo e mostrar-lhes que somos, nada mais, nada menos, que Seres Humanos normais e que apenas diferimos pela nossa atracção sexual. Seria um trabalho bem árduo, mas acabaria por dar as suas sementes a longo prazo  ;D
                          "In this little town, cars they don't slow down. The lonely people here, they throw lonely stares into their lonely hearts. I watch the traffic lights, I drift on Christmas nights. I wanna set it straight, I wanna make it right, but you're so far away. Oh, hold still for a moment and I'll find you."

Ser LGBT em Portimão

Offline icognita

• Membro Sénior
                            • I ♥ ♀ and ♂
                          Pessoal, para se começar, tinhamos de saber o porquê da rotulação que a nossa comunidade recebe. Por vezes, as pessoas caiem no rídiculo e apenas afirmam o que tanto ouvimos porque assim entendem, levam a remoer aquelas ideias estúpidas e nada mais, nem têm uma fundamentação para mandarem os bitaites que mandam  [smiley=muro.gif]

Temos de quebrar o gelo e mostrar-lhes que somos, nada mais, nada menos, que Seres Humanos normais e que apenas diferimos pela nossa atracção sexual. Seria um trabalho bem árduo, mas acabaria por dar as suas sementes a longo prazo  ;D

talvez um questionário fosse um bom 1º passo. Nem que fosse um online para estudo da ex aequo "O que pensa Portimão dos lgbt" - um título "neutro" que não afaste muito as pessoas e suscite vontade em participar, encaminhavamos por e-mail para diversos contactos, estes preenchiam-no num site e enviam automaticamente para e rede ex aequo.

Ser LGBT em Portimão

Offline ForsakenBauss!

• *
                            • Novo Membro

talvez um questionário fosse um bom 1º passo. Nem que fosse um online para estudo da ex aequo "O que pensa Portimão dos lgbt" - um título "neutro" que não afaste muito as pessoas e suscite vontade em participar, encaminhavamos por e-mail para diversos contactos, estes preenchiam-no num site e enviam automaticamente para e rede ex aequo.

Incognita, mesmo nada mal pensado!
                            Podíamos pensar seriamente em fazer esse questionário, era um excelente primeiro passo :D
                            Mas, uma coisa, quando te referes a enchaminhar este questionário a diversos contactos, referes-te a contactos nossos, de gente conhecida?

Ser LGBT em Portimão

Offline icognita

• Membro Sénior
                                • I ♥ ♀ and ♂

Incognita, mesmo nada mal pensado!
                              Podíamos pensar seriamente em fazer esse questionário, era um excelente primeiro passo :D
                              Mas, uma coisa, quando te referes a enchaminhar este questionário a diversos contactos, referes-te a contactos nossos, de gente conhecida?

Conhecidos ou desconhecidos.  Pode não ser uma boa forma para a maioria, mas de que forma é que podemos chegar à comunidae portimonense? :-\

Ser LGBT em Portimão

Offline Foggy

• **
                                • Membro Júnior
                                Icognita, um querionário é uma excelente ideia !!!  ;D
                                Assim poderiamos saber realmente o que se passa na mente da população de Portimão.
                                Depois com o resultados poderiamos chegar à causa. Depois, poderiamos partir para a sensibilização.
                                Sei de inúmeras campanhas pela Europa (direitos dos animais, ambientalismo, igualdade de género, contra o racismo, etc) onde incialmente se colocam cartazes sem mensagens/ conteudos explícitos. Depois se a população aceitar as mensagens, o conteudo "explicito" seria afixado. Não sei se fui claro.
                                Como já foi referido, até podiamos pedir a colaboração da Ex aequo
                                Em relação ao enviar dos questionários sem expor a identidade, poderiamos criar um conta email para esse fim. Corremos o risco de receber muito pouco feedback. Mas poderiamos colocar em anexo um pequeno texto sensibilizando e dizendo até que aquele questionário foi elaborado por pessoas que as conhecem directa, ou indirectamente. [smiley=confuso.gif]

Não sei se concordam, estou apenas a lançar os meus pensamentos  ;D

Ser LGBT em Portimão

Offline ForsakenBauss!

• *
                                  • Novo Membro
                                  Em termos de apoios, podíamos fazê-lo, em nome da comunidade e com prévio consentimento, como é claro, à Pousada de Portimão, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e mais alguns órgãos/instituições do concelho. Assim, iriamos abranger uma maior fasquia da pop.da cidade.
                                  Isto é sinónimo de tornarmos o grupo de Portimão activo  ;D

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Ser LGBT em Portimão

spike_spiegel

• Visitante
                                    Eu acho que mais importante que os questionários é mesmo criar o grupo Ex Aequo Portimão. Não me levem a mal o pessimismo, mas acho que muito dificilmente as mentalidades vão mudar ou melhorar com os questionários. Na minha opinião, e primeiro que tudo, era importante criar um grupo na cidade para apoiar todos os jovens homossexuais que, numa cidade como este, certamente precisam de partilhar muito e de ter contacto com um espirito de entreajuda. Depois de criado o grupo e a toda a sua dinâmica, será mais fácil partir para algumas estratégias como os questionários.

É a minha opinião e sugestão ;)

Ser LGBT em Portimão

Offline Foggy

• **
                                      • Membro Júnior
                                      Eu sinceramente concordo com todas as sugestões :). Talvez esteja a ser excessivamente optimista. :-\
                                      Akihito, peço desculpa mas o "grupo" seria com atendimento presencial certo ?
                                      E o que seria necessário para cria-lo ?
                                      Acho que podemos estar a chegar a algum lado.

Ser LGBT em Portimão

spike_spiegel

• Visitante
                                        Eu sinceramente concordo com todas as sugestões :). Talvez esteja a ser excessivamente optimista. :-\
                                        Akihito, peço desculpa mas o "grupo" seria com atendimento presencial certo ?
                                        E o que seria necessário para cria-lo ?
                                        Acho que podemos estar a chegar a algum lado.

Sim. Penso que deve haver um número mínimo de participantes interessados e tem de haver dois ou três coordenadores que precisam de ter formação dada pela própria associação ex aequo. Sinceramente não sou a melhor pessoa para explicar isso. Depois há um conjunto de regras e indicações que visam proteger a privacidade e identidade dos participantes.

O Lio é de Portimão e foi coordenador do grupo de Faro. Ele é uma boa pessoa para responder às tuas questões sobre a criação do grupo. Mas havendo vontade e pessoas interessadas em partilhar assuas experiências com outras, não vejo porque não criar um grupo na nossa cidade ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          38 Respostas
                                          24957 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Agosto de 2012
                                          por Hélder
                                          2 Respostas
                                          5819 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Dezembro de 2006
                                          por boyptm
                                          15 Respostas
                                          13956 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Março de 2007
                                          por boyptm
                                          Estudantes de Portimão

Iniciado por Lio « 1 2  Todas » Portimão

37 Respostas
                                          14869 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Fevereiro de 2011
                                          por Foggy
                                          1 Respostas
                                          7730 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Abril de 2018
                                          por Lio