rede ex aequo

Olá Visitante18.out.2021, 09:29:12

Sondagem

Acham que deveria haver uma associação em bragança de gay's?  E um bar simpatizante?

Sim
5 (100%)
Não
0 (0%)
Talvez
0 (0%)
Sem comentário
0 (0%)

Votos totais: 4

Sondagem encerrada: 3 de Dezembro de 2005

Autor Tópico: Homossexualidade em Bragança  (Lida 17998 vezes)

Homossexualidade em Bragança

donnay

• Visitante
Fico a espera de respostas!
« Última modificação: 15 de Novembro de 2005 por barthez »

Homossexualidade

Offline tear drop

• Membro Total
    • Género: Feminino
    eu acho que era bom existir um bar simpatizante e evidentemente um grupo de jovens que se pudesse reunir sem problemas num espaço onde poderiamos ser nos proprios, sem medo de falar e sem medo da reação dos outros visto que a cidade de bragança ainda é muito fechada para estes temas.
      * you have your way. I have my way. As for the right way, the correct way, and the only way, it does not exist. *

Homossexualidade

Offline fiodor

• Membro Total
      • Género: Masculino
      • hoje sou bonquíolos, coração e sangue...
      Meus car@s,
      parece-me que o facto de iniciarmos um grupo nesta cidade é já um avanço para a abertura das mentalidades dos locais. O caminho será longo, com muito a palmilhar, mas creio que o passo primeiro - sempre o mais difícil - já foi dado e, agora, resta-nos ser firmes e determinados. Acredito que hoje ou amanhã teremos mais um elemento no grupo, dois, quem sabe até mais... para que possamos ter mais força e o nosso grito - agora de esperança, o medo já o deixámos para trás - se possa fazer ouvir e ressoar nos ouvidos das pessoas menos informadas. Lutaremos contra preconceitos e prejuízos... implantaremos em cada cabeça a semente de uma luta pela igualdade e pelo respeito da diferença.
      Normais somos todos, agora a norma não tem de ser castradora de modos de ser e estar distintos.
      Espero que estas palavras possam ser mais do que um corrimento de letras no ecrã de um qualquer computador. Se é o teu... só te peço que não as esqueças tão facilmente... e se podes... divulga-as.
        La ignorancia de los demás vestida de puritana y de santa moral hablaba de divino castigo, y la vergüenza al que dirán te empujó hasta que colgabas al final tu cuerpo de una cuerda en el desván ahogando los sentimientos y muchos momentos más de amar.

(Mecano, Fallo Positivo)

Offline Danny

• *
        • Novo Membro
        • olá pessoal de Tras-os-Montes
        deveria haver concerteza!
        pena eu nao morar em Braganca mas quando for de ferias gostaria de me envolver! ;-)

Daniel

Offline fiodor

• Membro Total
          deveria haver concerteza!
          pena eu nao morar em Braganca mas quando for de ferias gostaria de me envolver! ;-)

Caro Danny (el),
          agradecemos as tuas palavras e a tua disponibilidade. Novas ideias serão bem-vindas. Já sabes, quando vieres de férias, entra em contacto com o grupo.
          Pelo que posso subentender das tuas palavras, deves estar a estudar fora, no entanto és de Bragança. Mas de todas as formas é um detalhe secundário. A tua ajuda é, sem dúvida, mais importante.

Abraço,
          fiodor
            La ignorancia de los demás vestida de puritana y de santa moral hablaba de divino castigo, y la vergüenza al que dirán te empujó hasta que colgabas al final tu cuerpo de una cuerda en el desván ahogando los sentimientos y muchos momentos más de amar.

(Mecano, Fallo Positivo)

Offline fiodor

• Membro Total
            Hoje apetece-me dissertar sobre a homossexualidade em Bragança, onde passei a minha adolescência.
            Direi que, e comparando com o que vagamente me lembro, estamos a caminhar para uma maior tolerância (e não se confunda com aceitação, pois parecem-me dois termos que, próximos, tem as suas diferenças, ténues que sejam).
            Não me apetecendo entrar em polissemias, acredito que as pessoas que duvidarem da minha perspectiva vão pegar no dicionário e comparar os significados.
            Adiante, não esqueçamos que estamos numa cidade que se transforma a passos largos numa outra cidade  (cada vez mais) universitária, onde o nível intelectual emparelha com uma maior abertura de mentalidade. Há também o factor contágio (não se entenda pejorativamente esta palavra). Explico: não temos dúvidas que um estudante que não pertença à comunidade transmontana se sinta mais à vontade (mais despreocupado) para explicitar em maior ou menor grau as suas orientações ( e não falo só das sexuais). É,sem dúvida, um factor positivo. Este estudante verá no seu afastamento do seio familiar a oportunidade para manifestar gestos, atitudes... limitadas até então pelas expectativas familiares. O seu grupo de amigos passará a ser o seu pilar.
            Mas saltemos os muros da escola. A realidade é ligeiramente diferente. Encontramos uma comunidade conservadora, onde o padre da paróquia tem o seu peso. Quantos padres não terão terminado os seus sermões nos tempos mais próximos à aceitação de casamentos de pessoas do mesmo sexo em Espanha com um comentário ingenuamente igorante? Muitos. Ouvi alguns casos.
            Como vêem as reacções são díspares.
            Concluindo: o grupo que acaba de nascer é mais um pequeno grande contributo para a abertura da mentalidade bragançana ou brigantina. Sim, ambas estão correctas,
            Despeço-me com abraços e beijos,
            fiodor

(Mecano, Fallo Positivo)

Offline Pauleta

• **
              • Membro Júnior
              • Se quer ser amado, ame. (Séneca)
              Só gostaria de dizer que uma vez fui a um café em bragança (o Bom Bar) e o empregado (ou dono, nao sei) era, na minha opinião, uma brasa...lolololol aiaiaiaiaiaiaiai...lolololol

Offline fiodor

• Membro Total
                Compraz-me saber que há agrados por aquelas bandas. :D
                Aproveita e, se vires que te pode interessar, lê as sugestões que dou para passeios pela cidade. Há lindas gentes e lindos monumentos.
                Abração,
                 ;)

(Mecano, Fallo Positivo)

ShangaiNobody

• Visitante
                  Isso é o mm q matar vacas na Índia.

Offline deep green eyes

• Membro Vintage
                    • Unicamente Perfeita e Perfeitamente Unica...
                    mt sinceramente acho q existe e em numero consideravel...ha e medo de assumir aquilo q sao...quer dizer n e medo de assumir e medo das consequencias q isso iria trazer... a minha opiniao...
                      " Nunca faça florescer um sorriso dizendo te amo, para mais tarde fazer rolar uma lágrima dizendo me esqueça..." Anónimo
                      "O que mais me dói é saber que eu e você nunca seremos nós..." Anónimo

Offline Soul

• Membro Sénior
                      Em cidades mais conservadoras, como é o caso de Bragança, e não só, o medo de fugir à norma leva a que muitas pessoas acabem por se retrair e recalquem a sua maneira de ser e estar. Ainda assim, sendo Bragança uma cidade em franco desenvolvimento, quer a nível populacional, geográfico e de instituições, acredito que as mentalidade também estejam elas a evoluir. Pois Bragança é das cidades do distrito que vive essencialmente de jovens estudantes universitários, não só da região como de outros pontos do país. Assim sendo, acho que o derrubar de barreiras é passível de acontecer, embora num ritmo mais moroso, mas ainda assim possível. A todos quantos querem fazer “frente” ao estigma criado em torno da homossexualidade, não desistam e tentem educar a sociedade para a temática LGBT. Por exemplo, não deixem “morrer” o grupo local, organizem iniciativas de sensibilização e reúnam-se de forma a “acolher” quem pensa estar só numa cidade onde existem muitos jovens com diferentes orientações sexuais. 
                        Os ideais que iluminaram meu caminho e sempre me deram coragem para enfrentar a vida com alegria foram a Verdade, a Bondade e a Beleza. (Albert Einstein)

Offline Valmont

• Membro Elite
                        • Dur d'être une poufiasse snob sans pognon.
                        mt sinceramente acho q existe e em numero consideravel...ha e medo de assumir aquilo q sao...quer dizer n e medo de assumir e medo das consequencias q isso iria trazer... a minha opiniao...

concordo amor, mas é também pelo facto de ser uma cidade pequena e muito fechada em termos de mentalidade..... :(

Ambas têm razão. Eu moro em Bragança e bem sei o sufoco que é....

Offline warai

• *
                        • Novo Membro
                        Valmont,

Lamento mas não estou de acordo contigo...sou de Bragança e devo dizer-te que até agora os únicos actos que não sei se será correcto chamar-lhe de discriminação ou mentalidade fechada vieram de pessoas homossexuias...sou assumida perante a minha familia, a familia da minha namorada, amigos e entre miuitas outras pessoas e nunca senti um único gesto ou atitude de preconceito, muito pelo contrário...

posso dizer-te que há muito pouco tempo, tive que ir pela segunda vez à policia apresentar queixas de actos de vandalismo puro vindo de pessoas homossexuais que obviamente conhecem muito bem a minha orientação.

para uma cidade tão pequena as mentalidades nem são bem aquilo que ás vezes nos parecem, é como em todo o lado, até nas cidades "mais abertas" há quem não aceite...
                          "Man is least himself, when he talks in his own person. Give him a MASK...And he will tell you the truth."
                                      Oscar Wilde

Offline Valmont

• Membro Elite
                          Valmont,

Lamento mas não estou de acordo contigo...sou de Bragança e devo dizer-te que até agora os únicos actos que não sei se será correcto chamar-lhe de discriminação ou mentalidade fechada vieram de pessoas homossexuias...sou assumida perante a minha familia, a familia da minha namorada, amigos e entre miuitas outras pessoas e nunca senti um único gesto ou atitude de preconceito, muito pelo contrário...

posso dizer-te que há muito pouco tempo, tive que ir pela segunda vez à policia apresentar queixas de actos de vandalismo puro vindo de pessoas homossexuais que obviamente conhecem muito bem a minha orientação.

para uma cidade tão pequena as mentalidades nem são bem aquilo que ás vezes nos parecem, é como em todo o lado, até nas cidades "mais abertas" há quem não aceite...

Ma chere, eu compreendo, mas creio que não fui bem interpretado. O que eu queria dizer com o "sufoco", era que, em Bragança é complicado ser eu mesmo. Eu também sou assumido perante alguns familiares (primos), amigos e outras pessoas e jamais fui descriminado. Concordo contigo relativamente aos pontos negativos que apontaste aos homossexuais daqui, de facto há gente inescrupulosa, bem sei. Para o bem ou para o mal, não me dou com nenhum gay de cá.... há excepção de um...  É por isso que saio para fora de vez em quando. Prefiro os doidos de fora aos doidos daqui...

Offline Valmont

• Membro Elite
                          pois, realmente tendes razão...
                          mas quando eu falei em mentalidades fechadas referia-m a por exemplo, ñ haver um sitio onde possamos estar na boa, sem sermos olhados de lado (ou ha e eu ñ sei!!!!!)...

Pois... eu também não sei... Mas era muito bom se houvesse..... É por essas e por outras que ostumo ir ao Porto...  :) Mas ouvi dizer que no Lagoa Azul e na Mercado costuma haver "people"...

Offline Valmont

• Membro Elite
                          pois, realmente tendes razão...
                          mas quando eu falei em mentalidades fechadas referia-m a por exemplo, ñ haver um sitio onde possamos estar na boa, sem sermos olhados de lado (ou ha e eu ñ sei!!!!!)...

Pois... eu também não sei... Mas era muito bom se houvesse..... É por essas e por outras que ostumo ir ao Porto...  :) Mas ouvi dizer que no Lagoa Azul e na Mercado costuma haver "people"...

Quando??

Em qualquer altura, fins-de-semana, etc.... Aliás, já ouvi histórias que se passaram na Mercado...  :-X :devil

Offline gatana

• Membro Sénior
                          • "Don't worry, be happy"
                          Valmont,

Bem... que cena..... isso é mto mau.... tens ideia de quem possa ter sido? isso é mesmo mau....
                            "Enquanto vivo, não morro"

Offline warai

• *
                            • Novo Membro
                            É muito mau de facto...sei quem foi, obvimente que informei a policia com os nomes e os dados que tinha (embora tenha em minha posse mais dados de uma do que de outra). Foram dois actos extremamente graves, não podia deixar passar em branco, como houve gente que viu...no entanto tive o bom senso (penso eu!!) de pedir ao responsável da investigação um tempinho porque acredito que elas (ou pelo menos uma) vá à policia e diga o que fez de livre e espontânea vontade, o que ajuda em muito quem praticou os actos. Como há mais que duas testemunhas não é preciso o flagrante.

Demasiado mau ver estes actos acontecerem assim, por nada, porque no fundo temos a mesma orientação e nda o justificaria...nem sei...
                              "Man is least himself, when he talks in his own person. Give him a MASK...And he will tell you the truth."
                                          Oscar Wilde

Offline gatana

• Membro Sénior
                              É muito mau de facto...sei quem foi, obvimente que informei a policia com os nomes e os dados que tinha (embora tenha em minha posse mais dados de uma do que de outra). Foram dois actos extremamente graves, não podia deixar passar em branco, como houve gente que viu...no entanto tive o bom senso (penso eu!!) de pedir ao responsável da investigação um tempinho porque acredito que elas (ou pelo menos uma) vá à policia e diga o que fez de livre e espontânea vontade, o que ajuda em muito quem praticou os actos. Como há mais que duas testemunhas não é preciso o flagrante.

Demasiado mau ver estes actos acontecerem assim, por nada, porque no fundo temos a mesma orientação e nda o justificaria...nem sei...

concordo plenamente... é realmente de muito mau tom... desculpa a pergunta mas têm a certeza que foram essas pessoas? é que se tiveres enganada, sabes que elas podem abrir um processo de calunia contra ti... isso tb ñ seria nada agradavel... lol... mas espero que ja esteja tudo resolvido e tenho a certeza que os culpados (ou culpadas) vão aparecer...

Offline Valmont

• Membro Elite

concordo plenamente... é realmente de muito mau tom... desculpa a pergunta mas têm a certeza que foram essas pessoas? é que se tiveres enganada, sabes que elas podem abrir um processo de calunia contra ti... isso tb ñ seria nada agradavel... lol... mas espero que ja esteja tudo resolvido e tenho a certeza que os culpados (ou culpadas) vão aparecer...

Gente infeliz e miserável cujo prazer não é outro senão ver os outros mal como eles...

Offline warai

• *
                                • Novo Membro
                                Plenamente de acordo contigo Valmont!

Quanto ao processo por difamação/calúnia...ui...vamos com calma...não se chega assim à policia e se acusa alguém só porque sim!! Como eu disse há testemunhas, não fui eu que vi nem ninguém próximo de mim...está a ser tratado tudo com a maior legalidade, os estragos são elevados, há quatro testemunhas (duas seriam suficientes), uma das queixas foi apresentada por um vizinho pouco tempo depois do acontecido, durante a noite, enquanto que neste caso em concreto eu so vi de manhã, não há aqui nada que indique que eu possa vir a a levar com um processo de calúnia...há impressões digitais a ser tratadas também...o que pode acontecer, caso eu queira levar isto muito para a frente, de acordo com a advogada dos meus pais, é qualificar isto como actos de discriminação, devido à minha orientação, que como deves saber é um crime punido por lei que pode dar até 5 anos de cadeia...mas obrigado por avisares que podia levar com um processo de calúnia  lol
                                              Oscar Wilde

Offline gatana

• Membro Sénior
                                  pois... mas, obviamente, como não sabia da história não poderia saber se poderiam ou não abrir um processo contra ti... só disse aquilo porque tenho algum conhecimento dessa materia e porque normalmente as pessoas esquecem-se que as moedas têm duas faces... mas inda bem que ja está tudo tratado.... espero que corra tudo pelo melhor....

p.s. sim, sabia que os crimes por discriminação dão prisão... mas por vezes é complicado provar que foi mesmo um crime por discriminação....

Offline warai

• *
                                    • Novo Membro
                                    Claro, tens razão, há smp que ver os dois lados, há-de correr tudo pelo melhor...poderia ser bastante fácil provar que foi por discriminação, não sei se conseguirei usar bem os termos juridicos mas uma vez que foram actos de vandalismo direccionados a um alvo especifico, a outra parte teria que ter alegações bem fortes para defesa,dada uma série de factores e artigos que podem ser evocados, o único que ajudaria em muito a dupla que fez os "servicinhos" seria assumirem em tribunal a sua orientação, o que não me parece porque não é algo que seja muito conveniente para elas...muito blá bla, mas a advogada tem tudo alinhavado para os vários cenários, esperemos que nada disto vá para a frente, que elas decidam dizer o que fizeram de livre e espontânea vontade...
                                                  Oscar Wilde

Offline tear drop

• Membro Total
                                      Valmont,

Foi muito mau o que aconteceu morzinha mas já passou e as coisas estão a seguir os passos correctos, mais tarde ou mais cedo as coisas vão-se recompor em termos legais, mas pronto, foi mau, muito mau, mas já passou e temos é que seguir em frente e temos familia e uns amigos fantásticos que nos dão todo o apoio, assim as coisas ficam mais fáceis.

Quanto á homossexualidade em Bragança, não sou de cá mas já vivo nesta cidade há uns anos e nunca senti discriminação por parte das pessoas, ignorância vê-se em todo o lado assim como a falta de informação, e estou de acordo com a minha warai, a unica vez que sofri qualquer tipo de discriminação, se assim se poderá chamar, foi por parte de pessoas homossexuais...parece estranho, mas é verdade...quem deveria compreender melhor por vezes é quem comete os piores actos.
                                        * you have your way. I have my way. As for the right way, the correct way, and the only way, it does not exist. *

Offline Boom

• *
                                        • Novo Membro
                                        Sou do Porto e fui aí passar um fim de semana a casa de uns familiares. Acabmos por ir até uma discoteca (mercado) e quando lá chegamos esta um rapaz a dançar em cima duma coluna com saltos altos, leggins e um top. Apesar de uma situação obviamente invulgar, nao havia ninguem a olhar para ele, ou mesmo a trocar comentarios jocosos. Tal situação atrevo me a dizer nao teria passado tão despercebida numa discoteca "heterossexual" aqui no Porto ou mesmo Lisboa. Pelo que 10 pontos para a mentalidade transmontana por tal abertura. Estão de parabens  :)

Offline Valmont

• Membro Elite
                                          Sou do Porto e fui aí passar um fim de semana a casa de uns familiares. Acabmos por ir até uma discoteca (mercado) e quando lá chegamos esta um rapaz a dançar em cima duma coluna com saltos altos, leggins e um top. Apesar de uma situação obviamente invulgar, nao havia ninguem a olhar para ele, ou mesmo a trocar comentarios jocosos. Tal situação atrevo me a dizer nao teria passado tão despercebida numa discoteca "heterossexual" aqui no Porto ou mesmo Lisboa. Pelo que 10 pontos para a mentalidade transmontana por tal abertura. Estão de parabens  :)

;D O tal rapaz já passa despercebido, apesar da exuberância. Ele adora fazer os seus shows cá em cima. Gosta de "picar" o pessoal. Curiosamente no Porto assume outra postura; mais discreto...  Conheço-o pessoalmente e digo que é um must! Uma personagem de comédia, quase.  ;D

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          2 Respostas
                                          5709 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Maio de 2006
                                          por fiodor
                                          0 Respostas
                                          2293 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Março de 2013
                                          por Diotima
                                          1 Respostas
                                          2320 Visualizações
                                          Última mensagem 14 de Abril de 2016
                                          por RúbenS.