a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Eventos da rede ex aequo

Mantém-te a par dos eventos da rede ex aequo

  1. home
  2. eventos
  3. 3º ciclo de cinema LGBT

3º ciclo de cinema LGBT

  • Videoteca Municipal de Lisboa
    Largo do Calvário, 2 (Alcântara)
    link do local

  • de: 30/03/2006 21:30

    a: 02/04/2006 20:00

    Consulta a descrição para mais detalhes

A rede ex aequo, a associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros (LGBT) e simpatizantes, realizou o seu 3º Ciclo de Cinema no âmbito da Semana da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa em 2006. Este Ciclo de Cinema ocorreu na Videoteca Municipal de Lisboa nos dia 30, 31 de março e 1, 2 de abril.

Os objetivos deste ciclo são não só sensibilizar os jovens portugueses em geral para questões da homossexualidade, bissexualidade e transgenerismo, especialmente no que diz respeito à fase de “assumir-se para si próprio”, mas também tornar disponível aos jovens LGBT ou com dúvidas histórias ligadas à questão da orientação sexual e/ou identidade de género que tratem deste tema, já que o período de consciencialização e aceitação de si próprio é um período especial, delicado e por vezes difícil na vida da maioria dos jovens LGBT.

Pretende-se também chamar a atenção para problemas concretos e diretamente relacionados com a juventude LGBT como a auto-consciêncialização, a escola, a família e os amigos, visto que na realidade não é a homossexualidade que é uma ameaça, mas a sociedade homofóbica em si que apresenta um perigo grave para todos aqueles, especialmente os jovens, que no seu dia a dia sofrem com o isolamento, as ofensas físicas e/ou verbais e a consequente baixa autoestima e ideação/tentativas de suicídio que o preconceito e a não aceitação da diferença gera.

Consideramos igualmente importante este Ciclo de Cinema para todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a camada mais jovem, de forma a estarem melhor informados para atuar de forma positiva sempre que haja necessidade.

Cada exibição teve um espaço de debate durante 30m a seguir a cada projeção. A entrada foi gratuita.

[Tópico no Fórum]

 

Quinta-Feira, 30 de Março de 2006, 21h30

EDGE OF SEVENTEEN (G)
David Moreton, 99m, EUA, 1998
Legendas em Inglês

Sandusky, Ohio, 1984. Eric e a sua melhor amiga Maggie passam os dias comovendo-se com o estilo do Boy George e brincando com a ideia de virem a formar um casal – até que Rod capta o olhar de Eric. Uma ternurenta história de adolescentes sobre estar à beira dos dezassete anos na América.

Sexta-Feira, 31 de Março de 2006, 21h30

THE INCREDIBLE TRUE ADVENTURE OF TWO GIRLS IN LOVE (L)
Maria Maggenti, 94m, EUA, 1995
Legendas em Inglês

Um filme sobre a primeira paixão de duas adolescentes, com um registo tocante e cómico. Randy Dean, uma rapariga lésbica de ar arrapazado apaixona-se por Evie Roy, uma das raparigas mais populares do liceu, até aí aparentemente heterossexual e aparentemente em tudo diferente de Randy…

Sábado, 1 de Abril de 2006, 18h00

ORANGES ARE NOT THE ONLY FRUIT (L)
Beeban Kidron, 165m, Reino Unido, 1990
Legendas em Inglês

Adaptado para a BBC-TV por Jeanette Winterson a partir da sua novela com o mesmo nome, este filme é a crónica de uma jovem lésbica britânica prestes a atingir a maioridade, Jess. Na sua luta turbulenta com a sua mãe evangelista dominante, Jess cresce tornando-se numa jovem mulher ferozmente independente.

Sábado, 1 de Abril de 2006, 21h30

POURQUOI PAS MOI? (GL)
Stéphane Giusti, 95m, França/Espanha/Suíça, 1999
Legendas em Inglês

O filme apresenta-nos um grupo de jovens amigos homossexuais: Camille, Eva, Ariane e Nico. Camille e sua mãe, Josepha, decidem organizar um jantar para que os pais dos restantes fiquem a saber da orientação sexual dos seus filhos. Esse fim de semana especial vai incendiar paixões, mas não exactamente como cada um tinha previsto. Uma comédia romântica com personagens insólitas, entusiasmantes, em suma, inesquecíveis.

Domingo, 2 de Abril de 2006, 16h00

THE IRON LADIES (T) (GL)
Youngyooth Thongkonthun, 104m, Tailândia, 2001
Legendas em Inglês

O filme conta a história real da equipa campeã nacional de voleibol da Tailândia em 1996, uma equipa composta por gays, drag queens, transexuais e um heterossexual. Quando a treinadora Bee é convidada para fazer uma equipa e todos os restantes jogadores se demitem em protesto por terem de jogar com Mon e Jung, que para além de jogadores talentosos são homossexuais, abre-se a oportunidade para outras aquisições.

Domingo, 2 de Abril de 2006, 18h00

THE BROKEN HEARTS CLUB (G)
Greg Berlanti, 94m, EUA, 2001
Legendas em Inglês

O ex-argumentista da conhecida série “Dawson’s Creek” descreve neste filme o atribulado quotidiano de um grupo de amigos homossexuais, na casa dos vinte anos, que se importunam uns aos outros, mas também se apoiam mutuamente tentando superar preconceitos e estereótipos.

Legenda:

(L) - Filme de interesse Lésbico
(G) - Filme de interesse Gay
(GL) - Filme de interesse Gay e Lésbico
(T) - Filme de Interesse Transgénero

 

Outros ciclos de cinema organizados: