a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Eventos da rede ex aequo

Mantém-te a par dos eventos da rede ex aequo

  1. home
  2. eventos
  3. 2º ciclo de cinema LGBT

2º ciclo de cinema LGBT

  • Videoteca Municipal de Lisboa
    Largo do Calvário, 2 (Alcântara)
    link do local

  • de: 18/03/2005 18:00

    a: 20/03/2005 23:30

    Consulta a descrição para mais detalhes

A rede ex aequo, a associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros (LGBT) e simpatizantes, irá realizar o seu 2º Ciclo de Cinema no âmbito da Semana da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa em 2005. Este Ciclo de Cinema irá ocorrer na Videoteca Municipal de Lisboa nos dia 18, 19 e 20 de março.

Os objetivos deste ciclo são não só sensibilizar os jovens portugueses em geral para questões da homossexualidade, bissexualidade e transgenerismo, especialmente no que diz respeito à fase de “assumir-se para si próprio”, mas também tornar disponível aos jovens LGBT ou com dúvidas histórias ligadas à questão da orientação sexual e/ou identidade de género que tratem deste tema, já que o período de consciencialização e aceitação de si próprio é um período especial, delicado e por vezes difícil na vida da maioria dos jovens LGBT.

Pretende-se também chamar a atenção para problemas concretos e diretamente relacionados com a juventude LGBT como a auto-consciêncialização, a escola, a família e os amigos, visto que na realidade não é a homossexualidade que é uma ameaça, mas a sociedade homofóbica em si que apresenta um perigo grave para todos aqueles, especialmente os jovens, que no seu dia a dia sofrem com o isolamento, as ofensas físicas e/ou verbais e a consequente baixa autoestima e ideação/tentativas de suicídio que o preconceito e a não aceitação da diferença gera.

Consideramos igualmente importante este Ciclo de Cinema para todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a camada mais jovem, de forma a estarem melhor informados para atuar de forma positiva sempre que haja necessidade.

Cada exibição teve um espaço de debate durante 30m a seguir a cada projeção. A entrada foi gratuita.

[Tópico no Fórum]

Sexta-Feira, 18 de março de 2005, 18h

MA VIE EN ROSE (T)
Alain Berliner, 1997, 88m, Bélgica
Legendado em Inglês

A história de um menino que sabe que é uma menina. A sua tenacidade defronta-se com a confusão dos pais e com o receio da diferença por parte dos vizinhos que ostraciza a família.

 

Sexta-Feira, 18 de março de 2004, 21h30

THE LARAMIE PROJECT (GL)
Moisés Kaufman, 2002, 97m, EUA
Sem Legendas

No outono de 1998, Matthew Shepard, estudante universitário homossexual, foi encontrado espancado até à morte e atado a uma vedação em Laramie, Wyoming. Pouco tempo após o trágico acontecimento, Moises Kaufman, visitou Laramie tendo em vista entrevistar a comunidade local e ver como reagiram perante hediondo crime de ódio contra homossexuais.

Sábado, 19 de março de 2005, 18h00

DEFYING GRAVITY (G)
John Keitel, 92m, 1997, EUA
Sem Legendas

Griff vive num dormitório de rapazes e tem um amigo secreto chamado Peter. Peter deseja que Griff seja honesto consigo próprio acerca da sua sexualidade e que não tenha segredos, mas este recusa. Os sentimentos de Griff são postos à prova quando Peter é atacado.

Sábado, 19 de março de 2005, 21h30

ALL OVER ME (L)
Alex Sichel, 1997, 90m, EUA
Sem Legendas

Claude, uma adolescente rabugenta, sente-se aprisionada por duas mulheres: a sua mãe solteira, com quem partilha um pequeno apartamento, e a sua melhor amiga Ellen, com quem partilha o sonho de fundarem uma banda de rock. Mas isso foi antes de Ellen arranjar um namorado ruim, suspeito de um assassínio. Claude apercebe-se lentamente que está apaixonada por Ellen, e certa noite decide ultrapassar as suas inibições.

Domingo, 20 de março de 2005, 18h00

YOU'LL GET OVER IT (G)
(À Cause d'Un Garçon)
Fabrice Cazeneuve, 2002, 90m, França
Com Legendas em Inglês

Vicente é um adolescente popular na escola, giro, desportivo e com uma namorada de sonho, mas todo o seu mundo se desmorona quando os colegas descobrem o seu segredo.

Domingo, 20 de março de 2005, 21h30

BETTER THAN CHOCOLATE (L) (T)
Anne Wheeler, 1999, 101m, Canadá
Sem Legendas

Maggie conhece a mulher dos seus sonhos horas antes de a sua mãe Lilia e o irmão Paul mudarem-se para sua "casa". Quando os quatros acabam a partilhar o "lar", Maggie acha que deve manter a sua relação amorosa secreta mas é esse romance clandestino que inadvertidamente introduz a sua família numa séria de novas experiências, todas potencialmente melhores que chocolate.
Legenda:

(L) - Filme de interesse Lésbico
(G) - Filme de interesse Gay
(GL) - Filme de interesse Gay e Lésbico
(T) - Filme de Interesse Transgénero

 

Outros ciclos de cinema organizados: