a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Eventos da rede ex aequo

Mantém-te a par dos eventos da rede ex aequo

  1. home
  2. eventos
  3. 10º ciclo de cinema lgbt no Porto

10º ciclo de cinema lgbt no Porto

  • Casa das Associações

    Rua Mouzinho da Silveira, 234, Porto

  • de: 05/04/2013 18:30

    a: 07/04/2013 21:30

    Consulta a descrição para mais detalhes

Olá a tod@s!

A rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes irá editar em abril de 2013 o seu 10º Ciclo de Cinema LGBT no Porto.

O objetivo primordial deste evento é o de sensibilizar os jovens portugueses em geral para questões relacionadas com a homossexualidade, bissexualidade e transgenerismo, especialmente no que diz respeito à fase do "assumir-se para si própri@" pois, como sabemos, o período desta consciencialização e aceitação de si próprio é especial, delicado e por vezes difícil na vida da maioria dos jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros), ainda incompreendidos e vítimas de preconceito e discriminação.

Assim, através dos vários filmes exibidos, jovens LGBT ou com dúvidas, poderão contactar com histórias ligadas à questão da orientação sexual e/ou identidade de género e refletir acerca de temas pertinentes e inerentes à sua realidade, num ambiente de convívio.

Serão apresentadas 6 sessões de filmes de temática LGBT nos dias 5, 6 e 7 de abril, durante o período da tarde e noite, com vista a possibilitar uma maior flexibilidade no horário da projeção de filmes. O ciclo irá realizar-se na Casa das Associações.

 

Sexta, 5 de abril de 2013, 18h30

YES OR NO: YAAK RAK GAW RAK LOEY (2010) - IMDB / TRAILER
Género: Comédia, Romance
Temática: Lésbica, Transgénera
Tailândia / Saratswadee Wongsomphet / 102 mins / Idioma: tailandês / Legendado em português

Sinopse: Pie é uma doce rapariga que recentemente mudou-se para um novo dormitório, onde se depara com a sua nova colega de quarto, Kim, que é uma maria rapaz e se veste como um rapaz. À medida que a sua amizade vai crescendo, Pie e Kim começam a duvidar dos sentimentos que nutrem uma pela outra, será apenas uma amizade ou amor de verdade?

 

Sexta-feira, 5 de abril de 2013, 21h45

NOORDZEE, TEXAS (2011) - IMDB / TRAILER
Género: Drama
Temática: Gay
Bélgica / Bavo Defurne / 94 mins / Idioma: holandês/ Legendado em português

Sinopse: Pim é um menino sossegado. Um sonhador. Vive com a Yvette, uma mãe negligente, numa pequena cidade da costa Belga em meados da década de 70. Pim cresce a desenhar e a sonhar com uma vida de fantasia, chegando à adolescência com os mesmos sonhos mantidos em segredo. Aos 15 anos, o seu maior sonho é o seu amigo e vizinho, Gino, por quem alimenta uma grande e não correspondida paixão.

 

Sábado, 6 de abril de 2013, 16h30

XXY (2007) - IMDB / TRAILER
Género: Drama
Temática: Intersexual
Argentina, Espanha, França / Lucía Puenzo / 86 mins / Idioma: espanhol / Legendado em português

Sinopse: “XXY” conta a história de Alex, uma adolescente hermafrodita de 15 anos. Alex mora com os seus pais num vilarejo no Uruguai, para onde eles, argentinos de Buenos Aires, resolveram mudar-se após saber da “condição” da sua filha. O pai de Alex decide, no momento do nascimento da menina, que ela será soberana em suas decisões. Por isso, prefere não submetê-la a qualquer tipo de cirurgia. Criada como menina, ao chegar aos 15 anos ela começa a sabotar o tratamento (hormonal e homeopático) a que se submete. Confusa entre dois géneros e entre identidades e orientações sexuais, questiona a real necessidade de ter de optar. E se não quiser escolher nada? E se quiser apenas ser o que é?

 

Sábado, 6 de abril de 2013, 19h00

PARIAH (2011) - IMDB / TRAILER
Género: Drama
Temática: Lésbica
Estados Unidos da América / Dee Rees / 86 mins / Idioma: inglês / Legendado em português

Sinopse: Pariah é a história de Alike, uma menina de 17 anos que vive em Brooklyn, estando em constante conflito com a sua identidade sexual e a sua auto-estima, também. Ela tem que esconder a sua homossexualidade da sua família por medo de ser um fracasso como filha, enquanto a sua incapacidade de se assumir entre os seus amigos gays faz dela uma decepção igual a eles. Como ela está mais perto de aceitar a sua identidade, a sua vida torna-se cada vez mais caótica e tem que enfrentar as suas próprias verdades, além de se defender por conta própria.

 

Domingo, 7 de abril de 2013, 16h30

PRODIGAL SONS (2008) - IMDB / TRAILER
Género: Documentário
Temática: Transsexual, Lésbica, Gay
Estados Unidos da América / Kimberly Reed / 86 mins / Idioma: inglês / Legendado em português

Sinopse: A realizadora Kimberly Reed regressa à sua cidade natal para o encontro com a sua antiga turma do secundário. Preparando-se para se apresentar novamente mas como uma transgénera e esperando reconciliar-se com o seu distante irmão adotivo, Marc. As coisas complicam-se após a revelação chocante que Marc poderá ser o neto de Orson Wells e Rita Hayworth, forçando Kim e a sua família a explorar questões sobre a orientação sexual, identidade, um grande trauma e amor.

 

Domingo, 7 de abril de 2013, 19h00

THE BIG GAY MUSICAL (2008) - IMDB / TRAILER
Género: Comédia, Drama, Musical, Romance
Temática: Gay
Estados Unidos da América / Casper Andreas, Fred M. Caruso / 90 mins / Idioma: inglês / Legendado em português

Sinopse: Paul and Eddie começaram os preparativos para o seu novo espetáculo musical na Broadway chamado "Adam e Steve, como Deus os criou", estranhamente vêem as suas vidas espelhadas nas personagens que representam. Paul está à procura do homem perfeito e Eddie está a lidar como é que a sua sexualidade e fé podem ser interligadas. Com o musical, onde há números de anjos seminus dançantes, leituras do Génesis, tele-evangelistas, um acampamento que tenta tornar crianças Gays em heteros, todos chegam a uma conclusão, que a vida só melhorará depois de se aceitarem como são. E eles são mesmo como Deus os criou.

 

No final de cada filme terá lugar um debate de 30 minutos.

A entrada é livre. Apareçam! =)