a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Eventos da rede ex aequo

Mantém-te a par dos eventos da rede ex aequo

  1. home
  2. eventos
  3. 1º ciclo de cinema LGBT

1º ciclo de cinema LGBT

  • Videoteca Municipal de Lisboa
    Largo do Calvário, 2 (Alcântara)
    link do local

  • de: 26/03/2004 18:00

    a: 28/03/2004 23:30

    Consulta a descrição para mais detalhes

A rede ex aequo, a associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros (LGBT) e simpatizantes, irá realizar um Ciclo de Cinema intitulado “EU TU NÓS” no âmbito da Semana da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa em 2004. Este Ciclo de Cinema irá ocorrer na Videoteca Municipal de Lisboa nos dia 26, 27 e 28 de março.

Os objetivos deste ciclo são não só sensibilizar os jovens portugueses em geral para questões da homossexualidade, bissexualidade e transgenerismo, especialmente no que diz respeito à fase de “assumir-se para si próprio”, mas também tornar disponível aos jovens LGBT ou com dúvidas histórias ligadas à questão da orientação sexual e/ou identidade de género que tratem deste tema, já que o período de consciencialização e aceitação de si próprio é um período especial, delicado e por vezes difícil na vida da maioria dos jovens LGBT.

Pretende-se também chamar a atenção para problemas concretos e diretamente relacionados com a juventude LGBT como a auto-consciêncialização, a escola, a família e os amigos, visto que na realidade não é a homossexualidade que é uma ameaça, mas a sociedade homofóbica em si que apresenta um perigo grave para todos aqueles, especialmente os jovens, que no seu dia a dia sofrem com o isolamento, as ofensas físicas e/ou verbais e a consequente baixa autoestima e ideação/tentativas de suicídio que o preconceito e a não aceitação da diferença gera.

Consideramos igualmente importante este Ciclo de Cinema para todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a camada mais jovem, de forma a estarem melhor informados para atuar de forma positiva sempre que haja necessidade.

Cada exibição teve um espaço de debate durante 30m a seguir a cada projeção. A entrada foi gratuita.

[Tópico no Fórum]

Sexta-Feira, 26 de março de 2004, 18h

JUNCOS SILVESTRES (Les Roseaux Sauvages), André Techine, 1994, 110m, França (G)
Legendado em Português

Uma das representações mais emotivas de um primeiro amor gay alguma vez filmado, este drama ternurento lida de modo comovente com a amizade, o sair do armário e a sexualidade adolescente, apresentado com a confusão política do conflito França/Algéria em 1962 como pano de fundo. Situado num colégio interno rural, a história desenvolve-se à volta do amor e amizade de três adolescentes e também uma jovem algeriana de 21 anos.

Sexta-Feira, 26 de março de 2004, 21h30

BUT I'M A CHEERLEADER, Jamie Babbit, 1999, 90m, EUA (GL)
Sem Legendas

Megan tem tudo. Ela é popular, bonita, namora com o capitão da equipa de futebol americano e é líder da claque. Para surpresa de Megan, um dia a sua família e amigos confrontam-na com as evidencias de que ela é gay: ela é vegetariana, não gosta de beijar o namorado e tem um poster de uma líder de claque no cacifo. Apesar dos protestos de Megan, os pais enviam-na para um campo de reabilitação de homossexuais chamado ”Verdadeiras Direções”. No campo Megan trabalha arduamente para ser heterossexual até que conhece Graham. Esta comédia, influenciada por John Waters, mistura brilhantemente humor com romance enquanto Megan encontra coragem para ser ela mesma.

Sábado, 27 de março de 2004, 18h00

IT'S IN THE WATER, Kelli Herd, 100m, 1998, EUA (GL)
Sem Legendas

Na pequena cidade sulista de Azalea Springs, o clube de campo ainda impõe as regras. Aqui ser membro da “Liga” é um dever e apenas os cabeleireiros e os decoradores de interiores é que são supostamente gays. Um frenesi instala-se quando o comentário de um bêbado cria um rumor de que a água local potável torna as pessoas gay. Esta inesperada faísca alimenta outros fogos existentes enquanto a religião e a sociedade moralista começam a juntar forças. A combinação torna-se no catalisador para os residentes que agora enfrentam ou negam a sua própria realidade nesta arrojada comédia com uma pequena viragem original.

Sábado, 27 de março de 2004, 21h30

SHOW ME LOVE (Fucking Åmål), Lukas Moodysson, 1998, 89m, Suécia (L)
Legendado em Espanhol

Åmål é uma pequena cidade monótona da Suécia e muito possivelmente o lugar mais aborrecido da Terra. Agnes está prestes a fazer dezasseis anos. Mudou-se para Åmål com os seus pais e o seu irmão mais novo há ano e meio e há muito que está apaixonada por Elin, a loira rebelde da escola. Diferenças na personalidade, no estatuto de popularidade e aparentemente na orientação sexual parecem criar uma grande improbabilidade para a existência de uma amizade entre as duas. Um encontro inesperado, contudo, mostra-nos quão imprevisível é o amor. Este é um conto sobre o processo da descoberta e aceitação dos nossos sentimentos e da coragem necessária para sermos nós próprios, mesmo que isso signifique ser diferente.

Domingo, 28 de março de 2004, 18h00

BEAUTIFUL THING, Hettie Macdonald, 1996, 90m, GB (G)
Sem Legendas

Um drama agradável e sincero de um amor jovem e triunfante contra todas as expectativas, “Beautiful Thing” é uma combinação bem conseguida de “A Minha Bela Lavandaria” e “Romeu e Julieta”. Baseado na peça de teatro com o mesmo nome de Jonathan Harvey, o filme de Hettie Macdonald debruça-se na classe trabalhadora do sudoeste de Londres com toda a doçura da história de amor que desperta entre dois jovens rapazes.

Domingo, 28 de março de 2004, 21h30

OS RAPAZES NÃO CHORAM (Boys Don’t Cry), Kimberley Peirce, 1999, 118m, EUA (T)
Legendado em Português

“Os Rapazes Não Choram” conta a complicada história de Teena Brandon, uma jovem rapariga cujos esforços continuados para suprimir o seu género são recompensados por um bem sucedida transformação, psicológica e social, num rapaz, mas punidos pela intolerância daqueles que se recusam a ver para lá do corpo dela. Baseado na personagem verídica homónima, “Os Rapazes Não Choram” passa-se no início dos anos 90, em Falls City (Nebraska), onde o jovem Brandon esconde a sua identidade feminina e procura a excitação de um novo amor e do companheirismo masculino.
Legenda:

(L) - Filme de interesse Lésbico
(G) - Filme de interesse Gay
(GL) - Filme de interesse Gay e Lésbico
(T) - Filme de interesse Transgénero

 

Outros ciclos de cinema organizados: