a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Comunicação

Notícias e comunicados

  1. home
  2. Comunicação
  3. Comunicados
  4. rede ex aequo divulga as conclusões do combate à homofobia...

rede ex aequo divulga as conclusões do combate à homofobia, bifobia e transfobia nas escolas portuguesas

Lisboa, 1 de julho de 2019 

A sessão pública – que decorre na Escola Secundária Camões – está agendada para as 15h00 e conta com a presença de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, assim como várias entidades parceiras que virão assistir à apresentação e discussão dos resultados obtidos pelo Projeto Educação LGBTI da rede ex aequo entre 2016 e 2018.

No âmbito do trabalho desenvolvido junto das instituições de ensino portuguesas, o relatório expõe dados sobre a aceitação e abertura a temáticas como a orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais em ambiente escolar. Através da análise de respostas recolhidas em 315 sessões por todo o território nacional, permite uma visão global da importância deste projeto no combate à homofobia, bifobia e transfobia. 

O Projeto Educação LGBTI - que conta já com 13 anos de existência -, surge na necessidade de desconstruir estereótipos sobre pessoas LGBTI, fomentar o respeito pelo outro e combater a discriminação, para assim diminuir os níveis de violência psicológica e física que jovens LGBTI sofrem em contexto escolar. Uma das conclusões do relatório vem corroborar a urgência desta abordagem nas escolas: 76% da juventude afirma que a sessão do Projeto Educação LGBTI a motivou a lutar contra a homo/bi/transfobia na sua escola.

Os formulários permitem também retirar conclusões sobre a capacidade que professores têm de abordar estes temas, bem como a sua aptidão em agir face a situações discriminatórias relacionadas com a orientação sexual, identidade e expressão de género.

Após a apresentação dos resultados do relatório, irão ser debatidos os desafios e a importância de um projeto desta envergadura junto das instituições de ensino portuguesas, num painel que conta com a presença de testemunhos na primeira pessoa dos oradores e oradoras do Projeto Educação LGBTI sobre o impacto das sessões do mesmo nas instituições, nos alunos e alunas e nos docentes e não-docentes.

O projeto conta com apoio de diversas instituições, das quais se destaca a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade,  a Comissão para a Igualdade de Género, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação Europeia da Juventude do Conselho da Europa, entre outras entidades.

 

Evento: Lançamento do relatório do Projeto Educação LGBTI

Data: terça-feira, 2 de julho das 15h às 18h

Local: Auditório Camões, Escola Secundária Camões

 

Para mais informações contactar geral@rea.pt