a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Projectos da rede ex aequo

Descobre os projectos da rede ex aequo

  1. home
  2. projectos
  3. Projectos Concluídos
  4. Campanha Digital Contra o Preconceito

Campanha Digital Contra o Preconceito

A rede ex aequo é a entidade organizadora da campanha digital contra o preconceito a gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros em Portugal.

Esta campanha foi adaptada de uma campanha homónima lançada no Brasil em 2002. Sendo esta iniciativa brasileira muito interessante não só do ponto de vista da luta anti-discriminatória, mas também pelo conceito em si, a rede ex aequo propôs-se a criar uma versão portuguesa da mesma.

O arranque oficial da campanha digital portuguesa ocorreu no dia 1 de junho de 2003, no início de um mês de enorme simbolismo para a população lésbica, gay, bissexual e transgénera (LGBT) de todo o mundo, dado tratar-se do mês do orgulho LGBT que marca a comemoração dos acontecimentos em Stonewall em 1969, Nova Iorque.

Esta campanha tem por função levar o utilizador da Internet não só a refletir sobre o preconceito existente para com as pessoas LGBT, mas também a informá-lo sobre questões relacionadas com a população LGBT, combater a ignorância sobre a sua realidade, esclarecer dúvidas existentes, destruir estereótipos errados e preconceituosos que denigrem e deturpam a realidade da vivência destas pessoas, tantas vezes vítimas de uma homofobia social e institucional.

Para alcançar estes objectivos criaram-se banners que contêm frases que pretendem levar o cibernauta não só a pensar sobre as mesmas e a refletir sobre o preconceito existente para com as pessoas LGBT, mas também a clicar nos banner para acederem à página da campanha onde é possível encontrar respostas às suas questões e dúvidas sobre os assuntos de temática LGBT.

Para que esta iniciativa tenha o sucesso desejado, é nossa intenção solicitar a todos os sites de Internet de pessoas e empresas em Portugal, que não concordam com a discriminação e o preconceito contra gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros, a inclusão de um ou mais banners da nossa campanha no seu site.