a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Eventos da rede ex aequo

Mantém-te a par dos eventos da rede ex aequo

  1. home
  2. eventos
  3. Eventos anuais
  4. Aniversário da rede ex aequo

Aniversário da rede ex aequo

15º aniversárioA rede ex aequo está a comemorar os seus 15 anos de existência. Têm sido 15 anos com muito trabalho e associativismo juvenil, sempre com o objetivo de prestar apoio a jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo, bem como mudar realidades ao fomentar políticas e estratégicas contra a homofobia, bifobia e transfobia.

Comemorações dos 15 anos da rede ex aequo:​

Antigas comemorações:

Fundação

A rede ex aequo é o resultado do "Projecto Descentrar", um projecto que durou 2 anos, tal como previsto, e terminou no fim de 2003. O projecto foi delineado em 2000 durante uma Study Session da IGLYO (International Gay, Lesbian, Bissexual, Transgender Youth and Student Organisation) no Centro Europeu da Juventude em Budapeste como uma tentativa de resposta à falta de apoio que existia para a população LGBT, em particular os jovens, fora da capital do país. O mesmo obteve o apoio financeiro do Instituto Português da Juventude (IPJ) e foi desenvolvido no seio da Associação ILGA Portugal. Através dele procurou-se fundar o máximo de grupos de jovens LGBT em Portugal, integrados numa rede de grupos de jovens, a rede ex aequo, conferindo aos seus coordenadores o apoio, os conhecimentos e as competências necessárias para poderem desenvolver o seu trabalho de forma sustentável e responsável. A edição de um manual para coordenadores e a organização de formações eram as ferramentas base do projecto.

O nome rede ex aequo transmite os conceitos fundadores da iniciativa: a promoção não só de redes de cooperação, de partilha de informação e experiências entre os jovens a quem a associação se dirige, mas também entre os voluntários da associação, independentemente da sua localização geográfica, fomentando sinergias e o alargamento de boas práticas para outros pontos do país (rede); todos os jovens em todas as partes do país e todos os jovens independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de género são jovens “com igual mérito” (ex aequo) e são merecedores de igualdade de tratamento (nome em letras pequenas sem capitais).

A rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes é criada quando se compreende que para dar continuidade aos objectivos e resultados do projecto seria necessário criar uma associação juvenil, com entidade jurídica própria e com total autonomia e independência. O mesmo aconteceu a 5 de abril de 2003. Nos seus estatutos foram traçados os principais objectivos da associação: dar apoio à juventude LGBT e educar as mentalidades nas questões relacionadas com a orientação sexual e identidade de género.

O fórum online da rede ex aequo foi implementado a 2 de fevereiro de 2002, sendo um dos primeiros objectivos concretizados do Projecto Descentrar. O site oficial que hoje conhecemos com a morada www.rea.pt surgiu em Janeiro de 2002 - altura em que o Projecto Descentrar arrancou e em que a rede ex aequo foi criada - e pretendia oferecer informações sobre os grupos de jovens da rede ex aequo e outra informação/documentação relevante para jovens LGBT, pais, amigos e familiares. Hoje em dia o fórum continua a ser um dos recursos mais populares da associação e uma base de dados imensa de informação, opiniões e testemunhos.

Texto original de Rita Paulos
 

Aniversário

A 2 de fevereiro de 2002 nasceu o Fórum e, posteriormente, a 5 de abril de 2003 foi oficializada a fundação da rede ex aequo como associação juvenil. Assim, são estes dois aniversários que se comemoram anualmente.