a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Eventos da rede ex aequo

Mantém-te a par dos eventos da rede ex aequo

  1. home
  2. eventos
  3. Eventos anuais
  4. acampamento de verão LGBTI
  5. Testemunhos do acampamento

Testemunhos do acampamento

                                         

                                                   

Testemunhos do 13º Acampamento de Verão em São Pedro de Moel

22 a 30 de agosto de 2015

"Queria agradecer a todos os que participaram neste acampamento pela semana espectacular que tive, confesso que fui para o acampamento com um bocado de receio pois só conhecia uma pessoa mas apesar disso acabei por rapidamente fazer novas amizades o que para mim é um pouco difícil, o ambiente foi algum que nunca vivi antes e estou ansioso para repetir a experiência, acredito que fiz amigos para sempre ao longo desta semana, Obrigado a todos"

"Este Acampamento foi tão especial que é difícil seleccionar palavras para o descrever. Foi demasiado intenso e arrebatador a força dos nossos momentos juntos. Tenho saudades de acordar a ouvir Conchita Wurst, das caminhadas até à praia, da ansiedade de receber cartinhas do amig@ secret@, do vaquedo, das sailor p*tas e das vulvovaginite e as vaginetes, do peddy paper por São Pedro de Moel, de ouvir o mar revolto, das conversas pela noite, das refeições partilhadas... de vocês todxs."

"Por várias vezes me perguntaram se valia a pena ir ao acampamento. A minha resposta foi sempre que valia imenso a pena, que é uma experiência em que nos sentimos mais próximos, livres para agir de acordo com o que sentimos e pensamos, longe das barreiras e distrações que encontramos no dia-a-dia. Para mim o acampamento é especial porque é um retiro, um local onde podemos refletir sobre quem somos."

 

                                                              

Testemunhos do 12º Acampamento de Verão em Vila Nova de Milfontes

23 a 31 de agosto de 2014

" Apesar de ter estado apenas por 2 dias no acampamento tenho a dizer que foi uma experiência espectacular e enriquecedora que ficou a saber a pouco.
Os receios inicias depressa desapareceram e o tempo basicamente voou.Gostei de todas as actividades, estavam todas muito bem preparadas, só tive pena de ter falhado algumas onde gostava bye de ter participado, mas fica para o ano.
A estadia foi curta mas gostei de falar e conhecer toda a gente, só pessoal porreiro, pena não ter tido mais tempo. Mil Fontes é um sítio muito agradável que não conhecia, vou tentar regressar lá em breve.
Para o ano estou lá plantado a semana toda, só espero é ficar tão bem instalado como este ano."

"O que eu tenho a dizer a quem não foi é que vão, não se irão arrepender, estes dias em que estive lá, gostei bastante! Até para o ano, e quero ficar durante a semana inteira!"

"Há umas horas que cheguei a casa e só tenho uma coisa a dizer do acampamento AMEI, sim, por mais coisas que digam o acampamento foi uma das melhores coisas da minha vida. Saber que podias falar sem ser julgado como a sociedade faz constantemente é uma das melhores coisas e a companhia nem se fala. Todos foram simpático e muito acolhedores e gostei desse aspecto. E foi por isso que ainda me emociono quando me lembro em tanta gente boa que tive a minha volta. Agora tenho que voltar a rotina e ver sempre as mesmas pessoas homofóbicas de sempre. Vivi um sonho. Obrigado por tudo"

"Foi uma das semanas mais especiais de sempre. (...) E que o ambiente que vivemos no Acampamento venha a fazer parte do nosso dia-a-dia, e não seja apenas uma bolha!"

"Por último gostaria de fazer um apelo a todos aqueles que não participaram, seja pela razão que fôr: não deixem passar a oportunidade de frequentarem, pelo menos uma vez, o Acampamento de Verão da Rede Ex Aequo. É uma semana inesquecível que pretendo incluir nos meus próximos Verões sempre que possível."

 

                                                            

Testemunhos do 11º Acampamento de Verão em Melides

24 de agosto a 1 de setembro de 2013

"Finalmente fui aos 8 dias do acampamento, e devo dizer que nunca me senti tão bem. Com a mente livre. Saí de lá renovado, como alguns já disseram.
Para quem nunca foi e está com receio de ir por não conhecer ninguém ou por nunca ter acampado, eu já estive no vosso lugar. E olhem o resultado: senti-me inserido numa grande família. Senti-me integrado. Foi uma experiência completa.
Eu tinha receio que me fosse aborrecer em 8 dias, que haveria tempos mortos, secantes. Foi exactamente o contrário. Os 8 dias pareceram pouco, tanto até que um mesmo dia era tão intenso que pareciam dois dias num (como mencionaram na última roda, na praia)."

"Foi o primeiro a que fui, e não certamente o último.
Todos os receios que tinha ao início - o que será que vou encontrar? Será que me vou divertir? Será que me vou identificar? - No fim pensava sempre, bem se não estiver a gostar, posso-me sempre ir embora. E o mais giro foi que o que mais me arrependo foi de não ter lá estado desde o primeiro dia.
Foi um ambiente brutal, descontraído, familiar. Todos se entre-ajudavam. As refeições eram das partes mais giras, e via-se realmente o ambiente que existia.
Senti-me integrado, senti-me feliz, senti-me em paz."

 

 

 

Testemunhos do 10º Acampamento de Verão em São Pedro de Moel
18 a 26 de agosto de 2012

"Ontem estava no caminho de volta, já me estava a ver confrontada com os primeiros sinais de realidade e já me estavam a vir as saudades! Ora bolas ...Tudo o que tenho a dizer é um grande OBRIGADO!
Obrigado a todos aqueles que me proporcionaram esta semana magnifica.
Obrigado a todos aqueles que conheci e com quem tive uma maior oportunidade de trocar um dedo de conversa. Foram como uma lufada de ar fresco.
Obrigado a todos aqueles que me fizeram sorrir, que me fizeram ser eu própria e não pensar no mundo lá fora.
Obrigada a todos aqueles que me fizeram sonhar, acreditar ser possível um mundo melhor e me deram força para lutar por ele. Obrigado ... E vemo-nos novamente no próximo ano "

"ADOREI TUDO, todo o ambiente, todas as pessoas, o convívio e espero manter o contato com muita gente com quem tive a oportunidade de dividir uma semana que valeu por um ano inteiro."

"Uma experiência fantástica! Primeira vez que acampei e primeiro acampamento em que participei. É para repetir!"

“(…) este campamento es un refugio, es una utopía de cómo podría ser el Mundo , es descubrir cómo sería el mundo si no hubiera homofobia ni transfobia."

 

Testemunhos do 9º Acampamento de Verão na Ilha do Pessegueiro
20 a 28 de agosto de 2011

“Olá a todos!! Este acampamento foi hiper mega fabulástico...gravei tudo...nao na máquina fotografica...mas no meu coraçao...para que cada batimento constante me recorde destes momentos inesqueciveis....”

“São estas coisas que me dão vontade de chorar...  Graças à simples decisão de "Sim, vou ao acampamento da Rede" vivi algo unico que hoje me faz muita falta, conheci pessoas formidáveis e fiquei a admirar algumas de forma muito especial.”

“Olá pll!!
tenho pena de só termos ficado 2 noites, mas foi muito alem das minhas expectativas. Diverti-me imenso e mal posso esperar pelo próximo evento/fim-de-semana/acampamento e rever todas as pessoas que conheci.
um grande abraço a tod@s e por favor mantenham contacto”

“Completamente inesquecível.
Amei todos os dias, conhecer tanta gente e reencontrar quem não via há muito.
Entristece-me que tenha acabado, foi uma vida inteira e apenas um momento ao mesmo tempo.
Quem sabe, talvez volte para o ano...”

 

Testemunhos do 8º Acampamento de Verão em Vila Nova de Milfontes

21 a 29 de Agosto de 2010

“Olá a todos,
Foi uma experiencia muito boa e positiva.
Obrigado por partilharem as vossas experiencias e pelo companheirismo e amizade que começamos a construir.
Regressei com mais confiança, aprendi muito e quebrei os meus próprios preconceitos.
É bom sentir que crescemos tanto em tão pouco tempo.
Um agradecimento sincero e um abraço forte ”

“Olá Pessoinhas!
Só pra dizer que adorei o meu primeiro acampamento!
Desde as dinâmicas, aos debates com os convidados, foi tudo muito porreiro, mesmo ^^ Todos nós trazemos connosco boas personagens e bons amigos... para o ano há mais!!”

“Gostei muito também do meu primeiro acampamento de muitos espero . Tudo gente porreira e simpatica. a quem não foi recomendo vivamente.”

“O acampamento é muita fixe  Venham que se vão divertir à grande!!!”

 

Testemunhos do 7º Acampamento de Verão na Praia do Pedrógão
22 a 30 de Agosto de 2009

“Olá a todos!
Ainda estou com a sensação de quem esteve num sonho, por isso não tirei a pulseira laranja do meu pulso, para saber que de facto passei uma semana muito feliz e libertadora.
Adorei tudo, mais do que consigo expressar por palavras... ”

“Aiiiii que saudades!!!!!
Foi simplesmente fantástico, as actividades, o companheirismo, tudo muito bom.
Adorei-vos a todos e aguardo ansiosamente as fotos e videos ”

“Ah, adorei o acampamento, mesmo... Superou todas as minhas expectativas e para o ano voltarei de certeza! O que mais me custa de voltar à rotina normal é o silêncio, é sufocante... Onde estão as vozes, o levantar e sentar no chão, as músicas podres, o vento a bater nas tendas?

É sinal de que foi bom, portanto. Senão não sentia falta de nada! ”

“O acampamento da rede ex aequo é uma prenda de Natal no Verão!”

“Oiiiiiiiiii minha gente! Ao cabo de uma semana venho finalmente aqui manda uma laracha ou outra (). Adorei o acampamento. Foi emocionalmente intensíssimo, mas até isso teve o seu quê de interessante. Penso que nunca tinha criado e quebrado laços tão fortes num tão curto espaço de tempo. Uma estufa de emoções este camping.”

 

Testemunhos do 6º Acampamento de Verão em Constância
16 a 24 de Agosto de 2008

“Adorei o acampamento, foi uma semana muito agradável, pena que tenha passado tão rápido…
Gostei muito do convívio e das actividades.
Adorei estar com pessoas que já conhecia e também conhecer nov@s amig@s que hão-de ficar para sempre!”

“Foi espectacular e foi onde eu dei algumas das mais sentidas gargalhadas dos últimos meses. As pessoas foram extraordinárias, e só seriam mais simpáticas se tivessem feito uma lobotomia e tomado uma dose de prozac a seguir. Foi uma semana… inesquecível; foi, foi de facto uma semana inesquecível. Uma semana onde eu pude estar à vontade, onde pude falar sem problemas ou receio sobre o que quer que me aflorasse à cabeça. Foi também uma semana que me abriu muito os horizontes e me fez olhar o nosso “Little Portugal,” e a comunidade LGBT nele inserida, de forma diferente.”

“Das coisas que mais me chateia é o de não ter podido ir mais cedo, para poder presenciar mais actividades fantásticas, tal como o amigo secreto. Mas das que mais me orgulho foi de ter escolhido ficar até ao fim.”

“TOU COM SAUDADES!!! Quero acordar cheio de calor dentro da tenda de novo, quero ter de esperar para tomar banho (), quero ter de mostrar o cartão à entrada e ouvir todos os dias que temos andado a fazer muito barulho.”

“Se conseguirem imaginar algo de tão bom que acaba por não haver palavras para o expressar juntam-lhe um pouco mais e dará as sensações que trago do acampamento…”

“Ahhh, e cheguei à conclusão que perdi 3 Kg no acampamento!!! (para além de ter deixado de fumar)
Slogan para o próximo ano: "Largue as pastilhas de nicotina e as garrafas de Formas Luso! Venha vitaminar a sua existência e colorir os seus dias - venha ao 7.º Acampamento de Verão para Jovens LGBT e simpatizantes!"”

“Tudo neste acampamento me marcou, principalmente as amizades que fiz. Conheci pessoas fantásticas, conheci melhor os amigos que já tinha, pude soltar-me, divertir-me sem medos.”

“Foi muito bom, é uma semana espectacular e estás mesmo num mundo à parte, estás livre. E claro que vale a pena, conheces pessoas fantásticas, divertes-te muito e também aprendes. Claro que a volta ao mundo real é um pouco difícil, mas nada é perfeito.
Para quem vai a 1ª vez: Têm que participar em todas as actividades, porque assim a experiência fica completa.”

 

Testemunhos do 5º Acampamento de Verão na Ilha do Pessegueiro
19 a 26 de Agosto de 2007

"Foi o meu primeiro acampamento e ADOREI !!! O pessoal era todo muito fixe e divertido. Passamos momentos memoráveis que apenas deixam uma enorme vontade de repetir no próximo ano, e no próximo e no próximo…"

"Gostei tanto dos laços que se criaram, da gentileza de cada um, da partilha e dos afectos. O espelho da felicidade nos rostos e nos gestos… os abraços. A alegria que se respirava. A forma de estar de bem com o mundo e com os outros foi tão linda… O interesse pelas dinâmicas, pelo outro, por ajudar a melhorar cada proposta."

"O melhor acampamento da minha vida!"

"Passámos muito esta semana, bons e menos bons momentos (99,9% bons) e fizemos amizades que (pelo menos eu) espero e acredito que sejam para sempre… sei que foi apenas uma semana, mas 24 horas com as mesmas pessoas, parece que é muito mais tempo, embora tenha passado a correr, quando se olha para trás."

"Estranhamente, foi a parte da manhã que mais me agradou, não que as restantes partes do dia não me agradassem mas nas manhãs foi onde pus à prova a minha timidez e à-vontade para com as pessoas, quer "estranhas" ou conhecidas. A verdade é que este exercício correu muito bem e fez crescer a minha auto-confiança, no entanto devo um grande agradecimento ao pessoal fantástico que nunca me virou as costas ou desprezou, factor que me fez continuar cada dia que passou!"

"Bem pessoal, ADOREI mas adorei mesmo o acampamento!! Estive mesmo para não ir, pois não conhecia ninguém, mas bendita a hora em que a minha vontade falou mais alto! Vocês são todos um máximo, adorei as actividades e adorei o convívio, apenas tive pena de não poder ter ficado até ao fim."

 

Testemunhos do 4º Acampamento de Verão na Ilha do Pessegueiro
20 a 27 de Agosto de 2006

"Para mim o acampamento foi um sopro de ar fresco, uma oportunidade de fugir à pressão e repressão do dia-a-dia. Pude finalmente ver a rede ex aequo como ela é; um espaço acolhedor onde há lugar para toda a gente. Adorei conhecer e partilhar momentos fantásticos com estas pessoas, todas diferentes e interessantes!"

"Gostei imenso deste acampamento - fazia grandes expectativas e é com orgulho que digo que o mesmo as superou"

"O acampamento para mim foi uma longa viagem até ao local onde se realizou! Uma longa viagem para diminuir a distância entre pessoas como eu. Foi conhecer mais um canto bonito de Portugal, foi descobrir pessoas e também descobrir-me a mim como pessoa."

"Para mim este acampamento foi uma experiência fantástica tanto a nível pessoal como inter-pessoal, pelas actividades realizadas (debates interessantes e outros jogos que nos permitem ficar um pouco mais cientes da nossa realidade), assim como o ambiente fantástico vivido e criado pelas pessoas neste acampamento. Um momento a recordar!"

"Para mim este acampamento foi um encontro de grande convívio onde conheci pessoas fantásticas ao ponto de poder dizer 'que pena que não são todas do sítio onde moro'. Teve actividades divertidas e outras importantes pois estimularam a expressão oral com todas as vantagens que isso traz para o conhecimento próprio e dos outros que participam connosco.  Num meio destes, de grande partilha de experiências e vivências, é realmente possível falar em amigos e contribuir para o nosso desenvolvimento pessoal. Aqui mais que noutro sítio se destroem preconceitos e homofobia internalizada."

 

Testemunhos do 3º Acampamento de Verão na Ilha do Pessegueiro
21 a 28 de Agosto de 2005

"HIPER POSITIVO! INESQUECÍVEL! MUITOS PARABÉNS!!!! Foram as minhas palavras no final, e… é mesmo verdade, mas também falta o INDESCRITÍVEL!"

"Desde ontem quando cheguei que penso no que aqui escrever, mas é impossível! Como transpôr para umas simples linhas esta semana? Impossível… Só estando lá e presenciando tudo. O convívio, a partilha, as amizades fortalecidas e outras criadas, a boa disposição… Tudo, tudo, tudo! Impossível mesmo. Apenas posso agradecer a todos por me terem proporcionado esta semana na minha vida!"

"O acampamento foi totalmente espectacular… Adorei o sítio, as pessoas, as actividades, tudo… (…) A organização foi espectacular e surpreendeu-me o facto de estarem sempre acessíveis para conversar e explicar o que quer que fosse."

"Reduzir num texto breve os acontecimentos da última semana… bem, seria tarefa impossível. Não só se trataria de compactar cada momento inesquecível em várias linhas mas também tentar expor em palavras toda a sensação de cumplicidade que julgo ter sido criada entre todos os participantes."

"As pessoas do melhor que pode haver (e às resmas, qualquer dia não cabemos todos no parque de campismo!), as actividades foram de certeza muito importantes para todos desde as mais sérias de discussão e reflexão a jogos mais divertidos como o Festival Pimbavisão (onde as vacas deram o litro!) ou o Pictionary gay (ou será Gaytionary?!). Diverti-me e amei estar lá."

"Foram quase 5 dias que posso dizer inesquecíveis vividos num espírito de igualdade, amizade e muita diversão. (…) De muito se falou, muito se aprendeu, muito se dasabafou… muitas foram as gargalhadas e sorrisos no geral… e muita é agora a nostalgia por estar a escrever com os verbos no passado…"

"O convívio convosco e as diversas actividades fizeram com que voltasse do acampamento uma pessoa melhor e mais segura de mim. Por isso obrigada a cada um de vós e à organização."

 

Testemunhos do 2º Acampamento de Verão na Ilha do Pessegueiro
22 a 29 de Agosto de 2004

"Obrigado a todos pelo acolhimento, simpatia e histórias de vida que partilhámos nestes dias. Foi muito melhor que aquilo que esperava. Many thanks!"

"Só queria agradecer ao pessoal tão fabuloso que lá no acampamento estiveram, gostei imenso de participar ainda que fosse só durante o fim de semana."

"Adorei! Nunca pensei que ia ser assim… os dias a rirmos e a divertirmo-nos, e as coisas que aprendemos nos debates…"

"Que fixe-giro-magnífico que foi! Tantos amigos novos… Tantas histórias, verdades, intercâmbios."

"Amei o acampamento e vai ficar na lista das minha prioridades para as próximas férias de Verão. Nunca imaginei que pudesse encontrar tão boa gente nesta inciativa com carimba rede ex aequo."

"Quem não foi não faz ideia do que perderam, todos deviam ir para o ano, nem que seja só no fim de semana como alguns fizeram."

 

Testemunhos do 1º Acampamento de Verão na Ilha do Pessegueiro
25 a 31 de Agosto de 2003 

"Como explicar o que foi este acampamento? Não sei… Não há palavras suficientemente grandes ou suficientemente fortes para explicar os laços que se criaram neste acampamento. O mundo lá fora deixou de existir e pudemos ser nós, somente nós."

"FOI DEMAIS!!! A-DO-REI!!! Valeu, pessoal, vocês são o máximo!!!"

"Só tenho que agradecer a todo o pessoal por tudo, foi tudo excelente, desde o ambiente, ao companheirismo, facilidade em lidar com toda a gente, respeito mútuo, foi tudo óptimo. Devo dizer que na hora de ir embora (caso não tenham reparado) não queria nada nada nada vir embora, estava muito muito triste, e neste momento estou com um grande sentimento de nostalgia e com o nosso tão lusitano e nobre sentimento de saudade." 

"O camping quase não tem descrição possível. Foi viver num mundo à parte onde todos eramos livres e respeitados. É uma doce utopia que oferecemos a nós mesmos durante uma semana, é um doce que se mete na boca e que não se quer largar."

"Quero dizer que foi um prazer conhecer gente tão simpática. Se todos fossem como vocês o mundo seria bem melhor."

"Foi óptimo, fantástico, lindo, divertido, fixe, porreiro, animado, muito bom, excelente, extraordinário, fabuloso, formidável, sensacional, incrível, etc…"