Olá, Visitante. Por favor Entra ou Regista-te se ainda não fores membro.
Perdeste o teu e-mail de activação?
09.Set.2010, 09:17:29

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Brochura "Educar para a Diversidade: Um Guia para Professores sobre Orientação Sexual e Identidade de Género" pode ser consultada aqui.

*
+  Fórum da rede ex aequo
|-+  Fóruns Nacionais
| |-+  Geral
| | |-+  Porque será que existem gays, lésbicas e bissexuais?
« anterior seguinte »
Páginas: 1 ... 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 Imprimir
Autor Tópico: Porque será que existem gays, lésbicas e bissexuais?  (Lido 13489 vezes)

Kgirl
Membro Sénior

waiting for...

« Resposta #165 em: 11.Nov.2009, 21:13:35 »

Primeiro que tudo eu queria saber porque é que existem os termos "gay, lesbicas e bissexuais", será mesmo necessario rotular as coisas? Acho que a discriminação começa logo ai, eu vejo as pessoas como pessoas, quero la saber de quem gostam ou do que gostam, somos seres humanos e acabou, agora "homo, hetero, bi"? volto a perguntar há mesmo necessidade? sejamos simples, se queremos coisas simples.

Apioiado  Excelente Orgulhoso

Spoiler (clicar para mostrar ou esconder)

E aqui tens mais uma! Grin

Não são os rótulos nem as perspectivas sociais que estão em discussão. Roll Eyes

Entao que está em causa? Ser "gay" é uma perscpectiva social e um rotulo.  O que esta em causa ?
« Última modificação: 11.Nov.2009, 21:15:27 por Kgirl » Registado

"A inteligência limita a autonomia humana" (lali puna, contratempo)
Epsilon
Novo Membro
*

« Resposta #166 em: 12.Nov.2009, 02:41:34 »

Ser "gay" antes de ser uma perspectiva social e um rótulo é acima de tudo uma condição biológica e fisiológica e acho que é isso que tem todo o interesse debater.
Registado
MafsBei
Visitante
« Resposta #167 em: 12.Nov.2009, 07:42:58 »

Verdade, e então penso que na ideia da Kgirl a pergunta que deveria estar no título desde tópico (penso eu, digo isto pelo que me foi dado a entender) deveria ser: Porque é que existem pessoas que se sentem atraídos física e emocionalmente por pessoas do mesmo sexo?

Eu acho que se não houvesse rótulos, certas questões seriam feitas na mesma mas de uma forma diferente. No entanto o ser humano tem tendência a rotular tudo de maneira a poder fazer associações. O problema não está em, penso eu, rotular mas na maneira como se utiliza, ou não, esse mesmo rótulo.

Respondendo à pergunta do tópico. Independentemente de todas as teorias cientificas que possam existir, e algumas delas provavelmente correctas, tento pensar que o facto de existirem pessoas que se sentem atraídas tanto física como emocionalmente por pessoas do mesmo sexo, ou pelos dois, é a mesma razão porque existem pessoas que sentem o mesmo mas em relação a pessoas do sexo oposto. Os sentimentos e sensações podem escolher género, mas não são condicionados pelo género, se é que me faço entender.  Smiley
« Última modificação: 12.Nov.2009, 12:53:51 por MafsBei » Registado
Josef
Visitante
« Resposta #168 em: 12.Nov.2009, 10:30:26 »

Primeiro que tudo eu queria saber porque é que existem os termos "gay, lesbicas e bissexuais", será mesmo necessario rotular as coisas? Acho que a discriminação começa logo ai, eu vejo as pessoas como pessoas, quero la saber de quem gostam ou do que gostam, somos seres humanos e acabou, agora "homo, hetero, bi"? volto a perguntar há mesmo necessidade? sejamos simples, se queremos coisas simples.

Apioiado  Excelente Orgulhoso

Spoiler (clicar para mostrar ou esconder)

E aqui tens mais uma! Grin

Não são os rótulos nem as perspectivas sociais que estão em discussão. Roll Eyes

Entao que está em causa? Ser "gay" é uma perscpectiva social e um rotulo.  O que esta em causa ?

O que está em causa é o motivo pelo qual existem pessoas que se sentem atraídas por outras do mesmo sexo. As palavras referidas no título no tópico não passam de meios de identificação.
Registado
Kgirl
Membro Sénior

waiting for...

« Resposta #169 em: 12.Nov.2009, 21:13:03 »

Lol entao e acham que isso tem resposta? sejamos razoaveis. Já agora porque é que há pessoas que gostam de azul e outras de amarelo? lool quando souberem resposta a esta questao sabem resposta ao titulo do topico.
Acho que nós deviamos ser os primeiros a evitar essas palavras, esses rotulos, se não vamos ser sempre as "lesbicas" os "gays" e os "bissexuais", é isso que querem pra voceS? eu pessoalmente não quero portanto encaro as coisas com naturalidade. Mas são maneiras de pensar, eu nao gosto de discriminar nada. Mas é como digo cada um sabe de sim.
A minha opinião é que nada disto tem logica.
Registado

Myself34
Membro Total

Welcome To My Truth

« Resposta #170 em: 12.Nov.2009, 23:22:47 »

Voto na  Kgirl para Presidente da Junta!!! Grin Grin

Já comentei este post algures no tempo, mas não resisto a deixar de novo a minha opinião... a pergunta deste topico é o mesmo que perguntar porque será que existem raças de cores diferentes? Porque é que eu sou mais baixa que a minha irmã? porque é que a minha vizinha é mais magra do que eu no entanto come mais? Porque é que os meus pais sao os dois morenos e eu nasci de olhos claros? Porque é que eu gosto do verde e a minha namorada prefere o preto? Porque é que eu tenho vocação para a informática e a minha amiga tem vocação para o desporto e para a música???

Todas as questões merecem um tópico especifco? Todas estas questões merecem que se percam horas de sono para conseguir encontrar uma razão lógica? Estas questões merecem ser debatidas durante horas a fio numa conversa de café entre amigos? ou num debate televisivo? ou até mesmo numa convenção internacional entre várias nações?

é que enquanto esta questão, "Porque será que existem gays, lésbicas e bissexuais?, for lançada entre as pessoas quer dizer que existe o preconceito e a não aceitação de um facto tão natural como duas pessoas do mesmo sexo se amarem!

Eu pessoalmente nunca me questionei porque é que gosto de mulheres! Sempre aceitei isso com a mesma naturalidade com que aceito por exemplo gostar imenso de animais e principalmente de gatos!
Se me perguntam porque é que gosto de mulheres eu respondo : " e tu porque é que gostas mais de caes do que gatos?"
Não tem que haver uma explicação racional para este tema, apenas deixar cada um viver a sua natureza, sentimentos e afininidades....

Enfim....penso eu de que...
Registado

Let me outta my cage, can't you see I'm untamed; I'm like a wildcat...
Forget About the World, worry about your girl...
A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido...
Epsilon
Novo Membro
*

« Resposta #171 em: 12.Nov.2009, 23:45:21 »

Voto na  Kgirl para Presidente da Junta!!! Grin Grin

Já comentei este post algures no tempo, mas não resisto a deixar de novo a minha opinião... a pergunta deste topico é o mesmo que perguntar porque será que existem raças de cores diferentes? Porque é que eu sou mais baixa que a minha irmã? porque é que a minha vizinha é mais magra do que eu no entanto come mais? Porque é que os meus pais sao os dois morenos e eu nasci de olhos claros? Porque é que eu gosto do verde e a minha namorada prefere o preto? Porque é que eu tenho vocação para a informática e a minha amiga tem vocação para o desporto e para a música???

Todas as questões merecem um tópico especifco? Todas estas questões merecem que se percam horas de sono para conseguir encontrar uma razão lógica? Estas questões merecem ser debatidas durante horas a fio numa conversa de café entre amigos? ou num debate televisivo? ou até mesmo numa convenção internacional entre várias nações?

é que enquanto esta questão, "Porque será que existem gays, lésbicas e bissexuais?, for lançada entre as pessoas quer dizer que existe o preconceito e a não aceitação de um facto tão natural como duas pessoas do mesmo sexo se amarem!

Enfim....penso eu de que...

Discordo completamente. Acho que tem todo o interesse em tentar perceber e debater a resposta para todas as perguntas que fizeste em cima. Sendo eu um rapaz homossexual tem ainda mais interesse para mim tentar perceber qual o milagre da natureza que me tornou no que sou, algo em que eu tenho muito orgulho, não tem nada mas mesmo nada a ver com preconceito ter curiosidade por uma questão tão interessante. E sim, é um facto natural duas pessoas do mesmo sexo se amarem, mas a natureza permitiu que isso acontecesse segundo as suas regras e isso é algo de fantástico e maravilhoso que me deixa estonteado xD. Querer saber a resposta para uma pergunta não lhe tira o valor. Aliás, mais do que a resposta em si, o debater a pergunta às vezes acaba por ser mais interessante.
Registado
Kgirl
Membro Sénior

waiting for...

« Resposta #172 em: 13.Nov.2009, 17:42:31 »

loool epa com todo o respeito mas consideras-te um fenomeno extraordinario da natureza so por seres rapaz e gostar de rapazes?
Acho que talvez deves ponderar que isso não tem explicação nenhuma, acontece porque é NORMAL, os animais tambem têm relaçoes com outros do mesmo genero. Mas se isso te faz sentir especial, quem sou eu pra te dizer o contrario.
Registado

Arms
Membro Vintage

Back to basics...

« Resposta #173 em: 13.Nov.2009, 17:55:35 »

loool epa com todo o respeito mas consideras-te um fenomeno extraordinario da natureza so por seres rapaz e gostar de rapazes?
Acho que talvez deves ponderar que isso não tem explicação nenhuma, acontece porque é NORMAL, os animais tambem têm relaçoes com outros do mesmo genero. Mas se isso te faz sentir especial, quem sou eu pra te dizer o contrario.

Hmmm... Se acontece e se existe é porque tem explicação. Nem que seja por ser uma condição genética ou estar escrito no nosso DNA. Pessoalmente acho pertinente discutir estes temas no sentido de se chegar a uma melhor compreensão e, em consequência, reduzir a descriminação. Porque já se sabe que as pessoas têm medo daquilo que desconhecem e reagem a isso. Não é por uma questão de se sentir especial mas por uma questão de provar cientificamente que é uma condição natural e acontece por causa de xis ou ipsilon. Não é no sentido de "Olha, sou assim porque sou especial!". Não. É mais o tentar chegar ao "Sou assim porque é natural. Acontece."

Ainda ontem estive a ver um programa interessante no National Geographic que falava da descodificação do código genético e das descobertas que se fez por causa disso. Falaram sobre a coloração dos olhos e que genes afectam nisso. Achei interessante quando disseram que o genes por si não determinam nada, funcionam apenas como interruptores que ligam ou desligam outros genes que depois vão condicionar efeitos aleatórios. Talvez a sexualidade esteja, em parte, ligada a um desses genes. Talvez os heterossexuais tenham o gene ligado e os homossexuais o tenham desligado. Em tom de brincadeira, os bissexuais teriam o gene a ligar e desligar, como os putos que se põem a ligar e desligar as luzes. Sei lá... Mas achei interessante a possibilidade de aparecer uma explicação genética. Smiley
Registado

All contents © copyright 2010 by Arms. No duplication, reproduction, or reprinting of Arms' posts and/or related comments allowed without written permission from the author.
Joker
Membro Sénior

That's all.

« Resposta #174 em: 13.Nov.2009, 18:37:33 »

Uma frase do (grande) filme Latter Days:

"you'r church doesn't like alcohol or homossexuals. Well, I'm definitly not joining... can't imagine heaven without both!"
Registado

'i'm your biggest fan, i'll follow you until you love me'
Kgirl
Membro Sénior

waiting for...

« Resposta #175 em: 13.Nov.2009, 18:42:16 »

Sim Arms tens razao, mas ora ve bem, será quando ah sexualidade não será apenas mais uma das milhentas coisas em que somos diferentes? Será mesmo necessário estarmos constantemente de parte de toda a sociedade? Não concordo com isso.
Eu acho que devemos começar por nós a abrir os horizontes, eu não me apetece muito estar no meio de pessoas e ser rotulada a rapariga "gay" quero ser a rapariga como todas as outras. Por isso não me auto-intitulo "gay" acho ridiculo ter de definir-me assim só para me diferenciar, eu nao quero estár de parte, bem mas isto se calhar ja é off-topic é melhor ficar por aqui.
Não quero ofender ninguem, apenas expressar-me, nao vejam isto como um comentário negativo, até porque o que digo aqui digo no meu dia-a-dia a quem quer que seja.
Registado

MafsBei
Visitante
« Resposta #176 em: 13.Nov.2009, 18:50:12 »

Sim Arms tens razao, mas ora ve bem, será quando ah sexualidade não será apenas mais uma das milhentas coisas em que somos diferentes? Será mesmo necessário estarmos constantemente de parte de toda a sociedade? Não concordo com isso.

Visto assim só posso concordar contigo. No entanto, concordo também com o Arms quando ele diz que " Pessoalmente acho pertinente discutir estes temas no sentido de se chegar a uma melhor compreensão". Porque eu discuto este tema como discuto qualquer outro, na medida em que  possa compreender melhor e enfim, descobrir apenas por descobrir, debater apenas por debater porque isso é interessante.

Em relação aos rótulos, repito o que já disse há uns post's atrás: o ser humano tem tendência a rotular tudo para fazer associações. O que importa não é o rótulo, mas a maneira como é utilizado, ou não é utilizado (quando dizes que não queres ser rotulada como a rapariga gay, queres ser a rapariga como todas as outras. Por exemplo, eu também detesto que me vejam assim, mas não porque sou preconceituosa ou o que queiram chamar, apenas porque prefiro agir de forma neutra, e ser um elemento neutro, em relação a).
Registado
Kgirl
Membro Sénior

waiting for...

« Resposta #177 em: 13.Nov.2009, 18:58:15 »

Acho que não vou dizer mais nada neste topico, tudo o que acho já disse e repeti. Lamento a forma de pensar de algumas pessoas e alegro-me com a forma de pensar de outras, acho contudo que tem sempre de começar por nós, e que uma má decisão de qualquer um de nós, vai SEMPRE prejudicar todos os outros. E também concordo com discussoes saudaveis, nao pactuo é com preconceitos/esteriotipos de pessoas que querem igualdade e depois sao as primeiras a porem-se de parte, mas pronto cada um vive como sabe e como não sabe. Penso que nada mais tenho a acrescentar a este topico, peço desculpa se feri susceptibilidades.
Registado

Arms
Membro Vintage

Back to basics...

« Resposta #178 em: 13.Nov.2009, 19:10:21 »

Eu acho que devemos começar por nós a abrir os horizontes, eu não me apetece muito estar no meio de pessoas e ser rotulada a rapariga "gay" quero ser a rapariga como todas as outras.

Vê por esta perspectiva: para chegarmos a esse ponto temos que partir de algum lado. Ela não irá acontecer só por si. Se se provar que é uma condição genética (por exemplo) poderás dizer simplesmente que, "és uma rapariga como outra qualquer, apenas és gay como uma outra rapariga é hetero". E terás como base de apoio toda a comunidade científica.

Não estou a dizer que não concordo contigo, atenção. Compreendo o teu ponto de vista e consigo até compreender o porquê da tua necessidade de não quereres ser rotulada. Mas, vendo com mais atenção, ao chamarem-te "rapariga, feminina, mulher" estão a rotular-te. O pior não está no rótulo em si, está nas atitudes que as pessoas tomam ao confrontarem-se com o rótulo.
Registado

All contents © copyright 2010 by Arms. No duplication, reproduction, or reprinting of Arms' posts and/or related comments allowed without written permission from the author.
TiagoJ
Membro Sénior

Wannabe World Traveller

« Resposta #179 em: 13.Nov.2009, 20:38:06 »

O pior não está no rótulo em si, está nas atitudes que as pessoas tomam ao confrontarem-se com o rótulo.

Completamente de acordo! Embora todas as pessoas andem 'rotuladas', torna-se muito pior quando as atitudes face a algo considerado diferente começam a prejudicar a sociedade... É verdade que custa mais a uns do que a outros viver com este rótulo, mas temos que tentar dar sempre a volta por cima. Wink
Registado

A vida é complexa. Tem componente real e imaginária.
Páginas: 1 ... 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: