Fórum da rede ex aequo

Assuntos Gerais => Geral => Arquivo => Tópico iniciado por: theway em 23.mai.2009, 21:41:45

Título: Europeias 2009
Enviado por: theway em 23.mai.2009, 21:41:45
Inspirado pelo tópico Legislativas em 2009 (https://www.rea.pt/forum/index.php?topic=14459.0), serve este espaço para debater as próximas eleições europeias, a realizar no dia 7 de Junho. Em que partido tencionas votar? As questões LGBT nos seus programas têm alguma influência na tua decisão de voto?

Aqui está uma lista das posições de cada partido sobre a homossexualidade/casamentos entre pessoas do mesmo sexo/homoparentalidade (com a ajuda do EU Profiler):

BE - Bloco de Esquerda

"O Bloco defende: (...) 3. Alteração do Código Civil no sentido de abolir a referência ao sexo diferente dos cônjuges no respeitante ao casamento civil e à nulidade de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, à semelhança do que foi recentemente aprovado em Espanha." (Tempo de Viragem – Programa Eleitoral Legislativas 2005, p. 97, http://www.bloco.org/media/programa2005.pdf (http://www.bloco.org/media/programa2005.pdf) )

CDS-PP - Centro Democrático Social - Partido Popular

“O eurodeputado português Ribeiro e Castro defendeu hoje um novo debate sobre a família e a defesa da vida para travar a tendência de "legislar contra valores", em casos como o casamento homossexual ou o aborto. (...) Ribeiro e Castro falava à Lusa em Madrid onde participa no segundo encontro da Acção Mundial de Parlamentares e Governantes pela Vida e pela Família que deverá aprovar uma declaração contra o aborto e a eutanásia, a favor do casamento entre um homem e uma mulher e de mais apoios à maternidade. (...) Como exemplos do que classifica como projectos legislativos que "violam valores", Ribeiro e Castro apontou a recentemente aprovada lei do aborto em Portugal ou a proposta de referendo sobre o casamento homossexual.” (Ribeiro e Castro crítica legislação «contra valores» como casamento homossexual e aborto, Última Hora, Público, 27.03.2009 http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1371172&idCanal=62 (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1371172&idCanal=62) , consulted 13-04-2009)

CDU - Coligação Democrática Unitária

“O PCP concorda com o casamento entre homossexuais mas tem dúvidas quanto à adopção por casais do mesmo sexo, considerando que essa questão merece ser mais debatida na sociedade antes de ser consagrada na lei. Em declarações aos jornalistas, o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, anunciou que a bancada comunista vai votar a favor do projecto do Partido Ecologista "Os Verdes", que consagra o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo (...) (PCP concorda com casamentos homossexuais mas tem dúvidas quanto ao direito à adopção, Público online 24-09-2008, http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1343834 (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1343834) , consulted 26-03-2009)

MEP - Movimento Esperança Portugal

"O casamento de pessoas do mesmo sexo não faz parte da lista de prioridades políticas do MEP. [...] Esta não é seguramente questão que esteja nas 100 questões fundamentais a nível político em Portugal", afirmou, em declarações à Agência Lusa. A título pessoal, Rui Marques manifestou-se contra a alteração do Código Civil para permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo." (Casamentos homossexuais – tema está fora das “cem primeiras” prioridades de Portugal, Rui Marques, RTP Online, 03-10-2008, http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=65748&visual=3&layout=10 (http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=65748&visual=3&layout=10) , consulted 12-03-2009) "O presidente do Movimento Esperança Portugal, Rui Marques, criticou hoje o PS por introduzir os temas do casamento homossexual e eutanásia na agenda (...) "A ideia é cobrir o eleitorado à esquerda", criticou Rui Marques, considerando que aquelas questões não constituem uma prioridade no país e que irão dividir a sociedade." (Presidente do MEP acusa PS de se transformar numa "cópia irresponsável" do Bloco de Esquerda, Público 03-03-2009, http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367516&idCanal=12 (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367516&idCanal=12) , consulted 12-03-2009)

MMS - Movimento Mérito e Sociedade

(...) em matérias de consciência - eutanásia, legalização do aborto e casamentos de pessoas do mesmo sexo, a politica oficial do MMS é a de deixar à liberdade de cada um a posição a tomar. (...) pessoalmente sou favorável à legalização de qualquer uma das anteriores” (Declaração do Presidente do Partido, Auto-Posicionamento, 06-04-2009)


“Casamentos gay. A favor ou contra?” “O Estado não se deve intrometer nos sentimentos das pessoas. Parece-me adequado a formalização desse princípio, que é a adaptação da lei à realidade.” (Nos EUA votaria Obama claramente, Diário de Notícias 30-04-2008, http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=998694 (http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=998694) , consulted 25-03-2009)

MPT - Movimento Partido da Terra

Sem posição

PCTP-MRPP - Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado

Sem posição


POUS - Partido Operário de Unidade Socialista


Sem posição

PH - Partido Humanista

“Por outro lado, para os humanistas todas as pessoas têm direito a escolher a sua orientação sexual. É necessário baixar as armas do preconceito e abrirmo-nos à diversidade e liberdade das opções individuais. Defendemos o direito ao casamento e adopção para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual (...) (Programa Eleitoral do Partido Humanista, Legislativas de 2005, p. 2, http://www.movimentohumanista.com/ph/xpagina.php?tema=propostas&subtema=pprincipais (http://www.movimentohumanista.com/ph/xpagina.php?tema=propostas&subtema=pprincipais) )


PNR - Partido Nacional Renovador

“A propósito da intenção de José Sócrates querer viabilizar o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo, colocando este tema na agenda da próxima legislatura, o PNR vem de novo repudiar veementemente tal proposta, entendendo tratar-se de um grave atentado contra as estruturas e os valores de uma sociedade sã.” (Excerto do Website do PNR, http://www.pnr.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=103 (http://www.pnr.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=103) , consulted 27-03-2009) “A nossa concepção de família assenta, assim, exclusivamente na família tradicional heterossexual, por ser a única que, de acordo com a Ordem Natural, assegura a reprodução natural, a criação e educação dos nossos descendentes em condições equilibradas e harmoniosas.” (Programa Político do PNR, http://www.pnr.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=62&Itemid=103 (http://www.pnr.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=62&Itemid=103) , consulted 27-03-2009)


PPM - Partido Popular Monárquico

“O Partido Popular Monárquico (PPM) opõe-se à proposta do PS sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo (...). «Não vamos perder tempo precioso a superar a recessão por culpa do PS», acrescenta o PPM, argumentando ainda que os direitos dos homossexuais já estão consagrados no artigo 13º da Constituição (...). (Monárquicos contra casamento entre homossexuais, IOL Diário, 22-01-2009, http://diario.iol.pt/politica/ppm-monarquicos-homossexuais-casamento-gays-iol/1035392-4072.html (http://diario.iol.pt/politica/ppm-monarquicos-homossexuais-casamento-gays-iol/1035392-4072.html) , consulted 27-03-2009)

PS - Partido Socialista

"Este é o momento para que o PS, no seu congresso nacional, afirme a sua vontade de propor à sociedade portuguesa o direito ao casamento civil para pessoas do mesmo sexo", declarou Sócrates na apresentação da sua moção de orientação política no Centro Cultural de Belém. Perante uma enorme ovação de cerca de 300 militantes socialistas, José Sócrates defendeu que chegou agora o momento de se fazer o debate e a discussão com a sociedade portuguesa sobre casamentos homossexuais. Para o líder socialista, trata-se de "eliminar uma discriminação histórica, que não honra nenhuma sociedade aberta".” (Casamento homossexual será uma vitória de toda a sociedade portuguesa, RTP online, 18-01-2009, http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=68989&visual=3&layout=10 (http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=68989&visual=3&layout=10) , consulted 27-03-2009)

PSD - Partido Social-Democrata

“Questionada por Constança Cunha e Sá sobre o que pensava do casamento entre homossexuais, Manuela Ferreira Leite respondeu: «Eu não sou suficientemente retrógada para ser contra as ligações homossexuais. Aceito. São opções de cada um, é um problema de liberdade individual, sobre a qual não me pronuncio». (...) «Pronuncio-me, sim, sobre o tentar atribuir o mesmo estatuto àquilo que é uma relação de duas pessoas do mesmo sexo igualmente ao estatuto de pessoas de sexo diferente». (...) «Admito que esteja a fazer uma discriminação porque é uma situação que não é igual. A sociedade está organizada e tem determinado tipo de privilégios, tem determinado tipo de regalias e de medidas fiscais no sentido de promover a família». E a seguir especificou que essas medidas eram «no sentido de que a família tem por objectivo a procriação». Visando os chamados casamentos gay, ainda fez um acrescento. «Chame-lhe o que quiser, não lhe chame é o mesmo nome. Uma coisa é o casamento, outra é outra coisa qualquer», disse”. (Ferreira Leite admite discriminar casais 'gay', Diário de Notícias, 2/7/2008, http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=994346 (http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=994346) , consulted 13-04-2009)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Luis19 em 23.mai.2009, 22:25:30
Eu o ano passado votei no Bloco de Esquerda. E tenciono repetir este ano.
Não tem nada a ver com "destaques LGBT" pois eu só agora é que vi o que o partido "defende" dentro desta temática.
Mas sempre senti um certo gosto pelos interesses do Francisco Louçã.

(Respondi, por responder, mas não esquecer que o voto é secreto)  :P
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 24.mai.2009, 17:49:25
"As questões LGBT nos seus programas têm alguma influência na tua decisão de voto?"

No meu caso e nesta altura não só têm influência como são decisivas ::)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: core_dump em 24.mai.2009, 18:04:42
Aproveito para deixar aqui um link para um blogue de apoio ao Paulo Rangel, que agrega (não só mas também) grande parte das pessoas que escreviam na Atlântico:
http://papamyzena.blogs.sapo.pt/ (http://papamyzena.blogs.sapo.pt/)
Recomendo especialmente os posts da Maria João Marques.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: lost_head em 24.mai.2009, 18:28:06
Não voto somente pelas questões lgbt. Tento perceber pelo que lutam num sem numero de áreas. Meu voto vai para a CDU (PCP)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: a....miguel9 em 24.mai.2009, 18:35:45
tenho esperança que o PS procure fazer aquilo a que se propês....
por isso vou votar no PS
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: MeninO do MaR em 24.mai.2009, 20:35:02
"As questões LGBT nos seus programas têm alguma influência na tua decisão de voto?"

No meu caso e nesta altura não só têm influência como são decisivas ::)

Subscrevo inteiramente!
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Chevalier_du_ciél em 24.mai.2009, 22:17:41
acho errático uma pessoa votar apenas com viso nas questões de orientação...
O meu voto vai para o bloco de esquerda ::)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: MisticThought em 24.mai.2009, 22:39:27
acho errático uma pessoa votar apenas com viso nas questões de orientação...

Concordo plenamente. As questões sobre a orientação sexual não são a unica coisa com que temos que nos preocupar. Actualmente há uma data de questões que podem ate estar numa situaçao bem mais precária, e que merecem a nossa atenção. Somos cidadãos e, como tal, é nossa obrigação zelar pela melhor solução aos vários níveis. Seremos egoístas se votarmos a pensar apenas numa questão. Todas nos interessam, mais cedo ou mais tarde, seja pelo nosso futuro ou mesmo até pelo presente de pessoas chegadas a nós, amigos ou familiares.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 25.mai.2009, 00:14:18
Nas europeias voto BE (a alternativa poderia ser PS, mas "tachos" no Parlamento Europeu já o PS tem muitos!).

Se bem que não gosto do Miguel Portas, mas como ele será eleito de qualquer maneira, voto pela 2ª candidata da lista.

Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: the end em 25.mai.2009, 00:30:09
Eu voto PH ( Partido Humanista ) além de ir encontro ao do que defendo nas questôes europeias, tem defendido as questões certas para o país. vale a pena dar um salto ao site do partido.
 

Não importa em quem votamos, o que importa é ir votar!!!!
o Parlamento Europeu, é o único orgão eleito em toda  a UE, vale a pena desperdiçar a oportunidade ?
Já foi referido que o PE serve apenas para " tachos" , contudo esta análise encontra-se errada. se lermos toda a legislação aprovada no PE nos últimos 5 anos, veremos que o seu interesse é o interesse europeu.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 25.mai.2009, 00:38:19
Eu voto PH ( Partido Humanista ) além de ir encontro ao do que defendo nas questôes europeias, tem defendido as questões certas para o país. vale a pena dar um salto ao site do partido.
  

Não importa em quem votamos, o que importa é ir votar!!!!
o Parlamento Europeu, é o único orgão eleito em toda  a UE, vale a pena desperdiçar a oportunidade ?
Já foi referido que o PE serve apenas para " tachos" , contudo esta análise encontra-se errada. se lermos toda a legislação aprovada no PE nos últimos 5 anos, veremos que o seu interesse é o interesse europeu.

Sim, o Partido Humanista tem as melhores propostas de todos, sinceramente! :)

O problema é que nunca consegue representação  :-\

(às tantas ainda voto Partido Humanista, sempre é um partido com o qual me identifico em pleno ;) )
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 25.mai.2009, 00:56:24
acho errático uma pessoa votar apenas com viso nas questões de orientação...

Concordo plenamente. As questões sobre a orientação sexual não são a unica coisa com que temos que nos preocupar. Actualmente há uma data de questões que podem ate estar numa situaçao bem mais precária, e que merecem a nossa atenção. Somos cidadãos e, como tal, é nossa obrigação zelar pela melhor solução aos vários níveis. Seremos egoístas se votarmos a pensar apenas numa questão. Todas nos interessam, mais cedo ou mais tarde, seja pelo nosso futuro ou mesmo até pelo presente de pessoas chegadas a nós, amigos ou familiares.

Também acho que as questões de orientação sexual não são a única coisa com que nos temos de preocupar(se é que a preocupação é um dever) mas essa é a lógica da maioria dos partidos, neste momento há coisas mais importantes, noutra altura também havia, e sinceramente mesmo depois desta tempestade aposto que haverão sempre outros assuntos mais importantes a resolver porque as cores politicas não são apenas pessoas, são ideais que se mantêm. Mais do que cores vejo propostas e dado não ver nenhuma mágica alternativa aos problemas que existem por parte de outros e face à possibilidade de finalmente obter mais igualdade prefiro que nada mude quando nada assegura que será para melhor. Alternativas? Vejo tudo muito oco. E sim ao fazê-lo também estou a pensar nas pessoas p´roximas, família e amigos que ou serão também beneficiados quer directa quer indirectamente pela forma como o Estado me trata e os trata enquanto próximos de um LGB e/ou T.  A sede de mudança pode ser muita mas acho que mudança só por si não obriga a melhoria, assim penso.

É importante dizer sempre e sempre que falamos de pequenas alterações na lei, acessiveis a qualquer um partido na sua concretização e para mim são essas pequenas grandes coisas que mostram o caracter de quem nos vai representar

Num gesto como o voto que simboliza a igualdade de opinião acho que ficaria triste se fosse votar num partido que nas suas convicções não me respeita enquando cidadão, nem votaria num partido que tanto apregoa o apoio aos LGBT's mas que só traz o assunto de forma firme a discussão quando lhe convêm comprometer o Governo. Resultou no contrário.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Diva em 26.mai.2009, 14:19:55


Vou votar no partido que penso que irá defender melhor as minhas ideias...
 
Eu penso que as questões de orientação sexual são muito importantes na escolha de um partido...
pois é com a minha orientação sexual que eu vivo todos os dias, com as igualdades, desigualdades e preconceitos que ainda existem.


E não vou votar em quem promete e depois não cumpre, se quisesse cumprir as promessas tinha tido oportunidade neste mandato que passou...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 26.mai.2009, 15:41:00



E não vou votar em quem promete e depois não cumpre, se quisesse cumprir as promessas tinha tido oportunidade neste mandato que passou...

Acho que as promessas a que te referes apenas foram feitas e oficializadas recentemente, mas é verdade, se o PS quisesse tinha hipotese de ter avançado alguma coisa na questão da nossa igualdade de oportunidades, no entanto política é política, da mesma forma os partidos que se uniram para trazer este assunto a discussão, também o podiam ter feito mais cedo com a mesma convicção para que houvesse mais debate e não numa data tão pontual como o ano de campanha eleitoral na tentativa de comprometer o Governo face aos seus eleitores "anti-igualdade" para com os LGBT's..  se e se, o importante para mim é o que se pode fazer e não o que poderia ter sido feito, Agora sim há uma promessa clara, específica e oficial e na eventualidade de uma continuidade com toda a certeza essa promessa avançará,mas é só a minha opinião carregada de esperança  :)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Diva em 26.mai.2009, 17:47:55
Olá Paulo,

Sim, no caso dos casamentos homossexuais a promessa só foi feita agora nesta campanha eleitoral, apesar de ter sido muito contestada até por membros do mesmo partido, dizendo que talvez não fosse a hora mais própria para fazer essas promessas...

Mas estava a referir-me às várias promessas que não foram cumpridas, não apenas neste sentido.

Mas compreendo totalmente a tua opinião.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Gui303 em 26.mai.2009, 21:31:58
acho errático uma pessoa votar apenas com viso nas questões de orientação...


Concordo plenamente. As questões sobre a orientação sexual não são a unica coisa com que temos que nos preocupar. Actualmente há uma data de questões que podem ate estar numa situaçao bem mais precária, e que merecem a nossa atenção. Somos cidadãos e, como tal, é nossa obrigação zelar pela melhor solução aos vários níveis. Seremos egoístas se votarmos a pensar apenas numa questão. Todas nos interessam, mais cedo ou mais tarde, seja pelo nosso futuro ou mesmo até pelo presente de pessoas chegadas a nós, amigos ou familiares.


A orientação sexual não é a única coisa, mas é sem dúvida uma das maiores pelo menos para mim.
Porque embora parecendo uma coisa pequena, é ela também que me causa 90% dos problemas a nível social, sejam eles a discriminação que sofro, o recear sempre que saio à rua com o namorado, a não aceitação por parte da familia e amigos, a incapacidade de acesso a direitos, a constante humilhação por parte da sociedade etc, etc.
Por isso quando dizem que é errado votar só tendo em consideração a posição dos partidos face aos lgbts, eu discordo totalmente. Há pessoas que votam em partidos de acrodo com certos aspectos muito mais específicos, como a posição do partido face a um assunto que seja de extrema importância para a pessoa - impostos, ambiente, eutanásia, etc etc. Por isso não vejo qual o mal de escolher o partido que poderá zelar por um dia a dia para os lgbts tão normal quanto o das outras pessoas.
Eu pessoalmente, e mesmo que concordasse com todas as restantes políticas de um partido, era incapaz de votar nele se este defendesse que a minha pessoa não tem equivalência ao resto da sociedade, pela simples razão de ser homossexual.

Façam o teste :)

http://www.euprofiler.eu/area/pt/ (http://www.euprofiler.eu/area/pt/)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Diva em 26.mai.2009, 22:08:49
acho errático uma pessoa votar apenas com viso nas questões de orientação...


Concordo plenamente. As questões sobre a orientação sexual não são a unica coisa com que temos que nos preocupar. Actualmente há uma data de questões que podem ate estar numa situaçao bem mais precária, e que merecem a nossa atenção. Somos cidadãos e, como tal, é nossa obrigação zelar pela melhor solução aos vários níveis. Seremos egoístas se votarmos a pensar apenas numa questão. Todas nos interessam, mais cedo ou mais tarde, seja pelo nosso futuro ou mesmo até pelo presente de pessoas chegadas a nós, amigos ou familiares.


A orientação sexual não é a única coisa, mas é sem dúvida uma das maiores pelo menos para mim.
Porque embora parecendo uma coisa pequena, é ela também que me causa 90% dos problemas a nível social, sejam eles a discriminação que sofro, o recear sempre que saio à rua com o namorado, a não aceitação por parte da familia e amigos, a incapacidade de acesso a direitos, a constante humilhação por parte da sociedade etc, etc.
Por isso quando dizem que é errado votar só tendo em consideração a posição dos partidos face aos lgbts, eu discordo totalmente. Há pessoas que votam em partidos de acrodo com certos aspectos muito mais específicos, como a posição do partido face a um assunto que seja de extrema importância para a pessoa - impostos, ambiente, eutanásia, etc etc. Por isso não vejo qual o mal de escolher o partido que poderá zelar por um dia a dia para os lgbts tão normal quanto o das outras pessoas.
Eu pessoalmente, e mesmo que concordasse com todas as restantes políticas de um partido, era incapaz de votar nele se este defendesse que a minha pessoa não tem equivalência ao resto da sociedade, pela simples razão de ser homossexual.

Façam o teste :)

[url]http://www.euprofiler.eu/area/pt/[/url] ([url]http://www.euprofiler.eu/area/pt/[/url])


Concordo e subscrevo...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Maped em 31.mai.2009, 23:03:03
"As questões LGBT nos seus programas têm alguma influência na tua decisão de voto?"

No meu caso e nesta altura não só têm influência como são decisivas ::)

Subscrevo inteiramente!

e eu assino por baixo..
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: [pq] em 01.jun.2009, 14:13:13
Ainda não sei em quem vou votar.
Sei em quem não vou e sei que, embora não tenha nada particularmente contra o voto em branco, não o irei fazer por considerar que nada traz de positivo, pelo simples facto de tal voto ser tão importante, aos olhos da lei, como a abstenção.

Sou militante da JS mas revejo-me muito pouco na actual direcção do partido e nas escolha por ela feita. Não gosto de Vital Moreira, não me identifico com ele, vejo-o como mais um fantoche nas mãos de Sócrates: mais um subserviente. Embora seja dos candidatos que mais se preocupa em falar de questões europeias, não o acho um bom defensor dos interesses portugueses na Europa. Tendo em conta o "elenco" de eurodeputados socialistas, à excepção (uma honrosa-sem-exageros excepção) de Ana Gomes, só lá vejo ex-figuras de governo e ex-presidentes de câmara que, como prémio das suas derrotas políticas, têm um lugar na Europa. Um belo prémio pelos serviços prestados. Então agora com a duplicação dos salários...

Paulo Rangel é um atentado à minha inteligência: nem pensar.

Agora, estou seriamente a pensar em votar em Nuno Melo  :-X
Não me identifico minimamente com o CDS mas considero a figura do actual deputado como a certa para defender o país lá fora, principalmente pelo bom trabalho executado no parlamento. É, para mim mesmo, um motivo fútil para votar, mas nestas coisas (à semelhança de quase tudo na minha vida, quando não sei muito bem, não conheço a fundo, tendo a ser intuitivo)

CDU: anti-ideologia-comunista.

BE: desde que aproveitou o tema dos direitos dos homossexuais para calar a Juventude Socialista, o partido mostrou a tão grande seriedade que não tem. Além disso, esta é mais uma edição da dupla Louçã/Portas que já devia ter deixado de estar nas bancas há muito tempo.

Tenho andado a dar atenção aos movimentos que surgiram há pouco tempo. Nenhum me tem seduzido, nenhum tem mostrado estar aqui pelas europeias mas sim a talhar caminho para as legislativas.

Vamos ver como irei votar. Só sei que o vou fazer em consciência. Só me falta decidir no "quem".
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Evil Lyn em 02.jun.2009, 11:51:08


Façam o teste :)

http://www.euprofiler.eu/area/pt/ (http://www.euprofiler.eu/area/pt/)
[/quote]
É um teste interessante, recomendo para quem quer testar para que lado tende politicamente e qual a posição oficial dos pais em relação aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Já previa o "DISCORDO TOTALMENTE" do meu pai [smiley=muro.gif] ... Por isso acho importante votar em partidos que defendam os nossos direitos para ver se a sociedade muda de uma vez por todas. Claro que o voto não pode ser apenas baseado nestas questões mas por acaso as minhas idealogias políticas não andam mt longe dos partidos que apoiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo :D 
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Diva em 02.jun.2009, 22:12:12
A Importância de Votar...

Sim, sim. Você decide. Votando.

Ao votar nas eleições para o PE, decide quem vai influir no seu futuro e no dia-a-dia de cerca de 500 milhões de cidadãos europeus.

Deputados ao PE - a sua voz na Europa.

Os deputados são a sua voz na Europa - para quê desperdiçar esta oportunidade? Eleito de cinco em cinco anos, o Parlamento Europeu é um importante e poderoso interveniente no processo de tomada de decisão da União Europeia. A forma como o Parlamento vota a legislação da UE influencia o seu dia-a-dia

É o seu direito de votar!

Como cidadão europeu, votar em eleições para o PE é um direito fundamental e a forma certa de ter uma palavra a dizer sobre o modo como a UE funciona. Ao votar, está a participar na escolha de quem irá representar pessoas de verdade como você, a sua família, os seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho na Europa.

Deputados com peso

Na maioria dos casos, os deputados europeus têm tanto peso como os Estados‑Membros no processo de tomada de decisão da UE. A maior parte da legislação que nos afecta quotidianamente é decidida por deputados ao PE e ministros a nível da UE. Muitas, senão mesmo a maioria das leis promulgadas no seu país são a transposição de actos votados pelos deputados europeus - os nossos representantes. E não só leis: verbas para a construção de novas estradas, praias mais limpas, investigação, educação, ajuda ao desenvolvimento. Os deputados também decidem para onde vai o dinheiro da UE.

Na calha, deputados ao PE com ainda mais peso

Com o novo Tratado de Lisboa (logo que possa ser implementado), o poder de decisão dos deputados em assuntos da UE vai de novo aumentar. Como legislador, o Parlamento ficará em pé de igualdade com os ministros dos Estados-Membros em praticamente todas as áreas de política da UE. O Parlamento também elegerá o Presidente da Comissão Europeia, reforçando o seu controlo sobre o executivo da UE. Além disso, como cidadão da UE, terá o direito de propor leis europeias.

Um pequeno esforço que produz grandes resultados

Vá lá! Só são precisos uns minutos, talvez possa combiná-los com um passeio no parque ou uma ida ao café. Não é um esforço assim tão grande para dizer o que quer à Europa. Depois, é fácil ver o que os deputados que elegeu estão a fazer por si: basta ir a www.europarl.europa.eu (http://www.europarl.europa.eu)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: mr.happy em 04.jun.2009, 23:10:48
Eu até bem pouco tempo também não fazia a mínima ideia em quem votar...
Depois li aqui no fórum que alguém estava a pensar votar no PH (partido humanista) e fui investigar. Por acaso, gostei bastante e concordo com praticamente tudo o que se propuseram a fazer.
Não estou aqui a fazer propaganda política a este partido (mas já agora podem ir ver  :P ;D)
Só queria dizer que às vezes ficamos perdidos naquele dilema "qual dos 5 partidos principais vou votar" que esquecemo-nos de que existem outras alternativas que até podem ser as que mais se adequam às nossas convicções e ideologias.
Penso que estes partidos têm sido pouco valorizados e alguns deles fazem uma coisa que eu ADORO: não se envolvem muito em ataques políticos, em birras sem sentido e em guerrinhas entre si e preocupam-se essencialmente em apresentar as suas propostas - coisa que todos os partidos deveriam fazer!
Enfim, espero ter ajudado alguém a tomar a decisão de ir votar em algum partido - acho mesmo muito importante as pessoas votarem, têm o futuro nas mãos e desperdiçam a oportunidade!
Além disso, acho uma estupidez aqueles que passam o tempo todo a reclamarem que ninguém faz nada para melhorar a situação e quando eles podem fazer alguma coisa ficam em casa!
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Back Room em 05.jun.2009, 00:23:47
Extrema-direita catapultada para o segundo lugar na Holanda

Ainda a contagem decrescente, foi a surpresa na Holanda: o PVV, o Partido para a Liberdade, de extrema-direita, salta directamente para o segundo lugar, nas suas primeiras eleições europeias. Segundo as sondagens realizadas à boca das urnas, o PVV tera arrecadado mais de 15% dos votos, o que lhe permitirá eleger quatro dos 25 eurodeputados a que a Holanda tem direito. Menos um do que os cristãos-democratas do CDA e tantos quanto os trabalhistas do PvdA, ambos no governo.

Geert Wilders, que baseou toda a campanha num discurso anti-islão, não irá contudo a Estrasburgo. Décimo da lista, o líder do PVV já anunciou que se for eleito por voto preferencial – o que é possível, na Holanda – renunciará ao cargo de eurodeputado.

Os trabalhistas, actualmente na coligação governamental, são assim relegados para terceiro lugar, com 13,9% dos votos e tantos eurodeputados quanto a extrema-direita.

Os cristãos-democratas, embora mantenham o primeiro lugar, perdem cinco por cento dos votos e dois eurodeputados. E o primeiro-minsitro, Jan Peter Balkenende, ganha uma situação interna difícil de gerir.

A Holanda foi, juntamente com o Reino Unido, o primeiro país a votar. Quarenta por cento dos 13 milhões de eleitores terão ido às urnas. As assembleias de voto fecharam às 21 horas locais, 20 horas, em Lisboa.

in Euronews


Que medo!!   >:(
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 05.jun.2009, 01:04:14
Extrema-direita catapultada para o segundo lugar na Holanda

Ainda a contagem decrescente, foi a surpresa na Holanda: o PVV, o Partido para a Liberdade, de extrema-direita, salta directamente para o segundo lugar, nas suas primeiras eleições europeias. Segundo as sondagens realizadas à boca das urnas, o PVV tera arrecadado mais de 15% dos votos, o que lhe permitirá eleger quatro dos 25 eurodeputados a que a Holanda tem direito. Menos um do que os cristãos-democratas do CDA e tantos quanto os trabalhistas do PvdA, ambos no governo.

Geert Wilders, que baseou toda a campanha num discurso anti-islão, não irá contudo a Estrasburgo. Décimo da lista, o líder do PVV já anunciou que se for eleito por voto preferencial – o que é possível, na Holanda – renunciará ao cargo de eurodeputado.

Os trabalhistas, actualmente na coligação governamental, são assim relegados para terceiro lugar, com 13,9% dos votos e tantos eurodeputados quanto a extrema-direita.

Os cristãos-democratas, embora mantenham o primeiro lugar, perdem cinco por cento dos votos e dois eurodeputados. E o primeiro-minsitro, Jan Peter Balkenende, ganha uma situação interna difícil de gerir.

A Holanda foi, juntamente com o Reino Unido, o primeiro país a votar. Quarenta por cento dos 13 milhões de eleitores terão ido às urnas. As assembleias de voto fecharam às 21 horas locais, 20 horas, em Lisboa.

in Euronews


Que medo!!   >:(

A extrema-direita num país como a Holanda é bastante diferente do que é cá...

São partidos geralmente focados no contra o Islão, e a mim não me admira, pois há imenso extremismo islâmico na Holanda...
Lembram-se do líder do Sinn Fein?
Era homossexual e era contra o que ele dizia ser o extremismo religioso retrógrado que a Holanda estava a importar e que queria destruir as liberdades que a Holanda tinha assegurado para a sua população. Demonstrou-o na tv quando, mostrando trejeitos homossexuais, fez com que o líder islâmico presente o insultasse e amaldiçoasse à força bruta pela sua orientação sexual. Mais tarde foi assassinado (não por um muçulmano, mas por um homem de extrema esquerda, pelas suas posições contra o radicalismo islâmico).
Como esse houve também depois o Theo Van Gogh, também homossexual, e que foi assassinado quando andava de bicicleta na rua, com 8 tiros, mais a garganta cortada e o peito esfaqueado e uma nota deixada presa na faca espetada. Isto porque Teo Van Gogh era um crítico do Islão radical e denunciava frequentemente os abusos desta religião.

A Holanda era e é um país muito liberal, mas ficou em choque com estes acontecimentos.
E fica em choque por a homofobia estar a disparar, por grupos de jovens provenientes de países islâmicos serem responsáveis por ondas de crime e crimes de ódio...

Os holandeses deixaram de se sentir seguros, e de estar seguros, com a onda de extremismo islâmico que varreu o país.
Os partidos de extrema-direita holandeses são os partidos que rejeitam o radicalismo islâmico e defendem uma imigração mais restritiva, que permita preservar as liberdades e os direitos da modernidade holandesa. São partidos que muitas vezes lutam contra a homofobia, ao contrário de cá.
Por isso percebo o porquê de os Holandeses quererem um partido de extrema-direita...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kind_of_something em 05.jun.2009, 01:13:34
Bloquito de esquerda!  8-)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Ogait em 05.jun.2009, 18:37:46
Não posso votar porq estou longe de casa, mas se pudesse votava no Bloco.. quem vota à direita (sendo gay) é masoquista..
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Nanashi em 05.jun.2009, 18:42:03
Vocês não se esqueçam que esses senhores e senhoras que vão para deputados vão ter um daqueles salários 7.400 euros pagos por nós contribuintes para andarem lá a PASTAR a TOURA !!!
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: hal em 05.jun.2009, 18:57:10
vou votar e já sei em quem. tinha uma inclinação, mas depois de ler sobre isso e de analisar as posições de cada partido, decidi manter a minha intenção de voto  :)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Diva em 05.jun.2009, 19:04:53
Vocês não se esqueçam que esses senhores e senhoras que vão para deputados vão ter um daqueles salários 7.400 euros pagos por nós contribuintes para andarem lá a PASTAR a TOURA !!!


Pois é... e porque são eles que nos vão representar na UE é que devemos escolhe-los muito bem.

Para mim esta é uma das eleições mais importante, porque se o tratado de Lisboa for implantado, o poder de decisão dos deputados em assuntos da UE vai aumentar. Como legislador, o Parlamento ficará em pé de igualdade com os ministros dos Estados-Membros em praticamente todas as áreas de política da UE.




Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 06.jun.2009, 00:07:37
Não posso votar porq estou longe de casa, mas se pudesse votava no Bloco.. quem vota à direita (sendo gay) é masoquista..

Depende, a direita abrange muitas outras vertentes para além dos direitos LGBT :P

Poder ser pro-LGBT e ao mesmo tempo mais para o capitalista do que socialista ;)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: core_dump em 06.jun.2009, 01:47:05
Em entrevista à Ler o Paulo Rangel refere o Frederico Lourenço como o romancista que mais o surpreendeu nos últimos tempos.
Uma surpresa muito agradável...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Ogait em 06.jun.2009, 02:13:19
Não posso votar porq estou longe de casa, mas se pudesse votava no Bloco.. quem vota à direita (sendo gay) é masoquista..

Depende, a direita abrange muitas outras vertentes para além dos direitos LGBT :P

Poder ser pro-LGBT e ao mesmo tempo mais para o capitalista do que socialista ;)

Eu não estava a me referir ás ideologias económicas, mas sim aos valores morais defendidos pela direita mais conservadora...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 06.jun.2009, 02:54:48
Não posso votar porq estou longe de casa, mas se pudesse votava no Bloco.. quem vota à direita (sendo gay) é masoquista..

Depende, a direita abrange muitas outras vertentes para além dos direitos LGBT :P

Poder ser pro-LGBT e ao mesmo tempo mais para o capitalista do que socialista ;)

Eu não estava a me referir ás ideologias económicas, mas sim aos valores morais defendidos pela direita mais conservadora...

Dentro da direita existem muitas pessoas a favor do casamento gay e até mesmo da adopção. E no futuro o PSD e o CDS, na minha opinião, terão de rever a sua posição oficial sobre o casamento gay.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 06.jun.2009, 12:57:27
Não posso votar porq estou longe de casa, mas se pudesse votava no Bloco.. quem vota à direita (sendo gay) é masoquista..

Depende, a direita abrange muitas outras vertentes para além dos direitos LGBT :P

Poder ser pro-LGBT e ao mesmo tempo mais para o capitalista do que socialista ;)

Eu não estava a me referir ás ideologias económicas, mas sim aos valores morais defendidos pela direita mais conservadora...

Dentro da direita existem muitas pessoas a favor do casamento gay e até mesmo da adopção. E no futuro o PSD e o CDS, na minha opinião, terão de rever a sua posição oficial sobre o casamento gay.

Dentro de algum tempo o PSD passará a ser a favor do casamento e possivelmente da adopção (isto, provavelmente, já depois de estes estarem legalizados). O CDS ainda vai levar um tempo a assimilar, mas com mais uns anos/décadas em cima, vai lá :P lol

O que é bom em Portugal  é que as mentalidades mudam depressa... Isto foi uma autentica revolução desde o 25 de Abril e, no caso dos LGBT, foi uma tremenda evolução desde há 10 anos para cá :)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 06.jun.2009, 13:06:05
Não posso votar porq estou longe de casa, mas se pudesse votava no Bloco.. quem vota à direita (sendo gay) é masoquista..

Depende, a direita abrange muitas outras vertentes para além dos direitos LGBT :P

Poder ser pro-LGBT e ao mesmo tempo mais para o capitalista do que socialista ;)

Eu não estava a me referir ás ideologias económicas, mas sim aos valores morais defendidos pela direita mais conservadora...

Dentro da direita existem muitas pessoas a favor do casamento gay e até mesmo da adopção. E no futuro o PSD e o CDS, na minha opinião, terão de rever a sua posição oficial sobre o casamento gay.

Dentro de algum tempo o PSD passará a ser a favor do casamento e possivelmente da adopção (isto, provavelmente, já depois de estes estarem legalizados). O CDS ainda vai levar um tempo a assimilar, mas com mais uns anos/décadas em cima, vai lá :P lol

O que é bom em Portugal  é que as mentalidades mudam depressa... Isto foi uma autentica revolução desde o 25 de Abril e, no caso dos LGBT, foi uma tremenda evolução desde há 10 anos para cá :)

É um pouco o "se não os consegues vencer , junta-te a eles" Se hoje há políticas que apoiam a homofobia, é porque ela está em muitos eleitores, mudando as mentalidades é inevitável que o agrado de massas passe por uma mudança de posição.  Venham mudanças! :)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 06.jun.2009, 13:13:10
Não posso votar porq estou longe de casa, mas se pudesse votava no Bloco.. quem vota à direita (sendo gay) é masoquista..

Depende, a direita abrange muitas outras vertentes para além dos direitos LGBT :P

Poder ser pro-LGBT e ao mesmo tempo mais para o capitalista do que socialista ;)

Eu não estava a me referir ás ideologias económicas, mas sim aos valores morais defendidos pela direita mais conservadora...

Dentro da direita existem muitas pessoas a favor do casamento gay e até mesmo da adopção. E no futuro o PSD e o CDS, na minha opinião, terão de rever a sua posição oficial sobre o casamento gay.

Dentro de algum tempo o PSD passará a ser a favor do casamento e possivelmente da adopção (isto, provavelmente, já depois de estes estarem legalizados). O CDS ainda vai levar um tempo a assimilar, mas com mais uns anos/décadas em cima, vai lá :P lol

O que é bom em Portugal  é que as mentalidades mudam depressa... Isto foi uma autentica revolução desde o 25 de Abril e, no caso dos LGBT, foi uma tremenda evolução desde há 10 anos para cá :)

É um pouco o "se não os consegues vencer , junta-te a eles" Se hoje há políticas que apoiam a homofobia, é porque ela está em muitos eleitores, mudando as mentalidades é inevitável que o agrado de massas passe por uma mudança de posição.  Venham mudanças! :)

Sim. Mas faz algum sentido, porque é suposto os eleitores elegerem alguém que defenda as suas posições e opções, por isso é normal que enquanto houver eleitores homofóbicos haja políticos homofóbicos... :P
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: bluejazz em 06.jun.2009, 13:21:27
Eu gostaria de poder dizer que há algumas pessoas do PSD e CDS-PP que são a favor, por exemplo, do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Mas por exemplo as dificuldades que existiram em conseguir pessoas a subscrever o Movimento Pela Igualdade (MPI) que são políticos, seja mais ou menos, activos no PSD e CDS-PP foram enormíssimas e resultaram na existência de quase nenhum ou nenhum nome destes partidos (honra seja feita a um membro da JSD).
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 06.jun.2009, 16:17:13
Eu gostaria de poder dizer que há algumas pessoas do PSD e CDS-PP que são a favor, por exemplo, do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Mas por exemplo as dificuldades que existiram em conseguir pessoas a subscrever o Movimento Pela Igualdade (MPI) que são políticos, seja mais ou menos, activos no PSD e CDS-PP foram enormíssimas e resultaram na existência de quase nenhum ou nenhum nome destes partidos (honra seja feita a um membro da JSD).

Sim, eu sei disso, estava a falar dos partidos em si ;)

Eu próprio conheço militantes ou partidários do PSD e CDS/PP pró-casamento e pró-adopção. :)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Maped em 06.jun.2009, 16:27:59
Já li neste tópico alguns ataques ao Bloco de Esquerda, nomeadamente à pessoa de Francisco Louça e Miguel Portas. E só digo uma coisa, antes de falarem em aproveitamento de campanha sobre direitos LGBT, leiam o programa ideológico do partido, informem-se, falem com gente que la está dentro...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 06.jun.2009, 16:48:38
Já li neste tópico alguns ataques ao Bloco de Esquerda, nomeadamente à pessoa de Francisco Louça e Miguel Portas. E só digo uma coisa, antes de falarem em aproveitamento de campanha sobre direitos LGBT, leiam o programa ideológico do partido, informem-se, falem com gente que la está dentro...

Concordo que ataques infundados ao BE são muito maus, até porque eu tenho de levar algumas vezes com eles quando digo que posso votar BE....

Já quanto ao Miguel Portas, não sei em que aspectos o criticaram, mas já reparei em certas afirmações da parte dele... acho que não lhe ficaram nada bem...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Maped em 06.jun.2009, 17:02:12
Não sei a que afirmações te referes... A única coisa que ouvi foi um pedaço de uma entrevista dele no jornal das 9 na sic noticias e so disse verdades.

As pessoas atacam quem tenciona votar BE porque não querem que o pais mude a mentalidade.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 06.jun.2009, 17:15:22
Não sei a que afirmações te referes... A única coisa que ouvi foi um pedaço de uma entrevista dele no jornal das 9 na sic noticias e so disse verdades.

As pessoas atacam quem tenciona votar BE porque não querem que o pais mude a mentalidade.

Não estava a falar da campanha, estava a pensar por ex. quando foi a situação em que alguns protestantes foram destruir um campo de milho de um agricultor, e o Miguel Portas disse que se tratava de desobediência civil e que os apoiava, quando o agricultor tinha tudo dentro da lei e eles estavam a destruir propriedade privada simplesmente por destruir, e era uma propriedade/cultura que nem sequer era propriamente de uma grande empresa, e tudo com base em preconceitos ideológicos em vez de jusitificações científicas.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Lipton em 06.jun.2009, 17:19:14


BE: desde que aproveitou o tema dos direitos dos homossexuais para calar a Juventude Socialista, o partido mostrou a tão grande seriedade que não tem.


Uma pessoa não deve falar do que não sabe. E quem quiser falar de seriedade ou aproveitamento que vá falar com pessoas de "dentro" e depois tire as suas conclusões.

O meu voto como devem ter reparado vai para o bloco que é onde eu encontrei as ideologias mais adequadas com o meu perfil. São pessoas que querem mudar a mentalidade deste país que como podem reparar não é das mais "livres"... Chamem lhes extremistas ou o que quiserem, só sei que este país precisa de uma volta enorme e de pessoas "novas"
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 06.jun.2009, 17:42:25


BE: desde que aproveitou o tema dos direitos dos homossexuais para calar a Juventude Socialista, o partido mostrou a tão grande seriedade que não tem.


Uma pessoa não deve falar do que não sabe. E quem quiser falar de seriedade ou aproveitamento que vá falar com pessoas de "dentro" e depois tire as suas conclusões.

O meu voto como devem ter reparado vai para o bloco que é onde eu encontrei as ideologias mais adequadas com o meu perfil. São pessoas que querem mudar a mentalidade deste país que como podem reparar não é das mais "livres"... Chamem lhes extremistas ou o que quiserem, só sei que este país precisa de uma volta enorme e de pessoas "novas"

Em termos de ideologia ecónomica e financeira distancio-me do Bloco, mas reconheço que é um partido que tem pessoas muito cultas, inteligentes e íntegras. Para além disso, foi vanguardista na defesa dos homossexuais no nosso país, bem como noutros temas relacionados com a defesa das minorias, e é o partido que mais tem denunciado a corrupção em Portugal. Por fim, é praticamente o único dos grande partidos  que defende a temática ambiental.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Lipton em 06.jun.2009, 17:53:25


BE: desde que aproveitou o tema dos direitos dos homossexuais para calar a Juventude Socialista, o partido mostrou a tão grande seriedade que não tem.


Uma pessoa não deve falar do que não sabe. E quem quiser falar de seriedade ou aproveitamento que vá falar com pessoas de "dentro" e depois tire as suas conclusões.

O meu voto como devem ter reparado vai para o bloco que é onde eu encontrei as ideologias mais adequadas com o meu perfil. São pessoas que querem mudar a mentalidade deste país que como podem reparar não é das mais "livres"... Chamem lhes extremistas ou o que quiserem, só sei que este país precisa de uma volta enorme e de pessoas "novas"

Em termos de ideologia ecónomica e financeira distancio-me do Bloco, mas reconheço que é um partido que tem pessoas muito cultas, inteligentes e íntegras. Para além disso, foi vanguardista na defesa dos homossexuais no nosso país, bem como noutros temas relacionados com a defesa das minorias, e é o partido que mais tem denunciado a corrupção em Portugal. Por fim, é praticamente o único dos grande partidos  que defende a temática ambiental.

o que te faz distanciar nesses aspectos? pelo que sei o Bloco quer fiscalizar os falsos recibos verdes, acabar com os off-shores e sigilo bancário, são coisas muito importantes
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: android em 06.jun.2009, 19:13:49
Eu vou votar Laurinda Alves.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 06.jun.2009, 19:16:04


BE: desde que aproveitou o tema dos direitos dos homossexuais para calar a Juventude Socialista, o partido mostrou a tão grande seriedade que não tem.


Uma pessoa não deve falar do que não sabe. E quem quiser falar de seriedade ou aproveitamento que vá falar com pessoas de "dentro" e depois tire as suas conclusões.

O meu voto como devem ter reparado vai para o bloco que é onde eu encontrei as ideologias mais adequadas com o meu perfil. São pessoas que querem mudar a mentalidade deste país que como podem reparar não é das mais "livres"... Chamem lhes extremistas ou o que quiserem, só sei que este país precisa de uma volta enorme e de pessoas "novas"

Em termos de ideologia ecónomica e financeira distancio-me do Bloco, mas reconheço que é um partido que tem pessoas muito cultas, inteligentes e íntegras. Para além disso, foi vanguardista na defesa dos homossexuais no nosso país, bem como noutros temas relacionados com a defesa das minorias, e é o partido que mais tem denunciado a corrupção em Portugal. Por fim, é praticamente o único dos grande partidos  que defende a temática ambiental.

o que te faz distanciar nesses aspectos? pelo que sei o Bloco quer fiscalizar os falsos recibos verdes, acabar com os off-shores e sigilo bancário, são coisas muito importantes

Tenho dúvidas quanto ao fim do sigilo bancário, mas sou a  favordo fim dos falsos recibos verdes e dos off-shores. Mas discordo das nacionalizações propostas pelo BE ou da proibição dos despedimentos para quem tem lucros. Sou a favor de uma Economia separada do Estado, que deve estar apenas presente em força na Educação, Saúde, Justiça, Defesa e Património Cultural e Ambiental. Diria que ideologicamente sou um social-democrata (não confundir com o PSD, que às vezes é tudo menos social-democracia). Outro aspecto que admiro no BE é o facto de não ter juventude partidária, é algo extremamente positivo.

EDIT

Aqui vai a minha aposta para amanhã:

PS: 34 a 36 %
PSD: 34 a 36 %
BE: 8 a 10 %
CDU: 7 a 9 %
CDS: 4 a 6%
MEP: 1 a 2 %
Outros: ~2 %
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 06.jun.2009, 20:48:28


BE: desde que aproveitou o tema dos direitos dos homossexuais para calar a Juventude Socialista, o partido mostrou a tão grande seriedade que não tem.


Uma pessoa não deve falar do que não sabe. E quem quiser falar de seriedade ou aproveitamento que vá falar com pessoas de "dentro" e depois tire as suas conclusões.

O meu voto como devem ter reparado vai para o bloco que é onde eu encontrei as ideologias mais adequadas com o meu perfil. São pessoas que querem mudar a mentalidade deste país que como podem reparar não é das mais "livres"... Chamem lhes extremistas ou o que quiserem, só sei que este país precisa de uma volta enorme e de pessoas "novas"

Em termos de ideologia ecónomica e financeira distancio-me do Bloco, mas reconheço que é um partido que tem pessoas muito cultas, inteligentes e íntegras. Para além disso, foi vanguardista na defesa dos homossexuais no nosso país, bem como noutros temas relacionados com a defesa das minorias, e é o partido que mais tem denunciado a corrupção em Portugal. Por fim, é praticamente o único dos grande partidos  que defende a temática ambiental.

o que te faz distanciar nesses aspectos? pelo que sei o Bloco quer fiscalizar os falsos recibos verdes, acabar com os off-shores e sigilo bancário, são coisas muito importantes

Tenho dúvidas quanto ao fim do sigilo bancário, mas sou a  favordo fim dos falsos recibos verdes e dos off-shores. Mas discordo das nacionalizações propostas pelo BE ou da proibição dos despedimentos para quem tem lucros. Sou a favor de uma Economia separada do Estado, que deve estar apenas presente em força na Educação, Saúde, Justiça, Defesa e Património Cultural e Ambiental. Diria que ideologicamente sou um social-democrata (não confundir com o PSD, que às vezes é tudo menos social-democracia). Outro aspecto que admiro no BE é o facto de não ter juventude partidária, é algo extremamente positivo.
(...)
Identifico-me totalmente no que referiste. Considero-me também um social-democrata, mas o partido de voto "útil" com que mais me identifico é o BE. :)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Lipton em 06.jun.2009, 22:18:56


BE: desde que aproveitou o tema dos direitos dos homossexuais para calar a Juventude Socialista, o partido mostrou a tão grande seriedade que não tem.


Uma pessoa não deve falar do que não sabe. E quem quiser falar de seriedade ou aproveitamento que vá falar com pessoas de "dentro" e depois tire as suas conclusões.

O meu voto como devem ter reparado vai para o bloco que é onde eu encontrei as ideologias mais adequadas com o meu perfil. São pessoas que querem mudar a mentalidade deste país que como podem reparar não é das mais "livres"... Chamem lhes extremistas ou o que quiserem, só sei que este país precisa de uma volta enorme e de pessoas "novas"

Em termos de ideologia ecónomica e financeira distancio-me do Bloco, mas reconheço que é um partido que tem pessoas muito cultas, inteligentes e íntegras. Para além disso, foi vanguardista na defesa dos homossexuais no nosso país, bem como noutros temas relacionados com a defesa das minorias, e é o partido que mais tem denunciado a corrupção em Portugal. Por fim, é praticamente o único dos grande partidos  que defende a temática ambiental.

o que te faz distanciar nesses aspectos? pelo que sei o Bloco quer fiscalizar os falsos recibos verdes, acabar com os off-shores e sigilo bancário, são coisas muito importantes

Tenho dúvidas quanto ao fim do sigilo bancário, mas sou a  favordo fim dos falsos recibos verdes e dos off-shores. Mas discordo das nacionalizações propostas pelo BE ou da proibição dos despedimentos para quem tem lucros. Sou a favor de uma Economia separada do Estado, que deve estar apenas presente em força na Educação, Saúde, Justiça, Defesa e Património Cultural e Ambiental. Diria que ideologicamente sou um social-democrata (não confundir com o PSD, que às vezes é tudo menos social-democracia). Outro aspecto que admiro no BE é o facto de não ter juventude partidária, é algo extremamente positivo.
(...)
Identifico-me totalmente no que referiste. Considero-me também um social-democrata, mas o partido de voto "útil" com que mais me identifico é o BE. :)

espero que votem util  :P
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Maped em 06.jun.2009, 22:25:36

Tenho dúvidas quanto ao fim do sigilo bancário, mas sou a  favordo fim dos falsos recibos verdes e dos off-shores. Mas discordo das nacionalizações propostas pelo BE ou da proibição dos despedimentos para quem tem lucros. Sou a favor de uma Economia separada do Estado, que deve estar apenas presente em força na Educação, Saúde, Justiça, Defesa e Património Cultural e Ambiental. Diria que ideologicamente sou um social-democrata (não confundir com o PSD, que às vezes é tudo menos social-democracia). Outro aspecto que admiro no BE é o facto de não ter juventude partidária, é algo extremamente positivo.


Eu continuo a bater na tecla de que o sigilo bancário devia ser levantado. Acho que aí começar-se-ia a combater a corrupção. E céus... Algumas empresas deviam mesmo ser nacionalizadas. Não posso com tipos de colarinho branco! Na pior das épocas económico-financeiras do país, ainda pior de quando Mário Soares nos salvou de duas bancarrotas e a EDP registou nessa mesma época o maior lucro de sempre? Em milhões de euros? Numa energia que todos pagamos e todos precisamos? E quem fala da EDP fala da GALP e outras. A própria nacionalização da PT foi uma estupidez.

Antes não pensava assim mas o que é verdade é que as coisas poderiam ser nacionalizadas. Tanto capitalismo já enjoa.

E by the way, o BE não possui juventude. O partido é de todos e todos fazem o partido. Não há miúdos e graúdos.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 06.jun.2009, 23:36:31

Tenho dúvidas quanto ao fim do sigilo bancário, mas sou a  favordo fim dos falsos recibos verdes e dos off-shores. Mas discordo das nacionalizações propostas pelo BE ou da proibição dos despedimentos para quem tem lucros. Sou a favor de uma Economia separada do Estado, que deve estar apenas presente em força na Educação, Saúde, Justiça, Defesa e Património Cultural e Ambiental. Diria que ideologicamente sou um social-democrata (não confundir com o PSD, que às vezes é tudo menos social-democracia). Outro aspecto que admiro no BE é o facto de não ter juventude partidária, é algo extremamente positivo.


Eu continuo a bater na tecla de que o sigilo bancário devia ser levantado. Acho que aí começar-se-ia a combater a corrupção. E céus... Algumas empresas deviam mesmo ser nacionalizadas. Não posso com tipos de colarinho branco! Na pior das épocas económico-financeiras do país, ainda pior de quando Mário Soares nos salvou de duas bancarrotas e a EDP registou nessa mesma época o maior lucro de sempre? Em milhões de euros? Numa energia que todos pagamos e todos precisamos? E quem fala da EDP fala da GALP e outras. A própria nacionalização da PT foi uma estupidez.

Antes não pensava assim mas o que é verdade é que as coisas poderiam ser nacionalizadas. Tanto capitalismo já enjoa.

E by the way, o BE não possui juventude. O partido é de todos e todos fazem o partido. Não há miúdos e graúdos.

Concordo com o levantamento do sigilo bancário, mas com o modo como a nossa justiça funciona julgo que só isso não mudaria muito...

E sobre as nacionalizações concordo contigo, privatizar a PT e as empresas energéticas foi do pior que podíamos ter feito...  :-\
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 06.jun.2009, 23:52:32
Creio que com as subidas que o petróleo terá nos próximos anos a nacionalização da Galp poderá ser inevitável... ou pelo menos os preços voltarão a ser regulados... senão quando o petróleo ficar acima dos 90/100 dólares o barril, algo que poderá acontecer já para o ano, poderá haver muita tensão social e veremos até sectores ligados à direita (pequenos e médios empresários) a exigir medidas drásticas... é que em 2010 as coisas já não serão como em 2007 e 2008...


Quanto à PT, as coisas teriam corrido melhor se houvesse mais concorrência, mas a PT deteve a posse da linhas de comunicação e isso foi péssimo. O mesmo se aplica à EDP, que não tem concorrência, e por isso temos preços mais elevados que a Espanha, onde há várias empresas a concorrer. Para terem noção, uma garrafa de gás em Espanha custa 12 euros e em Portugal perto de 18 euros. Temos duas soluções: ou passam a haver mais empresas no mercado e terminam estes monopólios ou então nacionaliza-se tudo. Pessoalmente prefiro a hipótese concorrência, mas as coisas não podem continuar como estão.

Uma reflexão para esta noite (e algo que só ouvi até agora uma pessoa referir, o Miguel Portas): em Espanha o salário mínimo é cerca de 250 euros superior ao nosso, mas nas regiões fronteiriças verifica-se que os Espanhóis têm preços mais reduzidos em muitos alimentos, nos combustíveis, no material de escritório, no material de contrução civil e para o lar, na decoração, etc. Para além disso, têm impostos mais reduzidos. Em Portugal, temos preços europeus mas salários que são por vezes três vezes inferiores àqueles que ocorrem noutros Estados-membros...



Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 06.jun.2009, 23:57:03
Já falta pouco..  votem no que acreditam, mas não deixem de participar naquilo que afecta directamente as nossas vidas!! 8-)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: lost_head em 07.jun.2009, 12:06:54
Votar é um dever cívico, principalmente das mulheres, pois durante muito tempo as mulheres não tinham direito a poder exercer e decidir em quem votar.

Nunca faltei a uma votação e hoje não será excepção.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: tal-go em 07.jun.2009, 13:23:21
Olá!

Ainda faltam algumas horas para as urnas fecharem. Aproveitem a tarde de hoje para saír de casa, aproveitar o Sol e votar.

Votem no partido/movimento/coligação que acham que vos representa melhor. Se acham que nenhum vos representa ou se perderam gosto à política, não deixem de comparecer às urnas, para um voto nulo/branco.
Não se esqueçam: as votações não são um acto de exercer política, são cidadania. Constituem um direito do nosso regime democrático, são um pilar fundamental na sua manutenção, uma óptima ferramenta de opinião e, acima de tudo, a nossa parte de poder decidir.

Por isso, preocupem-se! Se não o fizerem, quem se preocupará convosco?

Continuação de uma agradável tarde a todos  ;)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Diva em 07.jun.2009, 14:05:13
Votar é um dever cívico, principalmente das mulheres, pois durante muito tempo as mulheres não tinham direito a poder exercer e decidir em quem votar.

Nunca faltei a uma votação e hoje não será excepção.

Desde que tenho possibilidade de contribuir neste poder de decisão, que sempre tenho ido votar... Não vou deixar de aproveitar este direito que tantas mulheres lutaram para que tivessemos... E também não vou deixar de contribuir com a minha opinião...

Hoje também já o fiz... Depois de uma boa noite e um maravilhoso pequeno almoço, fui votar, depois um bom almoço, um belo de um cappuccino e agora à tarde uma sessão de cinema com umas boas de umas pipocas...
Simples e fácil...  ;)

Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Maped em 07.jun.2009, 17:14:35
Votei no BE. O meu pai disse que nao vai muito longe. Eu disse-lhe para dar uns anos.

Com as pessoas descontentes com o PS e o PSD a cair aos bocados..
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 07.jun.2009, 17:52:38
Votei no BE. O meu pai disse que nao vai muito longe. Eu disse-lhe para dar uns anos.

Com as pessoas descontentes com o PS e o PSD a cair aos bocados..

Nada como esperar pelos resultados, mas mais do que as pessoas  descontentes com este ou aquele partido é importante generalizar esse quadro sobre toda a política. Não sei em que números se vai traduzir mas a abstenção parece-me de dimensão. Talvez o descontentamento seja sobre toda a política e mais do que um partido se destacar pela queda de outros, seria se destacar por mérito. :)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: τοRoyalSizeΚΞ em 07.jun.2009, 18:18:23
Não votei :( Não tenho estatuto de e/imigrante, logo, só mesmo na terrinha é que poderia votar, aqui na Embaixada não me deixam :P

E fecharam a cantina da faculdade por causa das eleições!! >:( E agora onde é que eu como?! E mais! Quem se responsabiliza?! lol

Opá, 'tou triste, queria ter votado. Aqui houve mũito alarido por causa das europeias, nunca tinha visto :P
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: deepsoul em 07.jun.2009, 18:22:25
A crise que se atravessa faz com que o descontentamento das populações seja generalizado a tudo, incluindo as eleições. Como é óbvio tal não deveria acontecer, já que é através das eleições que podemos mudar, ou pelo menos tentar mudar as coisas que estão mal.
Sou claramente esquerdista e sempre oscilei entre o PS e o BE. Dizia, o que ouvia muitas pessoas dizerem, 'ah quando o BE tiver mais força eu voto BE'... e depois pensei que se todos pensassemos assim o BE nunca teria força.
Desde que existe a república em Portugal que a história da mesma é uma balança que oscila de eleição em eleição entre dois partidos apenas. Actualmente oscila entre o PS e o PSD. Se calhar é preciso ganhar consciência que outros partidos necessitam chegar ao poder, não só para haver claras mudanças ideológicas, bem como para que os 'grandes' percebam que perderam terreno e precisam de reforçar e melhorar a sua política, a qual muitas vezes tomam como garantida.
Exerçam o vosso direito de voto. É algo que devemos aproveitar, é um direito que deve e tem que ser valorizado.

P.S. - Não façam como algumas pessoas que pensam que votar em branco ou não ir votar é a mesma coisa.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: hal em 07.jun.2009, 19:18:21
saí de casa depois de almoço e fui votar... votei no BE  ;)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Painless em 07.jun.2009, 19:23:32
eu cá fui logo de manhã votar.

e embora a minha família seja maioritariamente de direita, votei no BE porque me identifico muito mais com o que o partido defende.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Lipton em 07.jun.2009, 19:39:45
eu cá fui logo de manhã votar.

e embora a minha família seja maioritariamente de direita, votei no BE porque me identifico muito mais com o que o partido defende.

exacto...é a tua e a minha....faço minhas as tuas palavras...

Saí de lá com um sorriso na cara e a pensar que contribuí para um futuro melhor.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: SafeLight em 07.jun.2009, 20:13:52
Eu estou tão chocado! A abstenção foi de cerca de 60% - 65%.
O povo português, do meu ponto de vista, não sabe bem distinguir as questões europeias das legislativas e disso também é fruto a abstenção.

Penso que estas eleições, serão um indicador duma viragem à direita para as próximas eleições portuguesas no outono 2009.
Tenho medo que o país possa atravessar um retrocesso na construção duma sociedade mais liberal, onde poderíamos ter o direito a casar, por exemplo..
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Boreas em 07.jun.2009, 20:20:00
A minha familia, tradicionalmente de centro-direita votou em bloco no bloco :o
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 07.jun.2009, 20:58:13
saí de casa depois de almoço e fui votar... votei no BE  ;)

same as me!  ;D

julgo que aqui por casa tudo votou bloco ;)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 07.jun.2009, 21:04:51
Pois eu espero por várias razões que o PS perca as próximas eleições e que o seu eleitorado passe para o BE. Quanto às questões LGBT, deve haver pressões para o PSD e o CDS alterarem as suas posições.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: MeninO do MaR em 07.jun.2009, 21:06:24
Eu votei BE, na mesa de voto a que presidi o Be ficou em segundo lugar, e em Ílhavo foi a 2ª força política!    :up
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Maped em 07.jun.2009, 21:08:45
o meu pai chamou m irresponsavel por votar bloco. que nao percebo nada de politica. Que triste...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 07.jun.2009, 21:20:54
Eu votei BE, na mesa de voto a que presidi o Be ficou em segundo lugar, e em Ílhavo foi a 2ª força política!    :up

Fogo, que nice!!  ;D

Onde podemos ver esses dados?
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: miss_g em 07.jun.2009, 21:34:28
votei BE e os meus pais tambem  ;D
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: timmy em 07.jun.2009, 21:52:34
http://www.elections2009-results.eu/pt/index_pt.html (http://www.elections2009-results.eu/pt/index_pt.html)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: A350 em 07.jun.2009, 21:53:48
Votei PS assim como todos aqui em casa (julgo eu  lol)

Eu estou tão chocado! A abstenção foi de cerca de 60% - 65%.
O povo português, do meu ponto de vista, não sabe bem distinguir as questões europeias das legislativas e disso também é fruto a abstenção.

Penso que estas eleições, serão um indicador duma viragem à direita para as próximas eleições portuguesas no outono 2009.Tenho medo que o país possa atravessar um retrocesso na construção duma sociedade mais liberal, onde poderíamos ter o direito a casar, por exemplo..

Espero sinceramente que isso não aconteça, porque se a direita volta ao poder, temo que o país volte à desgraça que era quando estes por lá estiveram... e já nem falo na sociedade mais liberal, nem no casamento, porque isso já era, se tal acontecer  :-\
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: renegade em 07.jun.2009, 22:16:04
Votei PS assim como todos aqui em casa (julgo eu  lol)

Eu estou tão chocado! A abstenção foi de cerca de 60% - 65%.
O povo português, do meu ponto de vista, não sabe bem distinguir as questões europeias das legislativas e disso também é fruto a abstenção.

Penso que estas eleições, serão um indicador duma viragem à direita para as próximas eleições portuguesas no outono 2009.Tenho medo que o país possa atravessar um retrocesso na construção duma sociedade mais liberal, onde poderíamos ter o direito a casar, por exemplo..

Espero sinceramente que isso não aconteça, porque se a direita volta ao poder, temo que o país volte à desgraça que era quando estes por lá estiveram... e já nem falo na sociedade mais liberal, nem no casamento, porque isso já era, se tal acontecer  :-\

Pois é, parece que pessoas como o Miguel Vale de ALmeida vão ter que rever em baixa o seu triunfalismo sobre a questão dos casamentos.
Concordo convosco, a possibilidade de a direita ser governo em Outubro voltou a estar em cima da mesa e com ela o fim de uma agenda social minimamente progressiva.
O PS pode queixar-se da crise, mas pode sobretudo queixar-se da sua própria política de direita. Não podem dizer que não foram avisados. Quantos de nós votaram no BE por causa daquela vergonha da votação no passado Outubro?
A chatice é que com a direita as "nossas" questões recuam todas uns quantos anos...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Ogait em 07.jun.2009, 22:26:04
Votei PS assim como todos aqui em casa (julgo eu  lol)

Eu estou tão chocado! A abstenção foi de cerca de 60% - 65%.
O povo português, do meu ponto de vista, não sabe bem distinguir as questões europeias das legislativas e disso também é fruto a abstenção.

Penso que estas eleições, serão um indicador duma viragem à direita para as próximas eleições portuguesas no outono 2009.Tenho medo que o país possa atravessar um retrocesso na construção duma sociedade mais liberal, onde poderíamos ter o direito a casar, por exemplo..

Espero sinceramente que isso não aconteça, porque se a direita volta ao poder, temo que o país volte à desgraça que era quando estes por lá estiveram... e já nem falo na sociedade mais liberal, nem no casamento, porque isso já era, se tal acontecer  :-\

Pois é, parece que pessoas como o Miguel Vale de ALmeida vão ter que rever em baixa o seu triunfalismo sobre a questão dos casamentos.
Concordo convosco, a possibilidade de a direita ser governo em Outubro voltou a estar em cima da mesa e com ela o fim de uma agenda social minimamente progressiva.
O PS pode queixar-se da crise, mas pode sobretudo queixar-se da sua própria política de direita. Não podem dizer que não foram avisados. Quantos de nós votaram no BE por causa daquela vergonha da votação no passado Outubro?
A chatice é que com a direita as "nossas" questões recuam todas uns quantos anos...

Com a Manuela Ferreira Leite são ainda mais os "quantos anos"...   :(
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: bluejazz em 07.jun.2009, 22:44:29
As Europeias e Legislativas são diferentes (com cabeças de lista e adesão às urnas diferentes)... as sondagens feitas hoje mesmo para as legislativas dão 39% para o PS e 33% para o PSD.

Penso que a derrota do PS nas Europeias passa muito por uma má escolha de candidato e uma campanha que deixou algo a desejar. A isso juntou-se algum desagrado com o governo e a abstenção, mas isso não quer dizer que o PSD ganhará necessariamente as legislativas. Até lá muita coisa pode acontecer e não falamos das mesmas eleições.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: WishLight em 07.jun.2009, 22:46:12
Votei PS assim como todos aqui em casa (julgo eu  lol)

Eu estou tão chocado! A abstenção foi de cerca de 60% - 65%.
O povo português, do meu ponto de vista, não sabe bem distinguir as questões europeias das legislativas e disso também é fruto a abstenção.

Penso que estas eleições, serão um indicador duma viragem à direita para as próximas eleições portuguesas no outono 2009.Tenho medo que o país possa atravessar um retrocesso na construção duma sociedade mais liberal, onde poderíamos ter o direito a casar, por exemplo..

Espero sinceramente que isso não aconteça, porque se a direita volta ao poder, temo que o país volte à desgraça que era quando estes por lá estiveram... e já nem falo na sociedade mais liberal, nem no casamento, porque isso já era, se tal acontecer  :-\

Pois é, parece que pessoas como o Miguel Vale de ALmeida vão ter que rever em baixa o seu triunfalismo sobre a questão dos casamentos.
Concordo convosco, a possibilidade de a direita ser governo em Outubro voltou a estar em cima da mesa e com ela o fim de uma agenda social minimamente progressiva.
O PS pode queixar-se da crise, mas pode sobretudo queixar-se da sua própria política de direita. Não podem dizer que não foram avisados. Quantos de nós votaram no BE por causa daquela vergonha da votação no passado Outubro?
A chatice é que com a direita as "nossas" questões recuam todas uns quantos anos...

Com a Manuela Ferreira Leite são ainda mais os "quantos anos"...   :(

Gostava de acreditar no contrário... mas creio que muito dificilmente haverá uma tomada de posição dos partidos de direita diferente daquilo que já nos habituaram até agora em matéria de "nossas" questões.

Esta, juntamente a outras, foram as razões que me levaram a não votar partido de direita nas eleições de hoje, e sinceramente, não acredito muito que o venha a  fazer num futuro próximo.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: SafeLight em 07.jun.2009, 23:04:15
Pois eu espero por várias razões que o PS perca as próximas eleições e que o seu eleitorado passe para o BE. Quanto às questões LGBT, deve haver pressões para o PSD e o CDS alterarem as suas posições.

Se o PS pedrer, quem ganha é o PSD. isso é certo.
Se o PSD ganhar, podem esquecer o casamento, ou podem ainda esperar um terrivel referendo sobre os nossos direitos e um casamento chamado "Vrnhec!"

É utópico pensar que o PSD e o CDS vão alterar as suas posições quanto às questões LGBT! eles simplesmente não vão alterar.
É igualmente utópico pensar que a maioria do eleitorado do PS passe em massa para o BE, de modo a que o BE ganhe! Isso também não vai acontecer!
Temos que ser realistas.

Claro que há imensas, imensas questões que fazem com que o nosso voto vá para um ou outro partido.
Pelo que me toca eu posso dizer que, costumo votar no BE, mas provavelmente vou votar no PS em outubro.

Porque quero poder casar! Quero ter os mesmos direitos rapidamente!
Não quero esperar 20 anos, até o BE ser considerado um partido a sério por Portugal.
E porque a liberdade está em risco de vida se a Ferreira Leita ganhar...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: timmy em 07.jun.2009, 23:07:32
As Europeias e Legislativas são diferentes (com cabeças de lista e adesão às urnas diferentes)... as sondagens feitas hoje mesmo para as legislativas dão 39% para o PS e 33% para o PSD.

Penso que a derrota do PS nas Europeias passa muito por uma má escolha de candidato e uma campanha que deixou algo a desejar. A isso juntou-se algum desagrado com o governo e a abstenção, mas isso não quer dizer que o PSD ganhará necessariamente as legislativas. Até lá muita coisa pode acontecer e não falamos das mesmas eleições.

Concordo, no entanto acredito que muita gente tenha usado este poder de voto para "castigar" o governo, independentemente da finalidade destas eleições.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: renegade em 07.jun.2009, 23:11:52
As Europeias e Legislativas são diferentes (com cabeças de lista e adesão às urnas diferentes)... as sondagens feitas hoje mesmo para as legislativas dão 39% para o PS e 33% para o PSD.

Penso que a derrota do PS nas Europeias passa muito por uma má escolha de candidato e uma campanha que deixou algo a desejar. A isso juntou-se algum desagrado com o governo e a abstenção, mas isso não quer dizer que o PSD ganhará necessariamente as legislativas. Até lá muita coisa pode acontecer e não falamos das mesmas eleições.

Claro, eu sei que não são as mesmas eleições, mas a verdade é que o clima económico vai continuar a piorar, o desemprego vai continuar a subir, o descontentamento social também e com este resultado a direita ganha um novo alento para combater o governo.
Os escândalos vão continuar a aparecer e não sei se a pressão para a bipolarização chega para safar o PS da tenaz em que se meteu... (mas isto sou eu a dizer, que não voto nem nuns, nem noutros, portanto pode dizer-se que sou pouco objectivo!).
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Diva em 07.jun.2009, 23:18:54
As Europeias e Legislativas são diferentes (com cabeças de lista e adesão às urnas diferentes)... as sondagens feitas hoje mesmo para as legislativas dão 39% para o PS e 33% para o PSD.

Penso que a derrota do PS nas Europeias passa muito por uma má escolha de candidato e uma campanha que deixou algo a desejar. A isso juntou-se algum desagrado com o governo e a abstenção, mas isso não quer dizer que o PSD ganhará necessariamente as legislativas. Até lá muita coisa pode acontecer e não falamos das mesmas eleições.

Concordo e também há que realçar que estes resultados são de certa forma um aviso para o PS, para que até as proximas eleições eles reformulem os seus programas e efectuem as mudanças necessárias para uma vitória.

Quam sabe se o bloco de esquerda ainda não irá ser uma tábua de salvação para o PS?
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: bluejazz em 07.jun.2009, 23:25:45
Se olharem para estes resultados a esquerda continua a ser maioria com 47,9%.

Mesmo que eventualmente nas legislativas encontremos resultados próximos entre PS e PSD contará também quais são dos 3 restantes partidos aqueles com mais votos. Até agora verificamos que o CDS-PP está em último lugar. Isto não mostra necessariamente uma viragem para a direita.

Os votos do PS perdidos nestas europeias foram distribuídas entre esquerda e direita e não só, nem sequer necessariamente maioritariamente para a direita (estarão possivelmente também dispersos nos partidos mais pequenos, nos votos em branco, nos nulos, nas abstenções).

Há que também frisar que a origem da crise actual no mundo está directamente relacionada com políticas de direita, neo-liberais, de princípios de "auto-regulação do mercado" e que em Portugal há muitas pessoas conscientes disso.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: android em 07.jun.2009, 23:44:57
Parabéns ao BE pela eleição do 3º deputado! :)

Senti que tive algum papel aqui...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 07.jun.2009, 23:51:16
Há pouco estava decepcionado, mas pensando bem foi uma vitória não por mérito mas por má escolha do candidato do PS, que por mais qualidades que possa ter não é cativante, carismático e bom orador.

Nas legislativas espero sinceramente que a maioria tenha noção de que o seu voto pode contar  de forma prática entre os dois maiores partidos e vou torcer para que mais do que uma votação pelo partido com que as pessoas se identificam , que façam uma votação útil e com efeitos imediatos na sociedade portuguesa e em especial nos direitos dos LGBT's que estão a partir de agora numa ameaça declarada de não serem respeitados, pelo periodo mínimo de mais 4 anos.

A ver vamos o que queremos realmente para o país e especialmente para nós...

Vou ter pesadelos hoje com uma senhora a segredar-me ao ouvido" chama-lhe outra coisa.." ;D
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 08.jun.2009, 00:15:18
A 3o partido mais votado foi o dos votos brancos e nulos... teve 15% dos votos!

Acho isto um sério aviso e não percebo como é que ninguém fala nisto!  ???
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: SafeLight em 08.jun.2009, 00:20:17
A 3o partido mais votado foi o dos votos brancos e nulos... teve 15% dos votos! Acho isto um sério aviso e não percebo como é que ninguém fala nisto!  ???

Mas o que se pode retirar daí? As pessoas estão descontentes.
Isso é sabido, não é novidade. As pessoas querem uma alternativa, e fala-se nisso. Mas o que podemos fazer nós em relação a isso?
Pedir uma revolução? um novo partido político? Ou esperar que os existentes reajam positivamente...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 08.jun.2009, 00:59:04
Pois eu digo-vos porque não votarei PS nas próximas eleições legislativas:


- Sou contra a maioria das grandes obras públicas anunciadas pelo Governo;

- Enquanto cidadão, não me senti esclarecido em relação ao caso Freeport, ao caso Cova da Beira e ao caso da licenciatura do nosso primeiro-ministro;

- A política de educação foi medíocre, tendo sido priviligiado o facilitismo e um modelo de avaliação dos professores que não é exequível nem justo;

- A política do chip obrigatório nos veículos constitui um grave atentado à privacidade e à liberdade individual;

- A política dos PIN só veio acentuar as diferenças sociais e a delapidação da nossa paisagem e do nosso património ambiental;

- O ministério do Ambiente é praticamente inexistente e não tem voz, como se viu no caso do Baixo Sabor;

-  Na cultura têm sido promovidos erros como o fim do Museu de Arte Popular ou o novo Museu dos Coches;

- Não fiquei esclarecido quanto às alterações das docas de Alcântara;

- Não foram tomadas medidas a sério contra a promiscuidade entre Governo, poder político e poder económico;

- A criação da ERC e todos os processos movidos contra jornalistas estão a criar um clima de medo que pode fragilizar a liberdade de expressão.


A única razão que me levaria a votar PS seria o casamento gay. Mas se é para votar pelo casamento gay, então prefiro votar no BE, porque é um partido que não está associado à promiscuidade com as grandes empresas, tem lutado activamente contra a corrupção e é sensível à preservação do património cultural e ambiental.


Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 08.jun.2009, 01:26:12
A 3o partido mais votado foi o dos votos brancos e nulos... teve 15% dos votos! Acho isto um sério aviso e não percebo como é que ninguém fala nisto!  ???

Mas o que se pode retirar daí? As pessoas estão descontentes.
Isso é sabido, não é novidade. As pessoas querem uma alternativa, e fala-se nisso. Mas o que podemos fazer nós em relação a isso?
Pedir uma revolução? um novo partido político? Ou esperar que os existentes reajam positivamente...

Acho que se os partidos políticos fossem minimamente sérios refeririam isso nas suas mensagens políticas pós-resultados das eleições...
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 08.jun.2009, 01:38:17


A única razão que me levaria a votar PS seria o casamento gay. Mas se é para votar pelo casamento gay, então prefiro votar no BE, porque é um partido que não está associado à promiscuidade com as grandes empresas, tem lutado activamente contra a corrupção e é sensível à preservação do património cultural e ambiental.




Mas achas que se caso fossemos votar só pela questão do casamento que em termos práticos seriam iguais os resultados na sociedade e leis no votar PS ou BE?
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 08.jun.2009, 01:41:46


A única razão que me levaria a votar PS seria o casamento gay. Mas se é para votar pelo casamento gay, então prefiro votar no BE, porque é um partido que não está associado à promiscuidade com as grandes empresas, tem lutado activamente contra a corrupção e é sensível à preservação do património cultural e ambiental.




Mas achas que se caso fossemos votar só pela questão do casamento que em termos práticos seriam iguais os resultados na sociedade e leis no votar PS ou BE?

Obviamente que seriam diferentes, porque este PS de José Sócrates tem uma orientação ideológica que se distancia em muitos pontos do BE e de parte do PS (ala Manuel Alegre).
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 08.jun.2009, 01:45:28


A única razão que me levaria a votar PS seria o casamento gay. Mas se é para votar pelo casamento gay, então prefiro votar no BE, porque é um partido que não está associado à promiscuidade com as grandes empresas, tem lutado activamente contra a corrupção e é sensível à preservação do património cultural e ambiental.




Mas achas que se caso fossemos votar só pela questão do casamento que em termos práticos seriam iguais os resultados na sociedade e leis no votar PS ou BE?

Obviamente que seriam diferentes, porque este PS de José Sócrates tem uma orientação ideológica que se distancia em muitos pontos do BE e de parte do PS (ala Manuel Alegre).

O que eu pergunto é se achas que em termos de utilidade, frutos, resultados práticos que se vejam, se achas que votanto(pensando apenas na questão do casamento) quer num quer noutro, o efeito seria o mesmo( ou seja a legalização).
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 08.jun.2009, 01:59:21
Para haver legalização em 2010 não precisamos que o PS vença as eleições, e muito menos que tenha a maioria absoluta. Basta que o número de deputados do PS, do BE e da CDU seja ligeiramente superior ao número de deputados do PSD e do CDS. Isto partindo do princípio que: todos os deputados da CDU e do BE votarão a favor; alguns deputados do PS abster-se-ão ou votarão contra, mas a larga maioria votará a favor; o CDS votará contra; o PSD votará contra, mas haverá muitas abstenções ou até um ou outro voto a favor.

Por isso, é indiferente o voto no PS ou no BE. Se a questão é essa, é mais justo o voto no BE, que sempre defendeu esta medida e estende-a até à adopção.

Como já disse não votarei PS, porque daqui a dez anos não quero estar a pagar impostos  elevadíssimos para pagar obras desnecessárias, entre outros aspectos. Se é  para votar pelo casamento gay, então votarei BE.

Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: paulosabino em 08.jun.2009, 02:05:08
A ver vamos o futuro. O bloco de esquerda sem dúvida estará ao lado no PS nessa questão, quanto a mais, vamos ver. Comprendo todos os teus argumentos contra o PS, também há alguns que não gosto muito, mas acho que não se pode estar a comparar a seriedade e boa fé de dois partidos em que um tem experiência de governação, daí que possa ser avaliado e outro que não pode ser avaliado no seu desempenho se nunca governou.

Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 08.jun.2009, 02:17:47
Neste momento parece que com 99% de certezas podemos afirmar que não haverá maioria absoluta. Resta saber se o PS, caso vença, se coligará ao BE ou ao PSD.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: bluejazz em 08.jun.2009, 10:49:37
Pedia que se se estiver a discutir somente as legislativas que o debate seja passado para:

Legislativas em 2009 (https://www.rea.pt/forum/index.php?topic=14459.0)

Obrigada.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 08.jun.2009, 17:20:52
Fiquei surpresa como um partido tão novo como o BE ficou à frente do PCP...
Não conhecia o Movimento Esperança Portugal! :P


Estatísticas para todos os países da UE
[url]http://www.elections2009-results.eu/pt/portugal_pt.html[/url] ([url]http://www.elections2009-results.eu/pt/portugal_pt.html[/url])


O Esperança Portugal é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou pelo menos alguns dirigentes são contra... :P
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: deepsoul em 08.jun.2009, 18:00:03
O avanço do BE na pirâmide política é estrondoso. Ocupa agora o terceiro lugar e conseguiu eleger 3 deputados. Sem dúvida um resultado positivo, e que, nas melhores previsões, poderá ser uma mudança no pensamento político.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 08.jun.2009, 18:20:56
Fiquei surpresa como um partido tão novo como o BE ficou à frente do PCP...
Não conhecia o Movimento Esperança Portugal! :P


Estatísticas para todos os países da UE
[url]http://www.elections2009-results.eu/pt/portugal_pt.html[/url] ([url]http://www.elections2009-results.eu/pt/portugal_pt.html[/url])


O Esperança Portugal é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou pelo menos alguns dirigentes são contra... :P


Para mim esses ideais retrógrados revelam a essência dos novos partidos.
Dirigentes que buscam protagonismo, são uma oposição pouco construtiva.
Infelizmente são mais uns para o tacho.
Nada trazem de novo à cena politica.  [smiley=nao.gif]



Não vale a pena generalizar. O líder do MMS mostrou posições bastante liberais em muitas matérias, tais como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas julgo que a essência do partido não está nesse tipo de temas. ;)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: tal-go em 08.jun.2009, 20:29:19
Sou de Esquerda e não poderia estar mais contente com o resultado que a Esquerda obteve nesta votação. Desde logo, o partido com mais votos não conseguiu ir além dos 30 e poucos pontos percentuais, o que demonstra que de facto o PSD já teve melhores dias. Este mesmo facto permite concluir ainda que os Portugueses estão mais atentos aos restantes partidos que não o PS e o PSD, o que é de todo importante para o crescimento da nossa jovem Democracia.
Também não poderia deixar de estar mais contente pela coligação que sempre defendo e sempre votei, a CDU, ter obtido dos melhores resultados de sempre e, mesmo com a redução do número dos Eurodeputados Portugueses, ter mantido os 2 camaradas que nos representam.
Não queria deixar de saudar o BE por parecer ter conseguido triplicar a sua representação no PE e por ser o partido que mais votos conseguiu roubar ao PS, mostrando um valente cartão vermelho a este partido que de Socialista parece só querer vir a ter o nome.

Relativamente ao resto da Europa, não deixo de me preocupar por os partidos de Direita/CentroDireita terem aumentado o número de lugares no PE. E fiquei muito incrédulo, apesar da popularidade do actual Governo ser muito baixa, no Reino Unido os Trabalhistas terem obtido o pior resultado do pós-Guerra e inclusivamente um partido de Direita pura-e-dura ter ficado em 2º lugar naquele país.

Para reflectir...

Viva a Europa!
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: bluejazz em 08.jun.2009, 23:54:22
Só agora vi a sua publicação, mas aqui vai de qualquer modo:

Eleições para o Parlamento Europeu, 2009

As eleições para o Parlamento Europeu são importantes também pelo impacto que podem ter na luta pela igualdade. Disponibilizamos por isso alguns dados que podem contribuir para um voto mais informado no dia 7 de Junho.
Exemplos do papel do Parlamento Europeu na luta contra a discriminação

A luta contra a discriminação, nomeadamente com base na orientação sexual e na identidade de género, é um valor basilar da construção europeia. O Parlamento Europeu tem um papel particularmente importante nessa luta: basta lembrar o impacto no caso Buttiglione (ver aqui igualmente). Também no passado mês de Abril, a Associação ILGA Portugal enviou uma carta a tod@s @s deputad@s ao Parlamento Europeu solicitando o apoio ao relatório Buitenweg sobre a proposta da Directiva da União Europeia relativa ao princípio da igualdade de tratamento em função da idade, deficiência, religião/crença e orientação sexual em áreas como bens e serviços, educação, saúde e protecção social. O relatório foi aprovado e a votação d@s eurodeputad@s de Portugal foi a seguinte:

A favor: Capoulas Santos (PS), Casaca (PS), Esteves (PSD), Estrela (PS), Fernandes (PS), Ferreira (PS), Figueiredo (CDU), Guerreiro (CDU), Gomes (PS), Madeira (PS), Pinheiro (PSD), Portas (BE), Santos (PS), Sousa Pinto (PS)
Contra: Graça Moura (PSD), Queiró (CDS-PP), Ribeiro e Castro (CDS-PP)
Abstenção: Coelho (PSD), Freitas (PSD), Marques (PSD) e Silva Peneda (PSD)

Questionário e compromisso eleitoral

No passado dia 17 de Maio, a Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero enviou um pequeno questionário às candidatas e aos candidatos ao Parlamento Europeu no sentido de ajudar a esclarecer o eleitorado em relação ao seu empenho e compromisso na luta contra a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género. As primeiras três questões correspondem a prioridades da Associação ILGA Portugal a nível nacional, que terão consequências também a nível da livre circulação no espaço da União Europeia. E porque a Associação ILGA Portugal representa Portugal na EU Network da ILGA-Europe, a quarta questão diz respeito ao compromisso eleitoral elaborado pela ILGA-Europe. O questionário e as respostas recebidas, assim como o conteúdo dos Manifestos Eleitorais dos diversos partidos relevante para os direitos da população LGBT podem ser lidos neste ficheiro pdf: http://www.ilga-portugal.pt/glbt/gip/pdfgip/europeanparl2009.pdf (http://www.ilga-portugal.pt/glbt/gip/pdfgip/europeanparl2009.pdf).

http://www.ilga-portugal.pt/glbt/gip/inicio.htm (http://www.ilga-portugal.pt/glbt/gip/inicio.htm)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Back Room em 09.jun.2009, 00:14:34
Os resultados foram assustadores por toda a Europa. Vitória arrasadora para partidos de direita. Landslide. A juntar a isto, grande parte dos países elegeram um deputado de extrema-direita, por causa do desconforto com as políticas de emigração.

Fiquei feliz pela eleição do Rui Tavares, foi o que salvou a noite.  :)

De qualquer forma, o meu voto caso pudesse votar ia para o PS, que já há muitos deputados eleitos de partidos anti ou cépticos em relação à UE (como relembro ser, no fundo, o caso do BE e da CDU) e porque votar PSD estaria completamente fora de questão.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: giffs em 09.jun.2009, 00:21:19
Se votasse era ora Bloco de Esquerda ou CDU. Nunca nenhum partido de direita (so se enlouquecesse e nesse caso tinham de me por no manicomio) e como nao acredito na ideologia do PS, nunca PS.

Penso que este país tem que mudar esta rotatividade de partidos (PS-PSD) a todos os niveis...Parece que toda a gente está com medo de votar nos outros partidos!
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: tal-go em 09.jun.2009, 00:31:41
Curioso é que o PCTP/MRPP perdeu a sua posição de "primeiro dos pequenos".
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Symphonic em 09.jun.2009, 00:55:09
Curioso é que o PCTP/MRPP perdeu a sua posição de "primeiro dos pequenos".

E logo para o Esperança Portugal, que é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo  :-X
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: kogane em 09.jun.2009, 01:24:11
Curioso é que o PCTP/MRPP perdeu a sua posição de "primeiro dos pequenos".

E logo para o Esperança Portugal, que é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo  :-X

Nao conheço bem a Laurinda Alves, mas era de esperar, já quando foi o referendo do aborto foi uma principais apoiantes do Não.

Mas o MEP é contra o casamento na totalidade, ou tb acha que se deve dar outro nome?
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Lambert em 09.jun.2009, 01:32:22
Curioso é que o PCTP/MRPP perdeu a sua posição de "primeiro dos pequenos".

E logo para o Esperança Portugal, que é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo  :-X

Nao conheço bem a Laurinda Alves, mas era de esperar, já quando foi o referendo do aborto foi uma principais apoiantes do Não.

Mas o MEP é contra o casamento na totalidade, ou tb acha que se deve dar outro nome?

Não percebo essa analogia, lá por ter sido apoiante do Não no aborto não significa a mesma postura em relação ao casamento homossexual. São questões totalmente distintas. ???

A candidata Laurinda Alves mereceu sem dúvida os votos que teve pela campanha que realizou. Já li todos os livros dela e é alguém que tem uma visão da vida e da sociedade bastante invulgar e optimista. não sei se é ou não contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas espantaria-me que fosse.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Kiko20 em 09.jun.2009, 01:34:42
Curioso é que o PCTP/MRPP perdeu a sua posição de "primeiro dos pequenos".

E logo para o Esperança Portugal, que é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo  :-X

Nao conheço bem a Laurinda Alves, mas era de esperar, já quando foi o referendo do aborto foi uma principais apoiantes do Não.

Mas o MEP é contra o casamento na totalidade, ou tb acha que se deve dar outro nome?

O líder  é contra o casamento gay e diz que essa é umas das últimas prioridades que será discutida pelo partido. E embora o líder diga que o MEP é do centro, eu pessoalmente acho que é de direita.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: kogane em 09.jun.2009, 01:34:48
Curioso é que o PCTP/MRPP perdeu a sua posição de "primeiro dos pequenos".

E logo para o Esperança Portugal, que é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo  :-X

Nao conheço bem a Laurinda Alves, mas era de esperar, já quando foi o referendo do aborto foi uma principais apoiantes do Não.

Mas o MEP é contra o casamento na totalidade, ou tb acha que se deve dar outro nome?

Não percebo essa analogia, lá por ter sido apoiante do Não no aborto não significa a mesma postura em relação ao casamento homossexual. São questões totalmente distintas. ???

A candidata Laurinda Alves mereceu sem dúvida os votos que teve pela campanha que realizou. Já li todos os livros dela e é alguém que tem uma visão da vida e da sociedade bastante invulgar e optimista. não sei se é ou não contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas espantaria-me que fosse.

Sim, são coisas completamente distintas. A analogia foi simplesmente para mostrar os ideários de direita.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: Lambert em 09.jun.2009, 01:41:32
Responder
Também é contra o casamento homossexual?

As pessoas acham que no mesmo saco está o aborto, a eutanásia e o casamento homossexual. Já está a presumir que sou contra...

Estou a perguntar...

A questão desinteressa-me completamente. Tenho vários amigos homossexuais que constituem casais muito mais equilibrados do que os heterossexuais. Mas não faço activismo pró nem contra.


retirado daqui: http://jn.sapo.pt/blogs/jnverao/archive/2009/03/22/laurinda-alves-quot-vendi-o-meu-carro-pelo-mep-quot.aspx (http://jn.sapo.pt/blogs/jnverao/archive/2009/03/22/laurinda-alves-quot-vendi-o-meu-carro-pelo-mep-quot.aspx)

Apesar de não ser uma posição esclarecedora é melhor que especulação fortuita.
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: theway em 09.jun.2009, 13:31:48
Curioso é que o PCTP/MRPP perdeu a sua posição de "primeiro dos pequenos".


E logo para o Esperança Portugal, que é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo  :-X


Nao conheço bem a Laurinda Alves, mas era de esperar, já quando foi o referendo do aborto foi uma principais apoiantes do Não.

Mas o MEP é contra o casamento na totalidade, ou tb acha que se deve dar outro nome?


O líder  é contra o casamento gay e diz que essa é umas das últimas prioridades que será discutida pelo partido. E embora o líder diga que o MEP é do centro, eu pessoalmente acho que é de direita.


O Daniel Oliveira concorda:

"Nos pequenos partidos, a assinalar apenas o 1,5% do MEP. Mas a leitura mais fina do resultado mostra qual o eleitorado deste partido e a sua origem, coisa que a comunicação social nunca mostrou. Ultrapassa em 3 freguesias algum dos cinco maiores partidos: as duas da Foz, no Porto, e a Lapa. O resto dos resultados confirmam um voto conservador de classe média-alta, muito ligado aos movimentos que fizeram nascer o partido: os “pró-vida” dos sectores mais conservadores da Igreja. O MEP, que fez uma campanha dizendo muito pouco sobre si próprio e tentando passar a ideia que seria “centrista”, é, na realidade, um partido de direita católico, muito conservador nos costumes e mais moderado em questões sociais. Teremos finalmente um partido confessional em Portugal? Não seria mau, pela clareza. O CDS pode vir a ter o que temer. Ou talvez seja apenas o fenómeno Laurinda. Veremos." (http://www.arrastao.org)
Título: Re: Europeias 2009
Enviado por: kogane em 04.jul.2009, 01:20:41
O líder  é contra o casamento gay e diz que essa é umas das últimas prioridades que será discutida pelo partido. E embora o líder diga que o MEP é do centro, eu pessoalmente acho que é de direita.


O Daniel Oliveira concorda:

"Nos pequenos partidos, a assinalar apenas o 1,5% do MEP. Mas a leitura mais fina do resultado mostra qual o eleitorado deste partido e a sua origem, coisa que a comunicação social nunca mostrou. Ultrapassa em 3 freguesias algum dos cinco maiores partidos: as duas da Foz, no Porto, e a Lapa. O resto dos resultados confirmam um voto conservador de classe média-alta, muito ligado aos movimentos que fizeram nascer o partido: os “pró-vida” dos sectores mais conservadores da Igreja. O MEP, que fez uma campanha dizendo muito pouco sobre si próprio e tentando passar a ideia que seria “centrista”, é, na realidade, um partido de direita católico, muito conservador nos costumes e mais moderado em questões sociais. Teremos finalmente um partido confessional em Portugal? Não seria mau, pela clareza. O CDS pode vir a ter o que temer. Ou talvez seja apenas o fenómeno Laurinda. Veremos." ([url]http://www.arrastao.org[/url])



Há uns anos li o livro da Laurinda Alves, o Xis Ideias Para Pensar. É verdade que era mais novo, mas na altura fiquei com a ideia da Laurinda ser uma pessoa aberta e "para a frente".
Mas agora, com curiosidade, fui rever a contra-capa. Diz o seguinte:

" 'A Laurinda é, na verdade, uma mulher com vocação para a luminária. Quero dizer: a sua escrita, solar por natureza, tem esse alegre poder de iluminar as sombras. Por isso esta recolha de textos poderia chamar-se também o Livro do Optimismo. Guarde-o para os dias cinzentos, leia-o nas fases da dúvida. Abra-o como quem descerra uma janela, e deixe o sol entrar.'

José Eduardo Agualusa"



"...vocação para a luminária", "...poder de iluminar as sombras...", "...Livro do Optimismo..." e "...leia-o nas fases da dúvida" são expressões que, agora, me soam muito similares à propaganda religiosa. Consigo ver nestas palavras todo o universo da "impotência, mas há alguém maior, é deixá-lo entrar".

Estava enganado em relação a Laurinda então.